De onde vem o nome das estrelas Três Marias?

As Três Marias fazem parte da Constelação de Órion, que são estrelas visíveis a olho nu durante o verão no Hemisfério Norte e Sul.

Três Marias é o nome dado a três estrelas alinhadas que podem ser vistas juntinhas no céu. Sendo que elas podem ser vistas a olho nu no hemisfério norte e sul.

As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam respectivamente: o cinto, a pérola e a corda.

Trata-se de uma referência ao cinturão do caçador Órion, já que o trio faz parte da Constelação de Órion e compõem o Cinturão de Órion.

Sendo que a lenda das Três Marias conta que Órion era um gigante caçador, filho de Poseidon. Vamos nos aprofundar mais nessa lenda no decorrer na matéria!

Vale destacar que as Três Marias estão localizadas, aproximadamente, a 1500 anos-luz da Terra.

É difícil não notar o trio de estrelas estrelas no céu, já que elas são estrelas de um azul bem brilhantes. Inclusive, elas podem ser facilmente vistas pois são muito maiores que o Sol.

Trio de Órion

Estranhas em conjunto formando um desenho são chamadas de asterismos, pelos cientistas. Sendo que as Três Marias são um trio que fazem parte da Constelação de Órion, compondo chamado de Cinturão de Órion.

Um detalhes importante é que o cinturão de Orion tem outras estrelas. Sendo que o espaço entre elas é cheio de poeira e gases em colisão.

Essa concentração de matérias causa a formação de nebulosas. Dentre as nebulosas, a mais forte é chamada de Nebulosa de Orion, que é um dos fenômenos mais estudados na astronomia.

Inclusive, análises recentes dessa área apontam que ela funciona como um “berço” na galáxia, sendo responsável pela formação de estrelas e planetas.

Mitologia grega

A história das Três Marias é contada na mitologia grega. De acordo com a mitologia grega, Órion era um gigante caçador, filho de Poseidon. O jovem ganhou um dom de seu pai – andar pelas profundezas ou superfícies do mar.

Ao passo que se apaixonou por Mérope, filha de Eunápio, rei de Quios. Desse modo, ele pediu a mulher em casamento.

No entanto, o pai dela apenas aceitaria o pedido com uma condição: Órion deveria matar as feras que ameaçavam a ilha.

Órion conseguiu cumprir o prometido. No entanto, Eunápio voltou atrás e não aceitou o casamento. Inesperadamente, o jovem ficou decepcionado e violentou Mérope dentro do quarto da moça.

Dessa forma, Eunápio embebedou Órion e furou os olhos do rapaz. Órion foi até a morada do sol, ainda cego. Neste lugar, encontrou um deus que restabeleceu sua visão com os raios solares.

Nesse meio tempo, vivia como caçador ao lado de Ártemis, a deusa da caça. Contudo, essa aproximação rendeu um ciúme intenso por parte de Apolo. Sendo assim, ele ordenou que um escorpião matasse Órion.

Ao ser atacado, o jovem caçador fugiu pelas profundezas do mar. Dessa forma, Apolo partiu para o segundo plano, chamou sua irmã Ártemis para atingir um ponto escuro que se movia nas águas do mar.

Achando que se travava de um desafio bobo, ela acertou a cabeça de Órion com um dardo, sem saber que era ele.

Por fim, quando se deu conta de que havia matado Órion, o colocou entre as estrelas, juntamente com Sirius, o cão do caçador.

Constelação de Orion e as Três Marias

Em resumo, de acordo com a mitologia grega, Órion foi colocado como uma constelação para que não fosse esquecido.

Por outro lado, para os antigos egípcios, o cinturão de Orion representava o local de descanso da alma de Osíris.

Enfim, as Três Marias fazem parte da Constelação de Órion e compõem o Cinturão de Órion.

Nomes das Três Marias

As Três Marias ganharam nomes árabes, sendo eles: Mintaka, Alnilam e Alnitak. Na ordem, os nomes significam o cinto, a pérola e a corda, que são os elementos do cinturão que o caçador Órion usava.

Três Marias
Planetário RJ

O que significa as Três Marias

Existem vários significados à respeito das Três Marias. Um desses significados você já conhece, que é a mitologia de Órion. Mas existem outros:

1- Cristão

Existem dois possíveis significados para as Três Marias, de acordo com a crença cristã. O primeiro deles é de que as Três Marias são as Três Mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição.

Outro possível significado para o trio de estrelas são os Três Reis Magos, que trouxeram presentes para Jesus depois do  seu nascimento.

Ou seja, elas seriam Gaspar, Melquior e Baltasar que seguiram o caminho de Belém no nascimento de Jesus.

2- Símbolo da fertilidade

Os índios guaranis acreditam que as três Marias são o Joykexo, que significa fertilidade, cuja presença e movimentação nos céus ajuda na orientação geográfica.

Portanto, para os indígenas, as Três Marias são símbolo da fertilidade.

LEIA MAIS

Estrela de nêutrons, o que é? Formação, características e curiosidades

Chuva de meteoros, o que é? Como ocorre, diferenças e estrela cadente

Estrela cadente, o que é? Definição, características e como identificar

Estrela anã, o que é? Definição, descoberta e variações

Descubra o que acontece quando suas estrelas se tocam

Fim do Universo: teorias assustadoras sobre essa possibilidade

Fontes: UFMG, CecieRJ, Tecmundo e, por fim, Prepara Enem.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.