Principal » Língua Portuguesa » Tipos de Predicados: quais são, características e exemplos

Tipos de Predicados: quais são, características e exemplos

Tudo aquilo em uma frase que não é o sujeito é considerado como um dos tipos de predicados. Contudo, há três tipos para cada elemento.

Tipos de Predicados

Tudo aquilo em uma frase que não é o sujeito é considerado como um dos tipos de predicados. Contudo, há três tipos para cada elemento das sentenças.

Sendo assim: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. Cada um deles é classificado para um determinado tipo de frase.

Portanto, não é apenas a nomenclatura. O predicador é responsável por organizar a sentença. Por isso, será possível capturar os elementos das orações através da diferença de cada tipo de predicado.

Predicado Verbal

Tipos de Predicados
52112

Quando o verbo é significativo ele passa a ser um predicado verbal. Ou seja, demonstra uma ação. Sendo assim, um verbo que elege até quatro lugares sintáticos em uma frase para que haja total sentido.

Na oração “Felipe come salada para emagrecer”, por exemplo, a palavra “come” é o verbo significativo. Portanto, indica uma ação. O ato de comer. Além disso, aponta o sujeito como “Felipe“. Dessa maneira, se completa com o restante do predicado “salada para emagrecer”. Contudo, o núcleo ainda é o verbo “come”. Por isso, se torna um predicado verbal.

Já na frase “O Felipe comeu” o verbo “comer” traz apenas um lugar sintático. Ou seja, a de sujeito. No entanto, não fica claro o que Felipe comeu.

Predicado Nominal

Shutterstock

Como o nome já sugere, o predicado nominal tem como núcleo o nome. Sendo assim, para dar sentido à oração deve haver lugares sintáticos. Geralmente há verbos de ligação para fazer a conexão entre o predicado e o referente. Portanto, não existem verbos significativos.

Por exemplo, na frase “Isabela estava dormindo” o sujeito “Isabela” está conectado ao verbo de ligação “estava”. Em seguida, a palavra “cansada” vem para dar sentido a oração. Esta última palavra é o predicado nominal. Nesse caso, o verbo sempre liga o sujeito ao predicado.

Verbo-nominal

Tipos de Predicados
Wallpaper cave

Esse tipo de predicado é a junção dos dois últimos elementos. Sendo assim, quando possui um verbo significativo. E também quando há nome. Como, por exemplo, na frase “O tigre ruge ferozmente”. “Tigre” é o sujeito do predicado verbal “ruge”. Que por sua vez tem a característica do verbo nominal “ferozmente”.

Outro exemplo seria na oração “O samurai luta bravamente”. O padrão é o mesmo. “Samurai” é o sujeito do predicado verbal “luta”. Que por sua vez tem a característica do verbo nominal “bravamente”.

Predicativo

Tipos de Predicados
Screen Rant

O predicativo acontece quando o sujeito recebe um adjetivo. Sendo assim, existem dois tipos. O predicativo do sujeito e o predicativo do objeto. O primeiro possui verbos de ligação. Portanto, se assemelha com o predicado nominal.

Como, por exemplo, na frase “Rachel está sorrindo”. Já o predicativo do objeto aponta o estado por meio de um verbo transitivo. Por exemplo, “Todos acham que ele rouba”.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são os Tipos de Prosa

Fontes: Info Escola, Brasil Escola, Mundo Educação, Português

Imagens: Screen Rant, Wallpaper Cave, Shutterstock, WM Blogs, 52112

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.