História

Teoria da Relatividade, o que é a teoria proposta por Einstein?

A Teoria da Relatividade de Einstein revolucionou a física ao afirmar que é relativa a existência do tempo, já que ele se altera conforme certas variantes.

Continue lendo após a publicidade

Chama-se Teoria da Relatividade aquela que explica que o tempo não é o mesmo para todos. Ele varia de acordo com a gravidade, a velocidade e o espaço.

Esse estudo foi feito por Albert Einstein, que se utilizou das anotações anteriormente feitas por Hendrik Lorentz. Ele engloba um conjunto de duas teorias científicas, que são a Relatividade Restrita ou Especial e a Relatividade Geral.

Há um exemplo famoso que explica a Teoria da Relatividade, que é o Paradoxo dos Gêmeos. Fala de viagens na velocidade da luz e a consequência no espaço-tempo.

Contexto Histórico

A noção do Princípio da Relatividade foi se desenvolvendo no correr da história da ciência. Mas foi Galileu Galilei quem o inseriu na moderna ciência, já que afirmou que o movimento só tem valor se observado de um ponto de referência.

Continue lendo após a publicidade
Entenda o que é a Teoria da Relatividade proposta por Einstein
Galileu Galilei, o pai da ciência moderna

Ele afirmava que não há sistema de referência que seja absoluto, onde os demais movimentos possam ser auferidos. Ele analisava a posição do Sol, tendo as estrelas ao fundo como parâmetro para a posição.

Já Issac Newton afirmava que tanto o espaço quanto o tempo eram independentes entre si. Essa teoria será contestada por Einstein, já que ele provará que ambos são uma entidade apenas.

A Teoria da Relatividade de Einstein

Denomina-se de Teoria da Relatividade de Einstein o conjunto de duas teorias: Relatividades Restrita e Geral.

A Teoria da Relatividade Restrita ou Especial foi publicada em 1905, por Albert Einstein. Ele se baseou nos estudos realizados tempos antes pelo físico Hendrik Lorentz.

Continue lendo após a publicidade

Entenda o que é a Teoria da Relatividade proposta por Einstein

Propôs Einstein que a velocidade da luz é invariável para o Universo como um todo. Também disse que o espaço e o tempo não são absolutos, já que se referem a conceitos abstratos.

Já para a Teoria da Relatividade Geral, a gravidade é tão só uma distorção que a massa causa no espaço. É que as ondas gravitacionais se formam no momento em que um objetivo se desloca rápido pelo espaço.

O Paradoxo dos Gêmeos

É um exemplo famoso que atravessa gerações, posto que exemplifica a Teoria da Relatividade. Imagine que há dois irmãos gêmeos, sendo que um ficará na Terra e o outro viajará pelo espaço.

Continue lendo após a publicidade

Entenda o que é a Teoria da Relatividade proposta por Einstein

A nave espacial que leva o primeiro alcançará a velocidade da luz, cerca de 1,07 bilhão de Km/h. Quando o viajante retornar ao nosso planeta, ele estará bem mais jovem que o que ficou.

Isso se explica pelo fato de o tempo correr bem mais rápido para um corpo inerte. Por outro lado, esse mesmo tempo se reduz de forma proporcional à velocidade com que dado objeto se desloca.

Conclusões sobre a Teoria da Relatividade

Após vários cálculos, Albert Einstein concluiu que nenhum objeto pode se movimentar mais rápido que a luz no vácuo.

Continue lendo após a publicidade

Também pressupõe-se que Newton estava equivocado, posto que separou os conceitos de espaço e tempo. Einstein provou que a ideia de espaço-tempo deve ser analisada como uma entidade de geometria unificada.

Entenda o que é a Teoria da Relatividade proposta por Einstein

Uma década após publicar a Teoria Especial, Einstein trouxe a público sua Teoria Geral da Relatividade. Esta abrange uma visão mais ampla da questão, uma vez que traz ao tema os efeitos da gravitação. Por incrível que possa parecer, esse detalhe fez surgir a ampla noção de espaço-tempo curvo.

Leia também sobre o buraco negro, o que é, como se forma e o que diz a teoria?

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Wikipédia, Significados, Brasil Escola, Info Escola, Revista Galileu, Hipercultura, Física, BBC, Toda Matéria, Médium, Forbes, Mundo Educação, Alunos Online.

Fonte das imagens: Fatos Curiosos, Historiazine, Notícias, Science ABC, Médium.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments