Ciências

Tipos de água – Quais são os principais, características e importância

Os tipos de água presentes em nosso cotidiano são muitos e merecem ser estudados para o devido conhecimento sobre a sua importância.

Continue lendo após a publicidade

O estudo da água e suas peculiaridades é um dos principais temas de matérias como Ciências e Geografia, pois ela é sinônimo de vida na Terra. Afinal, o planeta é composto por 70% de água, assim como o corpo humano. Contudo, pouco se é tratado sobre os diferentes tipos de água e suas utilizações, embora esse tema seja de muita importância.

Embora essa substância, de um modo geral, possua a mesma fórmula química (H2O), seus diversos tipos contam com variações em suas composições. Desse modo, podemos ter água doce, salgada, potável, mineral, entre outras.

Confira abaixo quais são as principais classificações e como elas podem ser utilizadas, para consumo ou não.

Tipos de água

Os tipos de água se classificam de acordo com o grau de salinidade e de qualidade. Sendo assim, temos:

Continue lendo após a publicidade

Segundo grau de salinidade

De acordo com a presença de sal, a água pode ser dividida em doce, salobra e salgada. A água doce, que está presente em apenas 2,5% do total presente no planeta, apresenta pouca quantidade dessa substância, também chamada de cloreto de sódio. Daí a atribuição “doce”, apesar de não conter açúcar.

Acqua Expert

Seu nível de salinidade é baixíssimo, igual ou inferior a 0,5%. Ela é encontrada principalmente em rios, lagos e reservas subterrâneas, sendo a principal utilizada para consumo humano.

O segundo tipo é a água salobra, que pode conter até 30,5% de sal, funcionando como um intermédio entre a doce e a salgada. Ela é encontrada, principalmente, em mangues, estuários e lagunas.

Por outro lado, a maior parte da água presente no planeta Terra – 97,5% – é salgada. Ela é rica em sais dissolvidos e possui salinidade superior a 30%. Está presente em mares e oceanos espalhados por todos os continentes.

Continue lendo após a publicidade

Segundo grau de qualidade

Nesse quesito, a mais comum, e a que mais utilizamos, ao menos na teoria, é a água potável. Esse último nome diz respeito ao componente em seu estado mais puro, retirada de fontes naturais.

Quais são os principais tipos de água que existem e para que estudá-los?
Viva Mais Verde

Para pertencer a esse tipo, ela não pode conter cor, odor e nem sabor, assim como bactérias e microorganismos que possam causar problemas de saúde nas pessoas. Por outro lado, ela deve ter sais minerais naturais, como sais de flúor.

Em seguida, utilizamos bastante a água mineral. Essa classificação apresenta ao menos 500 mg de minerais por litro e apresenta substâncias benéficas à saúde humana. Própria para consumo, ela é encontrada nas margens subterrâneas, portanto, livres de qualquer indício de poluição.

No Brasil, o estado de São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes na produção de água mineral devido ao Circuito das Águas, do qual faz parte a cidade de Lindóia, responsável por produzir 40% do volume total desse tipo em todo o país.

Continue lendo após a publicidade

Tipos de água produzidas em laboratório

Para a comunidade científica, existem dois tipos de água utilizadas em experimentos: a destilada e a deionizada.

Quais são os principais tipos de água que existem e para que estudá-los?
Tecnotri

A água destilada é criada em indústrias por meio do processo de destilação e é considerada pura. Sendo assim, o destilador trabalha para retirar os sais da água, deixando-a sem nenhuma substância dissolvida. Ela pode ser utilizada na fabricação de medicamentos, limpeza de equipamentos laboratoriais, como reagentes e até mesmo em baterias de carro.

Em segundo lugar, está a água deionizada. Essa é caracterizada pela composição não apenas de substâncias iônicas dissolvidas, como também de substâncias moleculares. Para produzi-la é necessário aplicar os processos de troca iônica e osmose reversa.

Ademais, ela é muito utilizada em laboratórios de pesquisa, na indústria farmacêutica, alimentícia, entre outras.

Continue lendo após a publicidade

Tipos de água segundo o local em que são encontradas

Existem outros dois tipos segundo seus locais de origem. As águas superficiais são aquelas que se acumulam na superfície, isto é, não penetram no solo e são de fácil acesso, sendo utilizadas como fonte de abastecimento. Desse modo, ela é encontrada em rios, lagos, riachos, mares e outros.

Dom Total

Por sua vez, as águas subterrâneas correm naturalmente ou artificialmente pelo subsolo, sendo fonte de uso em diversas atividades residenciais, industriais ou mesmo na agricultura.

Isso porque elas representam uma grande fatia da água doce presente no mundo e podem ser extraídas de aquíferos e por meio da introdução de poços artesianos.

Diferença entre água poluída e contaminada

Uma divisão mais recente coloca em ênfase a diferença entre dois tipos comuns de água. A água poluída é aquela que apresenta alterações em suas composições físicas e químicas, sendo imprópria para o consumo.

Continue lendo após a publicidade

Dentro dessa classificação, surge uma outra: a água contaminada, que apresenta substâncias e organismos que podem transmitir doenças.

Quais são os principais tipos de água que existem e para que estudá-los?
Hora do Povo

Cabe mencionar que nenhuma das duas deve ser consumida, pois fazem mal à saúde.

Você sabia?

Em 2020, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgou dados referentes a 2018 que traçam um panorama da qualidade da água no Brasil.

Segundo o relatório, cerca de 16% da população, que corresponde a quase 35 milhões de pessoas, não têm acesso à água tratada ou saneamento básico.

Continue lendo após a publicidade
Em Tempo

Enquanto isso, quase metade da população – 100 milhões de pessoas (47%) – não possui alternativas para lidar com dejetos, apelando para uso de fossas ou descarte em rios e lagos.

O que achou do texto sobre os tipos de água presentes no nosso dia a dia? Se gostou, confira também qual a origem da água.

Fontes: Oper San, Brasil Escola, Mundo Educação, Prepara Enem, Cetesb SP, G1 Globo

Imagens: Super Interessante, Acqua Expert, Viva Mais Verde, Tecnotri, Dom Total, Hora do Povo, Em Tempo, Viajando Expedia. 

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments