História

Teoria Neomalthusiana: origem, atualidade e reforma

A ideia, segundo a teoria neomalthusiana, era de aumentar as medidas governamentais em relação ao controle do crescimento populacional.

Continue lendo após a publicidade

A teoria Neomalthusiana foi criada pelo pensador inglês Thomas Malthus (1736-1834). A ideia era aumentar as medidas governamentais em relação ao controle do crescimento populacional.

A intensificação era maior em lugares subdesenvolvidos ou suburbanos. Portanto, Thomas acreditava que o grande número de habitantes em um país poderia gerar a fome.

O motivo seria a produtividade, menor do que a quantidade de pessoas adultas. Contudo, o pensador não apoiava o controle populacional através de métodos contraceptivos. Entretanto, era a favor da abstinência sexual.

Origem da Teoria Malthusiana

Stoodi

A teoria Neomalthusiana e Malthusiana surgiu no início da década do século XX. No entanto, tomou forças após o fim da Segunda Guerra Mundial. Havia uma grande quantidade de mortos devido aos conflitos recentes. No entanto, a taxa de natalidade estava assustadoramente alta em lugares periféricos.

Continue lendo após a publicidade

Por isso, muitos passaram a considerar a teoria de Thomas. As pessoas estavam com medo. Sendo assim, achavam que com o aumento populacional, consequentemente a economia iria diminuir. E por fim, chegar em uma pobreza avassaladora. Com isso, somente países ricos tomavam conta da maior parte do capital.

A grande quantidade de filhos por família era um dos fatores que fazia a teoria ganhar força. Portanto, muitos defendiam o uso de métodos contraceptivos.

Além disso, também apoiavam táticas de abstinência sexual. E também casamentos tardios. Ou seja, qualquer ação que evitasse o aumento da taxa de natalidade. Contudo, foram subdivididas em dois lados.

1- Malthusiana

Teoria Neomalthusiana
Aventuras na História

Com o aumento da população dobrando em 2, 4, 8, 16, 32, e assim por diante, o grupo de malthusianos crescia também. Mas o que eles defendiam? Essa era a parte moral e religiosa. Thomas Malthus também apoiava esta ideia.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, valorizavam o casamento tardio. E também na abstinência sexual dos povos com baixa renda. Sendo assim, acreditavam que eles não teriam a capacidade de sustentar uma grande quantidade de filhos. Além disso, eram contra o uso de métodos contraceptivos. E também em abortos.

2- Neomalthusiana

Estudo Kids

Os Neomalthusianos também estavam preocupados com o aumento da taxa de natalidade. Assim como os Malthusianos. No entanto, de formas diferentes. Ou seja, eram a favor de técnicas contraceptivas com influências do Estado.

Em alguns governos, foram denominadas cirurgias clínicas para evitar uma nova gravidez logo após o parto. Isso era realizado sem o consentimento da mulher. Ademais, em algumas regiões até mesmo o aborto foi considerado.

Atualidade Neomalthusiana

Portal Arauto

Você pode não ter percebido, mas os métodos Neomalthusianismo estão presentes. Por exemplo, disponibilizam camisinhas e remédios anticoncepcionais de forma gratuita nas ruas. Ou então, vendem com o valor bem pequeno.

Continue lendo após a publicidade

Uma amostra disso também é o Governo da Índia. Ele adotou ao modelo de esterilizar as pessoas. Isso aconteceu em alguns pontos do País.

Há alguns continentes com o registro grande de pessoas. Na visão dos Neomalthusianos são os lugares pobres. Por exemplo, a América Latina, a África e a Ásia.

Esses assuntos estão sendo frequentemente discutidos por geógrafos, sociólogos e políticos. Além disso, a teoria malthusiana ainda é considerada em alguns países. Portanto, o método de fazer um planejamento familiar. Campanhas sociais para diminuir a taxa ainda estão em alta.

Neomalthusiana ou Reformista

Teoria Neomalthusiana
Câmara Itatiba

Além da Neomalthusiana e Malthusiana também há os reformistas. Em contrapartida, dos dois primeiros grupos, o pensamento de que tenha uma reforma em um lugar com uma taxa alta de natalidade deve ser feito.

Continue lendo após a publicidade

Ou seja, os reformistas acreditam que a região atingida deve receber um apoio governamental. Como, por exemplo, moradia e educação. Além disso, os reformistas apontam que esse auxílio do Governo até mesmo reduziria a taxa de natalidade.

A Teoria Malthusiana estava errada?

Filósofos da EEL

A teoria Malthusiana e Neomalthusiana foram bem importantes para os estudos demográficos. Contudo, os apoiadores das teorias só consideraram o aumento da população.

Ou seja, descartaram as Revoluções Industriais. Por isso, houve o aumento de empregos gerados e de produção. Sendo assim, a economia continuou rodando.

No entanto, vale ressaltar que isso não acabou com a fome. Portanto, a ideia da teoria voltou e não saiu. E ainda com o pensamento de que o aumento da população é um problema. Com isso, a pressão sobre os recursos do planeta.

Continue lendo após a publicidade

Transição demográfica

Baby Center

Essa teoria declara que o aumento do número de pessoas é breve. Ou seja, passageiro. Provocado pelo desenvolvimento econômico.

Sendo assim, gera uma rotação. Em um período a taxa de mortalidade aumenta. E de natalidade continua. Em seguida, as duas invertem. Contudo, em velocidade baixa. Por isso, a explosão populacional sempre é substituída por uma nova.

Na Europa, por exemplo, os números são baixos. Já no Brasil o número cresceu desde o século XX. No entanto, o envelhecimento tomará conta.

Taxa de Mortalidade

Há alguns anos o Brasil foi considerado um País jovem. Hoje, está na faixa etária adulta. Em breve, será de idosos. Ou seja, grande parte morrerá. Malthus estava equivocado com a teoria Neomalthusiana? Tudo indica que sim.

Continue lendo após a publicidade

O número de pessoas crescendo não é um problema. A moderação sim. A França, Itália e Alemanha incentivam a natalidade. As famílias, por exemplo, recebem bolsas e benefícios. Além de pagamentos também. Isso para os casais que tiverem um terceiro filho.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre Teorias Demográficas

Bibliografia:

ALMEIDA, Mauricio de – Geografia Global 2 – São Paulo: Escala Educacional, 2010.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria, Estratégia Vestibulares, Info Escola, Prepara Enem, Stoodi

Imagens: Baby Center, Portal Arauto, Estudo Kids, Aventuras na História, Stoodi, Radio Gazeta Orlandia

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments