Física & Química

Tipos de energia – Quais são, importância e fontes de energia

A energia se refere à ação ou trabalho de um corpo, e os tipos de energia se dividem em mecânica, elétrica, térmica, radiante e química.

Continue lendo após a publicidade

Você já pensou como seria a vida moderna sem o uso da energia elétrica? Certamente, a utilização de computadores, ventiladores, ar-condicionado seria impossível. Isso porque a energia é parte essencial da vida humana, já que a utilizamos para vários fins. Mas afinal, você sabe quais são os tipos de energia? 

Basicamente, existem cinco tipos de energia diferentes: a mecânica, elétrica, térmica, radiante e química. Porém, antes de se aprofundar nos tipos de energia, é importante compreender o que significa energia. 

A energia representa qualquer corpo que produz uma ação ou movimento, ou seja, que esteja trabalhando na produção de calor, por exemplo. Apesar de ser utilizada de diversas formas, e em diversas áreas, o uso e acesso à energia foram se aprimorando com o passar dos anos. 

Isso porque os seres humanos criaram teorias e metodologias que foram capazes de levar a qualquer lugar do mundo a energia, seja ela eólica, térmica, nuclear ou elétrica. Além disso, a produção de energia é capaz devido à utilização de recursos renováveis e não renováveis. 

Continue lendo após a publicidade

Tipos de energia

A energia se refere ao potencial que um corpo possui de realizar uma ação ou trabalho. Para isso, existem cinco principais tipos de energia: mecânica, elétrica, térmica, radiante e química. Por conta disso, a energia é estudada tanto na mecânica, quanto na termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc. 

Tipos de energia - Quais são, importância e fontes de energia
Pinterest

A energia mecânica pode ser subdivida em duas partes: energia cinética e energia potencial. A energia cinética se refere ao movimento necessário para que a produção de trabalho seja feita. Já a potencial, é a energia armazenada em um corpo. Neste caso, quando o corpo se move, ocorre então uma ação ou movimento. 

Por outro lado, a energia térmica se refere à mudança de calor e temperatura. Nesse sentido, quanto maior a temperatura de um determinado corpo, maior será a energia térmica. Um exemplo é o ferro de passar roupa que, ao ser ligado, transforma energia elétrica em térmica. 

A energia elétrica é gerada, principalmente, em termelétricas e hidrelétricas, sendo um dos tipos de energia mais utilizados no mundo atualmente. Isso porque a energia elétrica é a que possui capacidade de abastecer casas, comércios e ruas, por exemplo. 

Continue lendo após a publicidade

Já a energia química é aquela formada quando os átomos de uma matéria realizam ligações químicas, ou seja, reações entre os átomos. Para isso, é necessário que a matéria passe por um processo de transformação energética, como a que ocorre com pilhas, automóveis e lâmpadas. 

Tipos de energia - Quais são, importância e fontes de energia
Stoodi

Por fim, mas não menos importante, temos também a energia radiante. Apesar de não ser tão conhecida, este tipo de energia é parte do dia a dia, sendo classificada como a energia que se propaga em todas direções, por conta de radiação eletromagnética. Alguns exemplos são os raios, calor e luz

Fontes de energia

A energia pode ser adquirida de diversas formas, tanto por meio de fontes renováveis quanto não renováveis. As fontes renováveis de energia, também chamadas de fontes limpas, são aquelas que, apesar do uso constante, não chegam ao fim. Um exemplo é a energia solar e a eólica, que usam a luz solar e a força do vento, respectivamente, para produzir ação ou movimento. 

Já as fontes não renováveis, também conhecidas como fontes sujas, são aquelas que possuem como finito os recursos necessários para produção de ação ou movimento. Como exemplo temos os combustíveis fósseis, utilizados, principalmente, em carros e indústrias. 

Continue lendo após a publicidade
Tipos de energia - Quais são, importância e fontes de energia
Portal Energias Renováveis

Além de ser fontes finitas, a utilização deste tipo de energia causa sérios danos ao meio ambiente. Isso porque, ao queimar combustíveis fósseis, a quantidade de gases do efeito estufa se acumulam na atmosfera terrestre, agravando o aquecimento global

Atualmente, como o uso das fontes não renováveis ainda é maior, os problemas ambientais já podem ser percebidos. Um exemplo são a perda de habitat, espécies em extinção, devastação dos ecossistemas e degradação do meio ambiente. 

Por conta dos danos causados pelo uso das fontes não renováveis de energia, vários países têm buscado diversificar a produção de energia utilizando fontes renováveis.

Vale lembrar que o sol, a água, o vento, o carvão e o petróleo são fontes primárias de energias, que são convertidas em fontes de energia secundárias por meio de refinarias, hidrelétricas e termelétricas, por exemplo. 

Continue lendo após a publicidade

Tipos de energia renováveis

Dentre os tipos de energia, existem aqueles que são oriundos de fontes renováveis, ou seja, que possuem a capacidade de se regenerar na natureza. Estes tipos de energia não causam danos ao meio ambiente e o seu uso é mais aconselhável, já que não produzem gases poluentes. 

Acieg

Sendo assim, as principais formas de energia renovável são:

  • Energia Hidráulica: energia gerada pela força da água dos rios.
  • Solar: energia oriunda da luz do sol, ou seja, energia proveniente dos raios solares .
  • Eólica: é a energia gerada por meio da força dos ventos.
  • Geotérmica: aquela gerada pelo calor localizado no interior da terra.
  • Biomassa: é a energia formada pela ação de matérias orgânicas.
  • Gravitacional: energia advinda da força das ondas oceânicas.
  • Energia do Hidrogênio: aquela formada pelo hidrogênio.

Fontes não renováveis

Diferente das fontes renováveis, a energia obtida por meio das fontes não renováveis causa sérios danos ambientais. Além disso, são o tipo de energia finita, ou seja, que após a utilização constante não conseguem se regenerar na natureza. 

Nesse sentido, existem dois tipos de energias não renováveis:

Continue lendo após a publicidade
  • Combustíveis fósseis: gás natural, carvão mineral, petróleo e xisto; 
  • Energia Nuclear: oriunda de elementos químicos como o tório e o urânio.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Compostos Inorgânicos e qual a definição de Antimatéria.

Fontes: Educa mais Brasil, Toda Matéria e Portal Solar

Imagens: A voz da indústria, Pinterest, Portal Energias Renováveis e

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments