O astroóide JO25 de 2014 tem aproximadamente 1,4 quilômetros de largura e, de acordo com a NASA , deverá aproximar- se mais próximo da Terra em 19 de abril. Nesta data, o objeto espacial estará à aproximadamente 4,6 vezes a distância lunar, em astronomia, a distância lunar é a medida da distância da Terra até a Lua.
O corpo celeste foi descoberto originalmente por astrônomos em maio de 2014 no observatório do Monte Lemmon Survey nas montanhas Santa Catalina de Tucson, no Arizona. Este é o maior asteroide a passar tão perto desde o 4179 Toutatis, outro asteroide que se aproximou da Terra em 4 vezes a distância lunar, em setembro de 2004.
Por que “potencialmente perigoso”?
O asteroide é classificado como um “Asteróide Potencialmente Perigoso” pelo Minor Planet Center. A NASA explica que este critério é “baseado em parâmetros que medem o potencial do asteroide em fazer aproximações ameaçadoras próximas à Terra”. Essencialmente, é uma relação entre o quão próximo é a trajetória do asteroide e quão prejudicial uma colisão com a Terra poderia ser, baseado em seu tamanho.
Ron Baalke do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA twittou o GIF abaixo no ano passado, mostrando como a órbita do 2014 JO25 chegará à Terra. Essa distância lunar de 4,6 pode parecer muito, mas na escala do Sistema Solar, está á um passo.
In two weeks (April 19), a large ~1km asteroid, 2014 JO25, will make a close – but safe – flyby of Earth at a distance of 4.6 Lunar Distance pic.twitter.com/BjEW2IDRGW
— Ron Baalke (@RonBaalke) 5 de abril de 2017
Fonte: IFLScience.
Imagem: sdecoret/Shutterstock.