Telúricos, o que são? Definição, características e planetas rochosos

Telúricos são planetas conhecidos como rochosos. Em geral são mais densos e também possuem estrutura geológica semelhante entre si.

Telúricos são planetas, também conhecidos como rochosos. O termo telúrico, entretanto, tem origem no latim tellus e significa terra. Todavia, além de designar alguns planetas, o termo também tem outros significados.

Seu uso, entretanto, pode também estar ligado aos movimentos internos da Terra, além de designar um movimento literário chamado de telurismo, com origem na primeira metade do século XX, na América Latina.

Todavia, com significado dentro da astronomia bastante conhecido, vamos nos concentrar na definição de telúricos que conhecemos a partir dos planetas do Sistema Solar. Nesse sentido, Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte são os planetas telúricos da nossa galáxia.

O que são Telúricos?

Telúricos são os planetas que possuem superfície sólida. Eles são conhecidos como terrestres, ou até mesmo internos, e são mais densos do que os planetas gasosos, por exemplo. Os telúricos são também conhecidos por terem uma estrutura geológica semelhante.

Sistema solar e todos os planetas.

Os planetas telúricos estão localizados nas regiões internas do sistema solar, e por isso possuem os menores períodos orbitais. Todavia, a estrutura geológica entre eles é semelhante, com a presença de uma atmosfera gasosa, superfície sólida e núcleo metálico, composto por ferro.

Nesse sentido, são considerados como telúricos os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e a própria Terra. Como característica, eles possuem cânions, crateras, montanhas e vulcões na sua superfície.

Quais são os planetas telúricos?

Os telúricos, também conhecidos como planetas terrestres ou rochosos, são relativamente pequenos, estão perto do Sol e têm superfície sólida. São eles: Mercúrio, Vênus, Marte e Terra.

Mercúrio

É o menor dos planetas telúricos e mais próximo do Sol. Todavia, não tem satélites naturais e sua superfície é bem parecida com a da Lua.

Não possui atmosfera, sendo incapaz de espalhar o calor do sol em toda a sua superfície. Suas temperaturas variam entre 430° C durante o dia e -180°C à noite.

Veja.

Vênus

Este planeta rotaciona em sentido retrógrado, ou seja, inverso a dos outros. Não possui luas e sua pressão atmosférica é 90 vezes maior do que a da Terra, por exemplo. Todavia, este planeta telúrico tem também um efeito estufa muito intenso e as temperaturas no planeta giram em torno dos 470°C.

"<yoastmark

Marte

A temperatura média neste planeta do grupo dos telúricos chega a -55°C, variando de acordo com a estação do ano e a localização na superfície. No verão, a temperatura sobe para os 27°C.

Revista Galileu.

Marte possui duas luas, conhecidas como Phobos e Deimos. A pressão da sua atmosfera chega a 1% da pressão na Terra e é composta em 95% por dióxido de carbono. Todavia, o ano em Marte tem 687 dias terrestres e um dia lá equivale a um dia terrestre.

Terra

Planeta que mais se destaca no sistema solar, a Terra possui 71% de sua atmosfera coberta por água. É o único planeta (até onde se sabe) com presença de vida humana e, também, lugar de moradia de vários seres vivos.

Telúricos, o que são? Definição, características e planetas rochosos
Tri Curioso.

A Lua é seu único satélite e é responsável pelas marés e pela inclinação do planeta. Todavia, em seu interior, a Terra tem núcleo líquido, que gera um campo magnético e a protege dos ventos solares.

Então, o que achou da matéria sobre telúricos? Se gostou, leia também: Planetas do Sistema Solar – Quais são, como funcionam e características.

Fontes: Escola Kids, Conceitos, Info Escola

Imagens: Grupo Meio do Céu, IKWA, Veja, Jornal da Usp, Revista Galileu, TriCurioso

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.