Principal » Saúde » Qual é o tamanho normal do pênis? Descubra!

Qual é o tamanho normal do pênis? Descubra!

Existem muitas dúvidas em torno de um tamanho ideal ou normal do pênis. Pensando nisso, uma pesquisa inglesa apresentou respostas.

Tamanho do pênis: Pesquisas, dúvidas e curiosidades

É comum que os homens tenham curiosidade de saber qual é o tamanho normal do pênis. Afinal de contas, é normal querer saber se está abaixo, dentro ou acima da média.

Crescimento do pênis

Antes que eu te fale qual é o tamanho normal do pênis, você precisa saber até que idade ele cresce. Afinal de contas, dependendo da sua idade, você ainda não atingiu o tamanho máximo.

O crescimento peniano passa por várias fases ao longo da vida. No entanto, é na adolescência que ele mais cresce.

Dessa forma, por volta dos 18 aos 20 anos, o membro atinge o seu tamanho e espessura finais.

Vale destacar que, mesmo que o período de maior crescimento seja na adolescência, o desenvolvimento pode ser mais rápido ou mais lento de acordo com a pessoa.

Além disso, é comum que o membro cresça com uma inclinação para a esquerda ou direita, o que causa uma leve curvatura.

Entretanto, se essa curvatura não causar dor ou impedir a penetração, não existem motivos para ficar preocupado. Em outras palavras, ter o pênis torto é totalmente normal.

Talvez você esteja se perguntando se alguma coisa pode atrapalhar no crescimento do pênis. A resposta é sim, alguns fatores podem afetar o crescimento do membro.

Em resumo, para que o pênis possa se desenvolver de forma adequada, é preciso de uma alta produção e concentração de testosterona dentro dos testículos e no tecido peniano.

Dessa forma, um dos principais fatores que pode afetar o crescimento peniano são os hormônios, ligados a uma anormalidade cromossômica ou a uma malformação congênita ou, ainda, idiopática.

Qual o tamanho normal do pênis

O tamanho médio do pênis pode variar de acordo com o país. Sendo que a média do Brasil pode ser considerada um pouco acima da média mundial.

Isso porque os pênis dos brasileiros costumam variar entre 14,2 e 15,7 cm quando ereto.

É claro que muitos não se encaixam nessa média. No entanto, um pênis com tamanho entre 10 a 17 cm é considerado como um tamanho normal.

Como medir o pênis?

Para medir o pênis de forma correta, é preciso medir a distância entre a região supra-púbica, que é o osso logo acima da base do pênis, e a ponta do pênis.

Portanto, com o pênis ereto, meça a distância entre a base do pênis e a ponta. Lembrando que a média nacional de 14,2 e 15,7 cm considera o pênis ereto.

Quando se preocupar com o tamanho do pênis?

Se o seu pênis estiver dentro da média, você não precisa se preocupar. Contudo, se o membro tiver um tamanho bem menor do que a média, pode ser que ele seja classificado como micropênis.

Geralmente, isso ocorre quando o pênis tem menos de 7 cm ereto. Isso é um problema pois pode dificultar a penetração e o desempenho sexual.

Sendo que, além da questão física, a pessoa pode ter vários problemas de ordem emocional por não se sentir bem com o tamanho do pênis e desempenho sexual.

Pode ocorrer ainda a impressão de encurtamento do pênis causada pela perca da elasticidade como resultado do processo de envelhecimento natural.

Em resumo, o processo de envelhecimento natural, faz com que haja uma queda fisiológica nos níveis de testosterona, o que somado à falta de atividade sexual, pode fazer com que o pênis perca a elasticidade, causando a impressão de encurtamento.

Seja no caso do micropênis ou na impressão de encurtamento, o ideal é buscar a ajuda de um médico urologista para avaliar o que pode ser feito para te ajudar.

Curiosidades sobre o tamanho peniano

Algumas curiosidades que podem te interessar são:

1- Técnicas para aumentar o pênis

Existem várias técnicas que prometem aumentar o tamanho peniano. Contudo, a maior parte realiza apenas uma pequena alteração. Como resultado disso, muitos de seus adeptos não têm as expectativas alcançadas.

2- Tamanho do pênis de acordo com o país

Você já sabe que a média do pênis brasileiro é de 14,2 e 15,7 cm ereto. Mas essa média pode mudar de acordo com o país. Alguns exemplos disso são:

  • República Democrática do Congo, na África → 17,93 centímetros
  • Estados Unidos → 14,88 centímetros
  • Argentinos → 14,88 centímetros
  • Alemães → 14,46 centímetros

3- Prótese peniana

Existem alguns tipos de próteses penianas no mercado. Por exemplo, a prótese inflável consiste em uma espécie de cilindro metálico que é implantado dentro da bolsa escrotal.

Ele permite que o paciente controle sua ereção durante o tempo que desejar. Desse modo, depois da relação sexual, é possível retornar o pênis ao estado de flacidez.

Em certos casos de disfunção erétil associada a doenças que comprometem as dimensões do pênis ou que causam malformação do órgão e não permitem uma ereção satisfatória, a prótese peniana pode ser uma opção.

E então, o que achou dessa matéria? Se você gostou, aproveite para descobrir qual é o ponto G dos homens e ainda qual é o trio de ouro para o orgasmo feminino.

Fontes: Diário de Biologia, Oglobo, SciELO, BJU International, Dr. Paulo Esteves, Dr Leonardo Ortigara e Tua Saúde.

Bibliografia:

  • Romero, A., Roberto Stippi, J., Cavalieri, I., Caldeira, M., & Modenez, S. (2020). TAMANHO DE PÊNIS. INQUIETAÇÕES MASCULINAS E SOLUÇÕES. Revista Brasileira De Sexualidade Humana18(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.410
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário temático: saúde do homem [recurso eletrônico].
    Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em:
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_saude_homem.pdf
  • Schonfeld WA. Primary and secondary sexual characteristics: Study of their development in males from birth to maturity, with biometric study of penis and testes. Am J Dis Child 1943; 65: 535-49.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.