História

Torre de Babel: História, construção e civilização da Babilônia

Torre de Babel foi uma construção antiga feita por descendentes de Noé, após o dilúvio. É uma das construções mais famosas da história.

Continue lendo após a publicidade

A história da humanidade é repleta de mitos e crenças que tentam explicar, por exemplo, a origem de grandes construções ou de acontecimentos marcantes. Uma das construções que mais intrigam os historiadores é a Torre de Babel e a história que envolve a construção em si.

A história da torre começa com a vontade dos homens de alcançarem os céus. Na Antiguidade, a maioria dos povos eram politeístas, então, existiam vários deuses. Para atingir as divindades, os homens decidiram construir uma enorme torre e, assim, alcançar os céus.

Toda a história da construção está relatada no Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Assim, de acordo com o livro bíblico, a construção da torre teria começado com os povos que saíram da arca de Noé, após o grande dilúvio. Aliás, os mitos relatam que a quantidade de línguas faladas no mundo tem muita relação com este período.

Mas afinal, como a torre foi construída? Vamos te contar!

Continue lendo após a publicidade

História da Torre de Babel

Após o dilúvio que destruiu o mundo, cerca de 7500 anos atrás, os descentes de Noé decidiram construir uma torre para alcançar os deuses no céu. Isso porque, os homens queriam, de alguma forma, que seus nomes fossem eternizados depois da destruição de tudo. Naquele tempo, os povos falavam a mesma língua.

Pois bem, para construírem uma torre que chegasse até o céu, o monumento deveria ser muito grande. De acordo com registros históricos, Nabucodonosor mandou construir uma torre que atingiria os 2089 metros de altura, além de 100 metros de largura (existem divergências entre estudiosos quanto ao tamanho real da Torre). Ou seja, a construção era tão alta que superava as maiores construções que existem atualmente.

Torre de Babel, o que é? História, construção e explicações míticas
Construção da Torre de Babel

Apesar da animação dos descendentes de Noé em construir a torre, a ideia não deu muito certo. Isso porque, a presunção dos homens em querer chegar aos céus, desagradou os deuses. Assim, a atitude teria enfurecido os deuses e, como punição, causaram uma enorme ventania que destruiu completamente a construção da torre.

Além da destruição do projeto, Deus teria espalhado por todo o mundo os homens presunçosos. Antes de espalha-los, Deus teria misturado a língua dos homens para que os mesmos ficassem perdidos em diferentes partes do mundo. Dessa forma, essa separação dos homens seria a explicação para existirem tantos idiomas falados atualmente.

Continue lendo após a publicidade

Explicando a construção

Apesar da história da Torre de Babel ser relatada no livro de Gênesis, ainda não se sabe se a construção realmente ocorreu ou se foi apenas um mito. Entretanto, estudos tentam explicar que a torre existiu e que, provavelmente, o mito seja inspirado no templo de Marduk.

Ou seja, Marduk, em hebraico, é Babel e simboliza “porta de Deus”. Inclusive, existem achados arqueológicos que evidenciam a construção da torre no sul da Mesopotâmia. A torre teria sido construída, então, na cidade de Babel que, na época, era capital do Império Babilônico.

Torre de Babel, o que é? História, construção e explicações míticas
A Torre de Babel foi construída para chegar aos céus

Em síntese, Babel era uma cidade bastante prospera. Isso porque, representava o poder central da política, das forças militares, da economia e da cultura na Antiguidade. Por conta disso, a cidade era visitada constantemente por imigrantes vindos de outras regiões.

Os achados arqueológicos explicam que a Torre de Babel tenha relação com a queda do tempo de Etemananki, localizado na Babilônia. O tempo, na realidade, foi uma construção comandada por Nabopolossar e Nabucodonosor II, e explicaria a enorme construção. Na época, as torres e templos construídos eram chamados de zigurates, principalmente na região da Suméria.

Continue lendo após a publicidade

As construções gigantes eram muito comuns na Antiguidade. Isso porque, representavam  local onde os deuses podiam descer e contemplar os povos com suas divindades. Por muito tempo, essa crença permaneceu viva no imaginário dos povos antigos e foi motivo para que mais e mais construções religiosas surgissem.

O vento da destruição

De acordo com relatos, a Torre de Babel teria sido destruída depois da fúria dos deuses. Os deuses acharam muita audácia da parte dos homens a construção de uma torre que os levassem até os céus. Porém, no livro de Gênesis, não há relatos que evidenciem que Deus teria realmente destruído a torre com o vento.

Torre de Babel, o que é? História, construção e explicações míticas
Ventania que teria destruído a Torre de Babel

Ou seja, a teoria é relatada no livro dos Jubileus, na parte de Cornelius Alezandre, Abydenus, Flávio Josefo e Oráculos Silibinos. Outro fato importante que não consta na Bíblia é em relação à altura real da torre. Sabe-se que o monumento possui dimensões gigantescas, mas não se fala o valor real.

Gigante até o céu

Dessa forma, os relatos sobre a altura e largura da torre também são relatados nos livros extra canônicos. Assim, de acordo as fontes além da Bíblia, quem mandou construir a torre foi Nabucodonosor. A construção religiosa teria, então, cerca de 2089 metros de altura e 100 de largura.

Continue lendo após a publicidade

Além do Livro dos Jubileus, outra fonte que relata as medidas da torre é o Terceiro Apocalipse de Baruch. De acordo com o livro, a torre teria 212 metros de altura, cerca de 463 cúbitos naquela época. Apesar de ser mais realista que o Livro dos Jubileus, a altura ainda é algo que chamou atenção.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também o que foi a Guerra de Troia e quais as características da Fenícia.

Fontes: Info Escola, História do Mundo e Aventuras na História 

Imagens: Medium, Ciência confirma a igreja e Patto Poeta

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments