Língua Portuguesa

Tipos de Predicados: quais são, características e exemplos

Tudo aquilo em uma frase que não é o sujeito é considerado como um dos tipos de predicados. Contudo, há três tipos para cada elemento.

Continue lendo após a publicidade

Tudo aquilo em uma frase que não é o sujeito é considerado como um dos tipos de predicados. Contudo, há três tipos para cada elemento das sentenças.

Sendo assim: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. Cada um deles é classificado para um determinado tipo de frase.

Portanto, não é apenas a nomenclatura. O predicador é responsável por organizar a sentença. Por isso, será possível capturar os elementos das orações através da diferença de cada tipo de predicado.

Predicado Verbal

Tipos de Predicados
52112

Quando o verbo é significativo ele passa a ser um predicado verbal. Ou seja, demonstra uma ação. Sendo assim, um verbo que elege até quatro lugares sintáticos em uma frase para que haja total sentido.

Continue lendo após a publicidade

Na oração “Felipe come salada para emagrecer”, por exemplo, a palavra “come” é o verbo significativo. Portanto, indica uma ação. O ato de comer. Além disso, aponta o sujeito como “Felipe“. Dessa maneira, se completa com o restante do predicado “salada para emagrecer”. Contudo, o núcleo ainda é o verbo “come”. Por isso, se torna um predicado verbal.

Já na frase “O Felipe comeu” o verbo “comer” traz apenas um lugar sintático. Ou seja, a de sujeito. No entanto, não fica claro o que Felipe comeu.

Predicado Nominal

Shutterstock

Como o nome já sugere, o predicado nominal tem como núcleo o nome. Sendo assim, para dar sentido à oração deve haver lugares sintáticos. Geralmente há verbos de ligação para fazer a conexão entre o predicado e o referente. Portanto, não existem verbos significativos.

Por exemplo, na frase “Isabela estava dormindo” o sujeito “Isabela” está conectado ao verbo de ligação “estava”. Em seguida, a palavra “cansada” vem para dar sentido a oração. Esta última palavra é o predicado nominal. Nesse caso, o verbo sempre liga o sujeito ao predicado.

Continue lendo após a publicidade

Verbo-nominal

Tipos de Predicados
Wallpaper cave

Esse tipo de predicado é a junção dos dois últimos elementos. Sendo assim, quando possui um verbo significativo. E também quando há nome. Como, por exemplo, na frase “O tigre ruge ferozmente”. “Tigre” é o sujeito do predicado verbal “ruge”. Que por sua vez tem a característica do verbo nominal “ferozmente”.

Outro exemplo seria na oração “O samurai luta bravamente”. O padrão é o mesmo. “Samurai” é o sujeito do predicado verbal “luta”. Que por sua vez tem a característica do verbo nominal “bravamente”.

Predicativo

Tipos de Predicados
Screen Rant

O predicativo acontece quando o sujeito recebe um adjetivo. Sendo assim, existem dois tipos. O predicativo do sujeito e o predicativo do objeto. O primeiro possui verbos de ligação. Portanto, se assemelha com o predicado nominal.

Como, por exemplo, na frase “Rachel está sorrindo”. Já o predicativo do objeto aponta o estado por meio de um verbo transitivo. Por exemplo, “Todos acham que ele rouba”.

Continue lendo após a publicidade

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são os Tipos de Prosa

Fontes: Info Escola, Brasil Escola, Mundo Educação, Português

Imagens: Screen Rant, Wallpaper Cave, Shutterstock, WM Blogs, 52112

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments