História

Tratado de Versalhes: tentativa de paz que deu início à 2ª Guerra Mundial

O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz que os vencedores da Primeira Guerra Mundial impuseram à Alemanha derrotada e que deflagrou a Segunda Guerra.

Continue lendo após a publicidade

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz que as potências europeias assinaram e que pôs fim oficialmente à Primeira Guerra Mundial.

Só que os termos do Tratado de Versalhes foram tão duros com a Alemanha derrotada, que acabaram dando origem à Segunda Grande Guerra ou 2ª Guerra mundial, um conflito ainda maior e mais sangrento.

Depois de negociações em Paris que duraram seis meses, o tratado foi assinado dando continuidade ao armistício de novembro de 1918, em Compiègne, que havia posto fim aos confrontos.

Continue lendo após a publicidade

A cláusula principal determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por ter causado a guerra e que fizesse reparações às nações da Tríplice Entente, que foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo.

O que dizia o Tratado de Versalhes?

Entre os termos do tratado impostos à Alemanha, estavam a perda de parte de seu território e de todas as colônias nos oceanos e no continente africano.

Ficaria também a Alemanha com restrição quanto ao tamanho do seu exército e teria que pagar uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Também foi imposta a aceitação da independência da Áustria.

Continue lendo após a publicidade

Consequências do Tratado de Versalhes

O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919, e ele foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de janeiro de 1920.

Mas, na Alemanha, o tratado provocou choque e humilhação na população, fato que contribuiu para a queda da República de Weimar (1919-1933) e a ascensão do Nazismo.

Manifestação na Alemanha contra o Tratado de Versalhes

No Tratado de Versalhes foi apurada a quantia da reparação que a Alemanha teria que pagar, chegando-se ao valor de 33 milhões de dólares.

Os encargos suportados para pagar essa quantia é a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler. Apenas 20 anos após a assinatura do Tratado de Versalhes, começou a Segunda Guerra Mundial.

Continue lendo após a publicidade

Tenso, não? E, se você gostou do assunto, deveria conferir também: O que é fascismo? Tudo que você precisa saber para entender o termo.

Fontes: Só História, Info Escola, Toda Matéria

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Tratado de Versalhes fez algumas imposições, mas não foi tão duro como é dito. O documento foi menos severo do que […]

[…] mutilados, a guerra trouxe diversas outras consequências. Após um ano do fim da guerra, o Tratado de Versalhes foi assinado em 1919, colocando termos à Alemanha […]

[…] alemães, já derrotados, não aceitaram a humilhação e, por consequência, tiveram que assinar o Tratado de Versalhes, os ânimos não foram dos […]

[…] um acordo dando fim à Guerra Franco-Prussiana. No Palácio de Versalhes também foi assinado o Tratado de Versalhes de 1919, ao fim da Primeira Guerra […]

[…] das consequências adquiridas com o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma delas foi a assinatura do Tratado de Versalhes que obrigava a Alemanha a abdicar de diversos benefícios e terras […]