Biologia

Teia Alimentar – O que é, como funciona e importância do estudo

Teia alimentar são conjuntos de cadeias alimentares que representam as relações tróficas presentes entre seres de um mesmo ecossistema.

Continue lendo após a publicidade

As teias alimentares são agrupamentos de cadeias alimentares que representam o processo de alimentação e transferência energética entre os seres vivos.

Em outras palavras, as relações entre os seres vivos presentes nos ecossistemas são marcadas pelo processo de predação entre uma espécie e outra, assim como entre organismos vegetais.

Ao contrário das cadeias alimentares, que atuam de maneira linear e independente, as teias alimentares convergem entre si e dispõem os seres em diferentes níveis tróficos, a depender das relações que estão sendo estabelecidas no momento.

Conheça abaixo como funciona uma teia alimentar, como são classificados seus participantes e qual o seu papel dentro de um ecossistema.

Continue lendo após a publicidade

Como funciona a teia alimentar?

Em suma, a teia alimentar possui um nível de complexidade maior que o da cadeia alimentar, uma vez que ela melhor representa as diversas relações tróficas que existem entre os organismos que compõem um ecossistema.

Teia Alimentar: o que é, como funciona e importância do estudo
Star Wars Alvorada

Sendo assim, a presença constante de animais onívoros (que comem plantas e carne em sua dieta), carnívoros e herbívoros (que comem plantas) em uma mesma população, amplia a possibilidade de existência de diferentes níveis tróficos dentro desse conjunto de cadeias alimentares.

Isso quer dizer que um gavião, por exemplo, pode ser um consumidor primário ao se alimentar de um rato ou consumidor secundário ao ingerir o sapo, que se alimentou desse mesmo rato, que por sua vez come folhas.

Para deixar a explicação mais clara, é preciso entender como são classificados os diferentes seres presentes em cadeias e teias alimentares. São eles:

Continue lendo após a publicidade

Produtores

São denominados autotróficos, isto é, capazes de produzir seu próprio alimento. Enquadram-se nesse quesito as plantas, algas e um pequeno número de bactérias.

Esse processo de alimentação ocorre, geralmente, por meio da fotossíntese, mecanismo de conversão da energia solar em química.

Teia Alimentar: o que é, como funciona e importância do estudo
Petz

Consumidores

Certamente, essa é a base da cadeia e da teia alimentar. Isso porque existem vários níveis de consumidores, cuja principal função é absorver energia e nutrientes de outros seres, já que eles não produzem o próprio alimento. Esses são considerados heterotróficos.

Dessa forma, para ser consumidor ele precisa se alimentar de um produtor (consumidor primário), de um consumidor primário (sendo consumidor secundário) e assim por diante.

Continue lendo após a publicidade
Teia Alimentar: o que é, como funciona e importância do estudo
Trilha dos tucanos

Contudo, cabe lembrar que, quanto maior for a classificação numérica dos consumidores, menor será a energia absorvida dentro daquele esquema de teia alimentar. Portanto, consumidores terciários em diante já não obtêm a mesma vitalidade em um processo de caça.

Decompositores

Nessa definição, se encaixam os fungos e bactérias. Embora grande parte das pessoas defenda o extermínio de certas espécies, cada uma delas é essencial para a devida manutenção da biodiversidade presente no planeta, assim como para o controle dos ciclos biogeoquímicos.

Brainly

Caso não existissem os decompositores em uma teia ou cadeia alimentar, não haveria a degradação de organismos mortos, isto é, produtores e consumidores. Eles assumem um papel importantíssimo ao devolver ao ambiente nutrientes que mantém saudáveis as relações existentes na natureza.

Teia alimentar x Cadeia alimentar

Se você ainda não entendeu a diferença entre cadeia e teia alimentar, observe o esquema abaixo:

Continue lendo após a publicidade
Beduka

Você diria que esse desenho representa uma cadeia alimentar ou uma teia alimentar? Acertou quem respondeu cadeia alimentar.

Veja que as setas apontam para uma única direção, ressaltando sempre que o organismo anterior serviu como alimentação ao subsequente.

Nesse sentido, a planta (produtor) foi comida pelo gafanhoto (consumidor primário), que por sua vez foi ingerida pelo sapo (consumidor secundário), que foi comido pela cobra (consumidor terciário) e que, por último, foi alvo do gavião, que encerra a sequência, sendo o consumidor quaternário.

Esse item representou apenas uma possibilidade de relação trófica. Portanto, já que não há uma junção de outros esquemas, diz-se que é uma cadeia alimentar.

Continue lendo após a publicidade

Por outro lado, na figura abaixo vemos uma teia alimentar.

Teia Alimentar: o que é, como funciona e importância do estudo
Aprenda Bio

Na teia, os seres participantes podem assumir diferentes níveis tróficos dentro da apresentação, podendo o organismo assumir mais de uma função. Por exemplo, na relação planta – gafanhoto – pássaro – gavião, o gavião se enquadra na posição de consumidor terciário.

Contudo, se a cadeia alimentar for planta – gafanhoto – sapo – cobra – gavião, esse último deixa de ser consumidor terciário e passa a ser consumidor quaternário, a partir da entrada de mais um organismo na relação (eram quatro e virou cinco).

A importância do tema

É fundamental conhecer os processos de relação entre os seres vivos não só porque fazemos parte diretamente desse mecanismo, como também para compreender a importância da biodiversidade presente no planeta e modos de preservá-la.

Continue lendo após a publicidade

Dessa maneira, a teia alimentar constitui um processo mais complexo e uma visão mais ampla do ecossistema a partir do momento em que ela amplia a visão acerca dos processos de alimentação dos seres vivos.

Teia Alimentar: o que é, como funciona e importância do estudo
Biologia Net

Isso quer dizer que muitas espécies não possuem apenas uma única presa em sua dieta e sim uma variedade delas, que acaba por tornar equilibrado o funcionamento da biodiversidade local.

E aí, gostou de saber sobre o funcionamento das teias alimentares? Então, confira também como ocorre o processo de classificação dos seres vivos.

Fontes: Biologia Net, Brasil Escola, Toda Matéria, Brasil Escola

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Star Wars Alvorada, Beduka, Aprenda Bio, Biologia Net, Petz, Trilha dos Tucanos, Brainly. Clinica Veterinária Romareda. 

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments