Você já deve ter ouvido na teoria do Big Bang, a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo, porém alguns cosmólogos e astrônomos estão propondo novas ideias que podem ressignificar totalmente o Big Bang, e quem ganha espaço não é o criacionismo.
Um grupo de teóricos propuseram em novo estudo – em diálogo e as vezes oposição a do Big Bang, onde o nascimento do universo pode ter acontecido depois do colapso de uma estrela em 4D – sendo dessa forma então que surgiu um buraco negro.
Com a publicação desse novo estudo, Big Bang seria totalmente desconsiderado ou haveriam limitações na teoria? Até que se prove o contrário, o caso seria apenas de limitações, a singularidade é um deles, por exemplo.
Uma das grandes dificuldades do homem é entender porque o universo que tem quase uma temperatura uniforme e padrão para todos os seus locais. E apesar de sugerir a origem do universo, a teoria do Big Bang não conseguiu explicar tudo sozinha, principalmente quando se leva em consideração o seu tempo de existência (13,8 bilhões de anos), é dito que ainda pode não ter dado tempo para estabelecer um equilíbrio térmico.
O que os astrofísicos do Instituto Perímetro de Física Teórica, no Canadá, sugere para complementar a teoria do Big Bang?
De acordo com o site “Universe Today“, que publicou um polêmico texto sugerindo no título “Tchau para a teoria do Big Bang e Olá para a teoria do buraco negro”, os pontos altos da nova teoria seriam esses, em tradução livre:
- O modelo construído possui um universo em 3D flutuando numa membrana em um outro universo 4D;
- Se o universo em 4D possui estrelas em 4 dimensões, essas estrelas poderiam ter o mesmo ciclo das estrelas tridimensionais. As mais massivas explodiriam, formando uma supernova e, depois, um buraco negro;
- O buraco negros 4D seria um “horizonte de eventos” assim como os 3D. O horizonte de eventos é a fronteira entre o interior e o exterior de um buraco negro.
- Em um universo em 3D, o horizonte de eventos aparenta ser uma superfície em 2D. Por isso, em um universo em 4D, o horizonte de eventos seria uma superfície em 3D, formando um objeto que os físicos chama de hiperesfera;
- Basicamente, o que o modelo diz é que quando uma estrela em 4D morre, resulta em uma membrana ao redor de um horizonte de eventos, ambos em 3D, que se expandem.
E você? O que acha da teoria do Big Bang? E desses novos elementos sobre Buraco Negro?
Fonte: Universe Today
Imagens: Divulgação / Nasa / Victor de Schwanberg / Science Photo Library