Astronomia

Uma espaçonave humana poderia chegar até o sol?

Continue lendo após a publicidade

Os seres humanos já enviaram espaçonaves para a lua, Marte e até mesmo para o espaço interestelar, mas poderíamos enviar uma nave espacial para o sol?

Por incrível que pareça, a resposta é sim, e isso acontecerá em breve.

Em 2018 a NASA planeja iniciar a missão Solar Probe Plus que irá lançar um espaçonave ao sol. A nave não chegará a superfície, nossa tecnologia ainda não permite isso, mas chegará perto o suficiente para responder três questões muito importantes.

Continue lendo após a publicidade

1º Questão

Em primeiro lugar, a missão quer descobrir por que a superfície do sol, chamada fotosfera, não é tão quente quanto a atmosfera do sol, chamada corona. A superfície do sol está “apenas” à 5.500 graus Celsius, já a atmosfera acima está à absurdos 2 milhões de graus Celsius.

É intuitivo pensar que quanto mais longe um corpo está de uma fonte de calor, mais frio ele fica, porém, isso não acontece no sol, e é um grande mistério para os cientistas.

2º Questão

Em segundo lugar, os cientistas querem saber como o vento solar consegue sua velocidade. O sol sopra um fluxo de partículas carregadas em todas as direções a uma velocidade muito alta, mas não sabe até o momento como o vento solar ganha essa velocidade.

3º Questão

Em terceiro lugar, a missão pode determinar por que o sol ocasionalmente emite partículas de alta energia – chamadas de partículas energéticas solares – que são um verdadeiro perigo para astronautas desprotegidos e espaçonaves.

Continue lendo após a publicidade

Os pesquisadores já tentaram desvendar esses mistérios da Terra, mas o problema é que estamos 149 milhões de quilômetros do sol, o que torna muito difícil saber o que está acontecendo lá. Essa nova missão vai nos aproximar o suficiente para responder esses mistérios que são verdadeiros quebra-cabeças para a comunidade cientifica.

 

Fonte: Live Science.
Imagens: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory e reprodução da Internet.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] pensou em admirar o pôr do Sol por 24 horas? Pois bem, isso é possível graças ao fenômeno do Sol da meia-noite. Assim, o fenômeno se caracteriza pela presença constante da estrela que não se […]

[…] universal permitiu que explicações mais concretas sobre as órbitas planetárias ao redor do Sol fossem […]