Principal » Língua Portuguesa » Tipos de prosa: definição, classificação e exemplos

Tipos de prosa: definição, classificação e exemplos

Tipos de prosa são formas diferentes de escrever um texto no estilo natural, sem se prender a elementos que garantem a musicalidade do texto.

Tipos de prosa: definição, classificação e exemplos

Tipos de prosa são formas diferentes de como o texto se apresenta. Por prosa entendemos ser aquele texto natural, em que não há a preocupação em preservar alguns elementos, como as rimas, o ritmo, a métrica e o número de sílabas.

Os textos em prosa geralmente se apresentam de forma corrida e são organizados em parágrafos. Assim, sua intenção é a de expor uma ideia, fatos e desenvolver uma história, do mesmo modo que os contos, os jornais e as cartas.

Todavia, os textos em prosa se importam com a coesão e a coerência textual, ao contrário de outros, como a poesia, que preza pelo ritmo e pela musicalidade do texto. Nesse sentido, os tipos de prosa dividem-na em prosa poética e narrativa.

O que é prosa?

Prosa são os textos escritos de forma corrida, geralmente organizados em parágrafos e que prezam pela coerência e coesão textual. Nesse sentido, o objetivo deste tipo de texto é expor uma ideia, contar uma história e mostrar os fatos que desencadearam o enredo.

Tipos de prosa: definição, classificação e exemplos
Oficina de Escrita.

Todavia, é considerada um texto natural, em que não se dá a ocorrência de rimas, da estrutura métrica e outros pontos abordados na poesia, por exemplo. É considerado o estilo mais usado, em que as ideias são expostas de forma racional.

A prosa está presente em textos como contos, jornais, cartas, artigos, crônicas, ensaios e também em e-mails. Nestes textos, pode-se perceber que o importante é a clareza das ideias, deixando de lado alguns elementos como o ritmo ou a sonoridade das palavras.

Tipos de prosa: classificação

São dois os tipos de prosa: a prosa narrativa ou prosa literária e a prosa demonstrativa. Acompanhe a seguir as duas classificações.

Prosa narrativa ou literária

Este tipo de prosa apresenta a narração de acontecimentos fictícios ou não-fictícios. Estes textos possuem elementos característicos, que compõem a sua estrutura, como a existência de personagens, por exemplo.

Dos livros que eu coleciono.

Todavia, a prosa narrativa ou literária é um tipo de prosa que pode ter elementos historiográficos ou possuir seu próprio mundo, com significados próprios e ambientados em um lugar específico. São os textos dos romances, novelas, contos, crônicas e fábulas.

Prosa demonstrativa ou não-literária

Este tipo de prosa apresenta textos que buscam explicar alguma coisa, a partir da narração de acontecimentos históricos e de acontecimentos pontuais. Todavia, é o caso dos textos didáticos, jornalísticos, científicos, técnicos e de ensaios.

Cidadania.

Diferença entre prosa e poesia

O termo poesia tem origem na palavra grega poíesis e é geralmente organizada em versos. Na poesia observamos o cuidado com a sonoridade e o trabalho em criar novos significados e modificar o uso das palavras, escolhendo-as de acordo com o ritmo e a melodia.

Por outro lado, a prosa funciona como um discurso em linha reta, com predominância do uso denotativo da linguagem, aquela que segue as definições do dicionário. Nesse sentido, vale dizer que a diferença entre as duas modalidades vai muito além da simples estrutura dos dois textos.

Tipos de prosa: prosa poética

Este tipo de prosa se caracteriza por recorrer a mecanismos e figuras próprias da poesia, como a metáfora, a aliteração, além de se preocupar com a sonoridade das frases. O texto em prosa poética geralmente cria uma imagem, e segue processo semelhante ao romance ou conto.

Jussiup.

Nesse sentido, a prosa poética é considerada um exemplo de texto com uma narrativa extensa que, entretanto, se assemelha à poesia e exprime sentimentos e emoções. Na literatura brasileira, um grande exemplo deste tipo está na obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é foco narrativo? Tipos de narrador e estrutura da narrativa.

Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria, Norma Culta, Figura de Linguagem

Imagens: Folha, Oficina de Escrita, Dos livros que eu coleciono, Cidadania,

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.