Os seres humanos já enviaram espaçonaves para a lua, Marte e até mesmo para o espaço interestelar, mas poderíamos enviar uma nave espacial para o sol?
Por incrível que pareça, a resposta é sim, e isso acontecerá em breve.
Em 2018 a NASA planeja iniciar a missão Solar Probe Plus que irá lançar um espaçonave ao sol. A nave não chegará a superfície, nossa tecnologia ainda não permite isso, mas chegará perto o suficiente para responder três questões muito importantes.
1º Questão
Em primeiro lugar, a missão quer descobrir por que a superfície do sol, chamada fotosfera, não é tão quente quanto a atmosfera do sol, chamada corona. A superfície do sol está “apenas” à 5.500 graus Celsius, já a atmosfera acima está à absurdos 2 milhões de graus Celsius.
É intuitivo pensar que quanto mais longe um corpo está de uma fonte de calor, mais frio ele fica, porém, isso não acontece no sol, e é um grande mistério para os cientistas.
2º Questão
Em segundo lugar, os cientistas querem saber como o vento solar consegue sua velocidade. O sol sopra um fluxo de partículas carregadas em todas as direções a uma velocidade muito alta, mas não sabe até o momento como o vento solar ganha essa velocidade.
3º Questão
Em terceiro lugar, a missão pode determinar por que o sol ocasionalmente emite partículas de alta energia – chamadas de partículas energéticas solares – que são um verdadeiro perigo para astronautas desprotegidos e espaçonaves.
Os pesquisadores já tentaram desvendar esses mistérios da Terra, mas o problema é que estamos 149 milhões de quilômetros do sol, o que torna muito difícil saber o que está acontecendo lá. Essa nova missão vai nos aproximar o suficiente para responder esses mistérios que são verdadeiros quebra-cabeças para a comunidade cientifica.
Fonte: Live Science.
Imagens: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory e reprodução da Internet.