Ciências

Você pode estar sob o controle mental de micróbios

Sabia que alguns parasitas aumentam o risco de um acidente de carro, por exemplo? Entenda como os vermes podem alterar a forma como o ser humano pensa:

Continue lendo após a publicidade

O quê? micróbios? você ouviu bem!

Você já deve ter se perguntado  o motivo das ações de alguma pessoa, de forma geral no ultimo século a psicologia se propôs a explicar o comportamento humano, e suas motivações.

Mas e se um segundo fator externo também influenciasse nosso comportamento? No reino animal é relativamente comum organismos ficarem sob o controle mental de parasitas. Por exemplo o fungo Cordyceps infecta formigas e as fazem viajar logas distâncias antes de mata-las.

Essas histórias de horror não se restringe aos invertebrados – e os humanos não são imunes.

Continue lendo após a publicidade

O parasita Toxoplasma gondii necessita do ser humano para completar o seu ciclo de vida, somos infectados por esse protozoário quando entramos em contato com fezes de gatos contaminados (ou comer carne crua).

O T. gondii faz coisas estranhas com os ratos para se certificar de que eles entrem em contato com gatos. Eles, os ratos, perdem a inibição de gatos e suas urinas. Eles se tornam mais exploradores e passam mais tempo à luz do dia.

Mas coisas mais estranhas acontecem mesmo quando os seres humanos entram em contato com T. gondii . Os homens são mais propensos a estar em acidentes de carro devido a comportamentos mais imprudentes . Eles também ficam são mais agressivos e mais ciumentos.

Mulheres, entretanto, ficam mais propensas a cometer suicídio . Foi até mesmo sugerido que T. gondii poderiam estar envolvidos com a demência , transtorno bipolar , transtorno obsessivo-compulsivo e autismo .

Continue lendo após a publicidade

Há até mesmo provas em mais de 40 estudos que as pessoas que sofrem de esquizofrenia têm níveis elevados de anticorpos IgG, responsáveis por combater o T. gondii.

De forma geral essas mudanças de comportamento ocorrem pois o T. gondii no organismo influencia os níveis de concentração de neurotransmissores, como a dopamina.

Micróbios controladores de mentes

Fonte: AJC1/Flickr

Além do T. gondii, existem outros mestres do fantoche. Foi mostrado recentemente que os micróbios que são abundantes em e nosso organismos também podem exercer uma influência sobre o nosso comportamento.

Os micróbios intestinais que ajudam digerir os alimentos podem afetar diretamente a produção de outro neurotransmissor (serotonina) no cólon e no sangue, o que pode, por sua vez, afetar os comportamentos comunicativos, ansiosos e nervosos (sensório-motora).

Continue lendo após a publicidade

Pesquisa mais aprofundadas, vão começar a desvendar como esses monstros microscópicos estão manipulando nossas decisões – e sua influência na sociedade, na cultura e na política não deve ser subestimada.

 

Este artigo contêm partes do texto originalmente postado no The Conversation.
Crédito da imagem da capa:  Shutterstock.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments