Biologia

Quais são os tipos de bactérias?

As bactérias são organismos unicelulares. Elas podem ser  de tipos diferentes de acordo com o seu formato. Sendo que as formas mais comuns são: esférica, bastão e espiralada.

Continue lendo após a publicidade

As bactérias podem ser de tipos diferentes de acordo com o seu formato. Sendo que os tipos de bactérias mais comuns são: esférica, bastão e espiralada.

No texto de hoje eu vou te contar sobre os tipos de bactérias. No entanto, aqui no site Conhecimento Científico, você pode acessar outros textos sobre bactérias como, por exemplo, os benefícios das bactérias.

Quais são os tipos de bactérias?

Existem vários tipos de classificações de bactérias. Uma delas é por meio do formato das suas células. Sendo assim, os tipos de bactérias são:

1- Cocos

As bactérias do tipo cocos têm um formato esférico ou oval. Elas podem ocorrer de forma isolada ou em agrupamentos. Sendo que se elas ocorrerem aos pares, elas são diplococos.

Continue lendo após a publicidade

Já se elas ocorrerem em cadeira, elas são os estreptococos. Quatro cocos agrupados formam os tétrades. Oito cocos unidos formando uma estrutura parecida com um cubo, são sarcina.

Por fim, se elas se agruparem como um cacho de uva, elas são chamadas de estafilococos. Enfim, para ficar mais fácil de lembrar:

  1. Diplococos. São as bactérias cocos que aparecem em pares.
  2. Tétrades. São quatro cocos agrupados.
  3. Sarcina. São oito cocos juntos formando uma estrutura semelhante a um cubo.
  4. Estreptococos. São as bactérias cocos que formam uma cadeia.
  5. Estafilococos. Por fim, são os cocos que se agrupam como um cacho de uva.

2- Bacilos

Esse tipo de bactéria tem um formato cilíndrico ou de bastão. Sendo que elas podem ter um formato curto ou longo. Além disso, elas podem ocorrer de forma isolada, aos pares ou em cadeias.

Se elas ocorrem aos pares, elas são diplobacilos. Por outro lado, elas são denominadas de estreptobacilos se estiverem em cadeias. Portanto, temos que:

Continue lendo após a publicidade
  1. Diplobacilos. São os bacilos em pares.
  2. Estreptobacilos. São os bacilos unidos formando uma cadeia.

Por fim, existem ainda bactérias que são tidas como uma forma de transição entre cocos e bacilos. Elas têm um formato de bacilo extremamente pequeno. Elas são chamadas de cocobacilo.

3- Tipos de bactérias: espiraladas

Em resumo, as bactérias espiraladas têm um formato espiral. Se as bactérias em forma de espiral tiverem um corpo rígido e se locomoverem com a ajuda de flagelos, elas são chamadas de espirilos.

Por outro lado, se a bactéria espiral for mais flexível e se locomover por meio de contrações citoplasmáticas, ela é uma espiroqueta.

Por fim, se o seu corpo for parecido com uma vírgula, elas são chamadas de vibriões. Portanto, temos:

Continue lendo após a publicidade
  1. Espirilos. Bactérias com formato de espiral, rígidas e que se movem com a ajuda de flagelos.
  2. Espiroquetas. Bactérias em formato espiral, são mais flexíveis e se movem por meio de contrações citoplasmáticas.
  3. Vibriões. Bactérias cujo corpo tem um formato parecido com uma vírgula.

Classificação das bactérias de acordo com a estrutura da parede celular

Além da classificação de acordo com a morfologia das bactérias, existe ainda a classificação de acordo com a análise da estrutura da parede celular das bactérias. Desse modo, elas podem ser de 3 tipos:

  1. Microplasmas. São as bactérias que não têm parede celular. 
  2. Gram-positivas. Essas bactérias têm várias camadas de peptidoglicano em sua parede.
  3. Gram-negativas. Essas bactérias têm uma camada mais estreita de peptidoglicano, mas com uma membrana externa de lipopolissacarídeo e outras macromoléculas complexas.

Em síntese, Gram é uma técnica que permite que as bactérias se encaixem em dois grupos. Isso por meio da análise das diferenças presentes na composição da parede celular.

Quando são submetidas à coloração Gram, a parede celular das bactérias pode ficar com a cor violeta ou vermelha. Sendo que as gram-positivas são as bactérias com a cor violeta.

Elas têm uma parede celular mais simples e rica em peptideoglicano. Já as bactérias vermelhas são as gram-negativas. Elas têm uma estrutura mais complexa, com menos peptidoglicano.

Continue lendo após a publicidade

Talvez você esteja se perguntando para que serve saber se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa. Essa análise é importante pois ela indica qual tratamento deve ser feito em caso de infecções.

Por exemplo, as gram-negativas são, de forma geral, mais resistentes aos antibióticos do que as gram-positivas.

Enfim, gostou de aprender quais são os tipos de bactérias? Então, não deixe de conferir outros textos que podem te interessar. Por exemplo, o que é plasma; o que são anuros; DNA e RNA; e o que é sinapse.

Além disso, você pode gostar de aprender: o que é Rh nulo; o que é recombinação gênica; Fator Rh; o que é genoma; e, por fim, O que é serotonina? Definição, para que serve e características

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments