Transformações Químicas – o que são, como acontecem, tipos, exemplos

Nas transformações químicas as propriedades dos reagentes são alteradas, processo que, ao final, formará substâncias novas.

As transformações químicas são alterações onde se formam novas substâncias, posto que as substâncias iniciais são alteradas em suas propriedades.

São também chamadas de reações químicas, e as substâncias que se alteram denominam-se reagentes. As substâncias iniciais se rompem, instante em que os átomos se rearranjam e formam algo novo.

Essas reações podem se dar uma explosão, assim como a liberação de gases etc. E tais transformações podem se dar por alteração de estado, cor, cheiro, temperatura e densidade. As transformações químicas não são iguais às físicas, posto que estas mudam só o estado, mas as substâncias são as mesmas.

Considerações sobre as Transformações Químicas

Transformações Químicas – ocorrência, formas, resultado

Na reação química, os reagentes têm suas propriedades modificadas, sendo que isso gera a formação de substâncias novas. Essas transformações químicas podem se dar por termólises (ação do calor), fotólises (ação da luz) e por eletrólises (corrente elétrica). Mas podem se dar também por junção de substâncias e por ação mecânica.

Podemos notar diversas transformações químicas, posto que facilmente se observam alguns efeitos, a exemplo da mudança de cor. Mas podem ocorrer também a soltura de um gás, a solidificação, o acender de uma chama, assim como a carbonização de algo.

E tudo isso se dá, por exemplo, pela combustão de uma substância ou o leite que azeda. Porém pode se dar, igualmente, pela respiração, pelo prego que enferruja etc.

Mas nas transformações químicas não se dá apenas a mudança de estado, uma vez que pode ocorrer também variação de cheiro. E as cores podem se contrastar, a temperatura oscilar e a densidade mudar.

Mas como saber se novas substâncias se formaram? É simples. Basta fazer uma comparação entre o que se tem no momento e as características do reagente original. Dessa forma, a nova substância se chama produto, que por sua vez provem da substância inicial.

As Diversas Transformações

Na transformação por junção de substâncias ocorre a mistura dessas substâncias. Exemplo: a mistura de iodeto de potássio e nitrato de chumbo, onde o resultado será iodeto de chumbo. Há também a transformação por ação da luz, por muitos denominada de fotólise. O exemplo clássico é a fotossíntese.

Transformações Químicas – ocorrência, formas, resultado

A transformação por ação do calor é igualmente nomeada de termólise, por exemplo: o cozimento de alimentos. A transformação por ação mecânica ocorre quando substâncias se atritam, como o fósforo que se acende.

Na transformação por ação da corrente elétrica, o grande exemplo é a eletrólise, onde o resultado final é a reação de oxirredução.

Leia também sobre as Reações Inorgânicas – o que são, como se classificam e exemplos.

Fonte: Escola Kids, Estudo Prático, Infopédia, Toda Matéria, Educação, Blog do Enem, Estudo Kids, Alunos Online e Nova Escola.

Fonte das imagens: ISSUU, Youtube, Slide ServeSlide Player.

Escolhidas para você

Um comentário em “Transformações Químicas – o que são, como acontecem, tipos, exemplos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.