Principal » Outros assuntos » O que é a Técnica Pomodoro Timer [contador online]?

O que é a Técnica Pomodoro Timer [contador online]?

Por meio da Técnica Pomodoro é possível gerencia as suas tarefas e ter períodos de foco seguidos de pausas o que ajuda na produtividade.

O que é a Técnica Pomodoro Timer [contador online]?

Neste texto eu vou te ensinar como colocar a Técnica Pomodoro em prática para que você possa ter mais concentração e ser mais produtivo.

O que é a Técnica de Pomodoro

Em primeiro lugar, o nome Pomodoro foi escolhido pois significa tomate em italiano. Acontece que o criador desse método foi o desenvolvedor, empresário e autor italiano Francesco Cirillo.

Na época em que estava cursando a universidade, Cirillo usava um timer de cozinha em formato de tomate para aumentar a sua produtividade nos estudos.

Este timer de cozinha marcava o intervalo de 25 minutos e apitava avisando que os 25 minutos tinham chegado ao fim. Dessa forma, durante 25 minutos, Cirillo focava nos estudos e depois fazia uma pequena pausa.

Com o passar do tempo, Cirillo percebeu que fazer as tarefas com foco por 25 minutos e depois fazer uma pausa tinha bons resultados. Sendo assim, ele desenvolveu a Técnica Pomodoro, divulgada em 1992.

Portanto, o Método Pomodoro é bem simples: consiste em focar por 25 minutos e tirar pausas de cinco minutos. Além disso, a cada 25 minutos é recomendado fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos.

Simples e eficaz

Embora seja uma técnica simples de ser aplicada, ela é bem eficaz. Isso porque, durante os 25 minutos, o cérebro se concentra e a pessoa consegue ser mais produtiva.

Os intervalos de tempo durante o qual você fica focado são pomodoros. Em outras palavras, um intervalo de tempo focado é um pomodoro, que costuma durar 25 minutos.

Sendo que apesar dos pomodoros normalmente terem 25 minutos e as pausas 5 minutos, você pode sim adaptar isso de acordo com as suas necessidades.

Vale destacar que a Técnica Pomodoro é totalmente gratuita. Desse modo, para colocá-la em prática, você pode acessar o site Técnica Pomodoro e usar o cronômetro do site, que já é programado para 25 minutos.

Outra opção é usar o cronômetro do computador, celular ou relógio.

Contudo, a vantagem do site é que você não precisa programar nem ficar de olho no cronômetro. Afinal, ele já é programado e desperta quando chegar o momento das pausas. Ou seja, no site você só precisa clicar em iniciar.

A ciência e a Técnica de Pomodoro

Pesquisadores na Universidade de Illinois encabeçaram uma pesquisa que indicou que é possível melhorar bastante o foco e a concentração ao se fazer pausas regulares.

O experimento testou a capacidade de concentração de participantes que estavam realizando uma tarefa computadorizada repetitiva por uma hora em várias condições.

No total, foram 84 participantes; divididos em 4 grupos:

  1. O primeiro grupo realizou uma tarefa de 50 minutos sem pausas ou desvios.
  2. O segundo e o terceiro grupo memorizaram 4 dígitos antes de realizar a tarefa. Eles foram informados para responder e fazer uma pausa quando vissem um dos números durante a tarefa. No experimento, somente o segundo grupo fez duas pausas durante o experimento de 50 minutos.
  3. Por fim, o quarto grupo recebeu os mesmos números, mas foram instruídos a ignorar esses números.

O resultado do experimento foi que a performance das pessoas tende a diminuir ao longo da execução da tarefa. No entanto, as pessoas que fizeram pausas não tiveram essa queda no desempenho.

Dessa maneira, os pesquisadores chegaram à conclusão de que é melhor fazer pequenas pausas na execução de tarefas longas, pois isso ajuda a manter o foco e a ser mais produtivo.

Benefícios do Método de Pomodoro

O Método Pomodoro inclui 5 etapas:

  1. Planejar as tarefas do dia;
  2. Acompanhar seus esforços;
  3. Registrar suas atividades diárias;
  4. Processar o que você fez;
  5. Visualizar as áreas de melhoria.

Cada uma dessas etapas adiciona benefícios ao uso da técnica. Dessa forma, ao usá-la, você pode melhorar o seu foco, por exemplo.

Desse modo, com maior foco você pode fazer mais coisas com a mesma quantidade de tempo. Logo, você se torna uma pessoa mais produtiva no seu dia a dia. Outros benefícios de usar a Técnica Pomodoro são:

1- Chega de procrastinação

A procrastinação é um problemão para muitas pessoas. Afinal de contas, ao procrastinar, além de não fazer o que deve ser feito no momento certo, você ainda acumula trabalho!

Nesse sentido, a Técnica Pomodoro é muito vantajosa, já que ela te ajuda a evitar a procrastinação. Isso é possível pois essa técnica exige que você liste os seus afazeres e foque durante 25 minutos e descanse 5 minutos.

Dessa maneira, como você já tem pausas programadas, você não sente tanta vontade de procrastinar. Até porque, essas pausas servem justamente para você fazer outras coisas que não seja trabalho.

Além de usar a Técnica Pomodoro, outras dicas que podem te ajudar a parar de procrastinar são:

  1. Note que o acúmulo de tarefas podem atrapalhar a sua produtividade;
  2. Ajuste o diálogo interior consigo mesmo;
  3. Construa uma rotina para fazer algo que você não quer fazer;
  4. Ao longo do caminho se agrade com pequenas recompensas;
  5. Comece o dia pela tarefa mais difícil;
  6. Divida em partes as tarefas que forem muito exigentes;
  7. Mantenha o foco nos seus objetivos.

2- As pausas servem para distração

Se você tem problemas para se concentrar, sabe que no dia a dia existem inúmeras fontes de distração que atrapalham a nossa produtividade.

Contudo, ao usar o Método Pomodoro, você já se programa para se distrair nas pausas. Sendo assim, como as pausas/distrações já são programadas, você consegue focar durante os 25 minutos.

Ao usar a Técnica Pomodoro, portanto, você não fica frustrado por se distrair com facilidade, já que essas distrações são programadas e no restante do tempo você mantêm o foco.

3- A Técnica de Pomodoro pode ser vista como um jogo

Você gosta de jogar? Se a resposta for sim, saiba que você pode ver a Técnica Pomodoro como um jogo. Neste caso, o “passar de fase” depende de você se concentrar e executar suas tarefas durante os pomodoros.

Ou seja, o jogo é você contra o cronômetro, que funciona como uma contagem regressiva para que você consiga realizar as tarefas dentro do pomodoro.

Ver a Técnica como um jogo serve como um estímulo para que você consiga se manter focado nos pomodoros.

4- Conclusão de tarefas

Por fim, a Técnica Pomodoro tem ainda a vantagem de te ajudar a concluir tarefas em aberto. Isso porque, você encaixa as suas tarefas dentro de pomodoros e foca em resolver as coisas aos poucos.

Em outras palavras, você gerencia as suas tarefas e com isso, consegue resolver tudo ao invés de ficar atolado em trabalhos que não consegue focar para concluir.

O Método Pomodoro serve para você?

A Técnica Pomodoro é indicada para qualquer pessoa que queira gerenciar o seu tempo e ser mais produtivo. Sobretudo para pessoas que:

  1. Querem estabelecer metas e alcançá-las;
  2. Possuem muitas distrações que atrapalham na execução de tarefas;
  3. Pessoas que estão com muitas tarefas em aberto;
  4. Pessoas que trabalham muito mas não conseguem cumprir todas as suas tarefas.

Se você ainda não sabe se esse método é o ideal para você, pode buscar se conhecer melhor. Para isso, você pode se fazer algumas perguntas como, por exemplo:

  1. Quais são os principais motivos de interrupção no seu trabalho?
  2. Você costuma listar as tarefas que você precisa fazer ou tenta se lembrar tudo de cabeça?
  3. Você trabalha bem na corrida contra o relógio?
  4. Geralmente você faz suas tarefas até ficar cansado ou faz pausas?
  5. Você costuma fazer uma estimativa de quanto tempo irá gastar em certa atividade e depois consegue verificar se o tempo estimado foi o suficiente?

Como usar a Técnica de Pomodoro

Para colocar o Método de Pomodoro em prática, siga o passo a passo:

1- Planejamento

Primeiramente, planeje quais tarefas você precisa executar. Para isso, liste suas tarefas em uma folha. Se a tarefa for muito extensa, você deve dividi-la em vários pomodoros.

2- Timer

O segundo passo é acessar esse nosso timer aqui e clicar em iniciar para começar o seu período de concentração.

Vale destacar que o nosso timer permite que você personalize seus próprios espaços de tempo, segundo sua necessidade. O site é totalmente gratuito e é muito prático.

Afinal de contas, com ele você não precisa ficar colocando o cronômetro do celular. Até porque, ao pegar o celular, você já corre o risco de se distrair com redes sociais e aí, adeus produtividade!

Além disso, no próprio site tem também um vídeo com uma música que serve como ruído branco. Dessa forma, você pode ouvir essa música para evitar os barulhos que podem te distrair.

Se mantenha focado na tarefa até o cronômetro tocar. Quando isso acontecer, marque a tarefa que foi concluída ou coloque o estágio em que você está, por exemplo, 50%.

3- Pausas

Quando você concluir o tempo de 25 minutos, está na hora de fazer a pausa de 5 minutos. Durante esse período, é essencial que você faça coisas que não exijam muito do seu cérebro.

A ideia das pausas é que você deixe a tarefa de lado e se distraia um pouco. Dessa maneira, você pode tomar um café, ir ao banheiro ou se alongar, por exemplo.

Além das pausas a cada 25 minutos, o ideal é que você faça uma pausa de 20 a 30 minutos a cada 4 pomodoros. Assim, você tira um tempo para o seu cérebro descansar e organizar as ideias.

Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Interrupções no ciclo

A Técnica Pomodoro é um sistema cíclico. Sendo assim, para obter os resultados pretendidos com a técnica, você deve evitar interromper o ciclo.

O ciclo pode ser quebrado por interrupções internas ou externas. Em síntese, as interrupções internas são provocadas por você mesmo quando, por exemplo, você começa a pensar em outras coisas ao invés de manter o foco.

Em contrapartida, as interrupções externas são provocadas por fatores externos como, por exemplo, o toque de notificação do celular.

Se a interrupção externa for urgente, você pode encerrar a Técnica Pomodoro e ir resolver o problema. Se não for urgente, você pode, por exemplo, adiar a distração até completar o ciclo.

Outra opção é informar, negociar e ligar de volta, que é o recomendado por Cirillo. Por exemplo, se alguém te ligar durante o ciclo você deve:

  1. Informar a pessoa de que você está trabalhando em algo no momento.
  2. Negociar com a pessoa um horário em que você poderá entrar em contato com ela.
  3. Agendar o retorno imediatamente;
  4. Ligar de volta para a pessoa quando você concluir o pomodoro. 

Enfim, no texto acima você aprendeu tudo sobre o Método Pomodoro (via sites Técnica Pomodoro, Na práticaBrasil Escola).

Aproveite para descobrir o porque quem tem uma vida sexual mais ativa é mais produtivo no trabalho.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.