Unidades de medida: contexto histórico, tipos de medida e conversão

As unidades de medida são usadas desde os tempos antigos, mas atualmente há uma padronização para seu uso entre quase todas as nações.

As unidades de medida são parâmetros formalizados para medir variadas grandezas físicas, tais como o comprimento e a massa, além da capacidade. Nesse sentido, unidades como o litro (l), mililitro (ml) e decalitro (dal) são unidades de volume, por exemplo.

O chamado Sistema Internacional de Unidades (SI) é que define a unidade padrão de cada grandeza. Ele se baseia no sistema métrico decimal, posto que nasceu da necessidade de se uniformizar as unidades aplicadas em quase todo o mundo.

Contexto histórico das unidades de medida

Desde as primeiras civilizações, o ser humano se vê na necessidade de medir ou quantificar. Os povos possuíam as suas próprias medidas, o que trouxe alguns problemas em transações comerciais, pois não havia um padrão definido e universal.

Os egípcios, por exemplo, usavam o cúbito como medida de comprimento. Essa unidade correspondia à distância do cotovelo até a ponta do dedo médio da mão. Outra unidade, o palmo era a distância entre os quatro dedos da mão abertos.

Posteriormente, com a criação dos Estados Nacionais Modernos na Europa, houve a utilização de um idioma nacional, a criação do sistema monetário e a padronização de pesos e medidas, com o intuito de facilitar o comércio.

O Sistema Métrico Decimal ficou assim conhecido em 1798. Esse sistema foi proposto paralelamente aos acontecimentos da Revolução Francesa e se baseou em medições do arco de meridiano entre Dunquerque e Barcelona.

Em 1960, o Sistema Internacional de Unidades (SI), ficou consolidado pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas. Neste sistema aconteceu a consolidação de sete principais grandezas, como comprimento (m), massa (kg), corrente elétrica (A), intensidade luminosa (cd), tempo (s), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol [12]).

Tipos de unidades de medidas

Medidas de Comprimento

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

Há diversas medidas de comprimento, por exemplo: o pé, a jarda e a polegada. Todavia, no Sistema Internacional de Unidades (SI), o metro é estipulado como a unidade padrão de comprimento.

Há também múltiplos e submúltiplos do metro, porquanto são em número de seis. São eles: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), metro (m), decímetro (dm), centímetro (cm), além do milímetro (mm).

Medidas de Capacidade

Sem dúvida alguma, o litro é a unidade de medida de capacidade mais usada. Só que existem outras, como o barril, o galão e o quarto.

O litro pode ter até seis múltiplos e submúltiplos, a saber: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml).

Medidas de Massa

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

A medida de massa padronizada na atualidade é o quilograma, cujo símbolo é “kg”. O padrão universal do quilograma é fixado em um cilindro de platina e irídio.

Assim, são unidades de massa: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Só que há outras medidas de massa, como a tonelada, a arroba, a onça e a libra. Vale lembrar que uma tonelada equivale a  mil quilos.

Medidas de Volume

Entre as unidades de medida, o metro cúbico é a unidade de volume estipulada pelo SI. Sua sigla é m³. São múltiplos e submúltiplos do metro cúbico: quilômetro cúbico (km3), hectômetro cúbico (hm3), decâmetro cúbico (dam3), decímetro cúbico (dm3), centímetro cúbico (cm3) e milímetro cúbico (mm3).

Nesse sentido, é possível converter uma medida de capacidade em volume, posto que os líquidos tomam a forma do recipiente onde estão. Para isso é usada uma fórmula, a saber: 1 l = 1 dm³.

Unidades de medida: aplicação da tabela de conversão

Para o cálculo de diversas grandezas, pode ser aplicado o mesmo método. Inicialmente é preciso desenhar uma tabela e pôs no seu centro as unidades de medidas bases das grandezas que desejamos converter, por exemplo:

  • Capacidade: litro (l)
  • Comprimento: metro (m)
  • Massa: grama (g)
  • Volume: metro cúbico (m3)

Nesse sentido, aquilo que constar no lado direito da medida base são denominados submúltiplos. Os prefixos deci, centi e mili equivalem respectivamente à décima, centésima e milésima parte da unidade fundamental.

Já do lado esquerdo, entretanto, constam os múltiplos. Os prefixos deca, hecto e quilo equivalem, respectivamente, a dez, cem e mil vezes a unidade fundamental.

As unidades de medida do tempo

Entre as unidades de medida, o segundo (s) é a unidade base do tempo no SI. Hoje, o segundo é conceituado como o tempo de duração de 9.192.631.770 vibrações da radiação. Essa radiação é a irradiada pela transição eletrônica entre os níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

O minuto, a hora e o dia são os múltiplos do segundo. Como tais medidas não são decimais, se usa as seguintes relações:

1 minuto (min) = 60 segundos (s)1 hora = 3 600 segundos (s)60 minutos (min) = 1 hora (h)24 horas (h) = 1 dia (d)

Os submúltiplos do segundo são:

Décimo de segundo = 0,1 s ou 1/10 s. Centésimo de segundo = 0,01 s ou 1/100 s. Milésimo de segundo = 0,001 s ou 1/1000 s

Todavia, há uma unidade de medida usada na Astronomia para indicar enormes distâncias: é o Ano-Luz (al), que é a distância percorrida pela luz no vácuo no período de um ano terrestre. Vale lembrar que a velocidade da luz c = 299 792,458 km/s.

Leia também sobre a probabilidade, o que é, conceitos básicos e como calcular.

Fonte: Matemática Básica, Toda Matéria, Wikipédia, Educação, Brasil Escola, Stoodi, Info Escola, Mundo Educação, Estudo Prático.

Fonte das imagens: Enem Descomplicado, Blog do Enem, Antiguidades, Youtube, Deposit Photos.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.