Verbos auxiliares – Quais são, exemplos e funções principais

Verbos auxiliares constituem as locuções e antecedem os verbos principais, servindo como um complemento ao sentido de uma oração.

Verbos auxiliares: quais são, exemplos e funções principais

Os verbos, assim como os substantivos, constituem a parte mais importante de uma sentença, isto é, a base, a parte que dá sentido ao que é descrito. Eles podem indicar a pessoa, o número, o tempo e modo verbal, além de estados e fenômenos da natureza. Sobre essas classificações, uma que chama bastante atenção são os verbos auxiliares.

Verbos auxiliares são aqueles que vêm, em uma oração, acompanhados de outros, denominados principais. Portanto, eles fazem parte de tempos compostos e também vêm em forma de locuções verbais.

Conheça abaixo quais são os principais, assim como suas classificações e alguns exemplos para esclarecer de uma vez por todas esse tema.

O que são e como se aplicam?

Os verbos auxiliares são aqueles que constituem a conjugação composta em uma frase, uma vez que eles sempre vêm acompanhados de formas nominais, que podem vir no infinitivo (verbos com final -ar, -er-, -ir), gerúndio (finais -ando, -endo, -indo) ou particípio (finais -ado, -edo e -ido).

360 Meridianos

Nesse esquema de sentido dentro de uma frase, os verbos principais (como o próprio nome sugere) contém a maior carga semântica da locução, isto é, apresentam o significado principal da duplicidade.

Em contrapartida, os auxiliares não têm sentido completo e apresentam as desinências verbais, que indicam tempo, modo, pessoa, número e aspecto da ação verbal.

Como principais exemplos, podemos citar -ser, -haver, -estar e -ter. Confira nas sentenças abaixo como funciona:

  • A professora foi reconhecida como a melhor da escola.

Nesse primeiro exemplo, temos a locução verbal foi reconhecida, formada pelo auxiliar foi (ser) e pelo principal reconhecida (reconhecer). Veja a próxima oração:

  • A encomenda está chegando em sua casa hoje.

Nesse caso, está é a variação de estar, enquanto chegando é a conjugação de chegar.

  • Os alunos têm encontrado dificuldades em compreender a matéria.

Por último, ter é o verbo auxiliar da frase acima e encontrar é o  principal.

Note que, em todos os casos, o sentido principal da ação está focalizado no segundo verbo, o principal. Isso quer dizer que as orações perdem total sentido caso eles sejam retirados ou substituídos.

Classificação

Os verbos auxiliares podem ser divididos em três, conforme divisões abaixo:

Verbos auxiliares de tempo

Os verbos auxiliares de tempo são aqueles que respeitam a seguinte estrutura: auxiliar flexionado + verbo principal no particípio, infinitivo ou gerúndio. Nesse sentido, os principais são, além de ser, estar, ter, haver os verbos ir e andar.

  • Estaremos experimentando todos os pratos do cardápio.
  • Ele tem estudado dia e noite para a prova.
  • Iremos caminhar um pouco essa tarde.
Verbos auxiliares: quais são, exemplos e funções principais
Revista Seleções

Verbos auxiliares modais

Por outro lado, estes indicam intenção, possibilidade ou desejo. Aqui, o verbo principal aparece no gerúndio ou no infinitivo. Alguns exemplos são querer, poder, conseguir, pretender.

  • Ela pretende mudar de emprego nesse ano.
  • Os convidados querem mais biscoitos.
Verbos auxiliares: quais são, exemplos e funções principais
UOL

Verbos auxiliares acurativos ou aspectuais

Indicam ação, continuidade e repetição da ação verbal, dando início ao ato principal que será exposto em seguida. Como exemplos estão começar, continuar e parar.

  • Marcela continuou frequentando a academia mesmo nas férias (ideia de continuidade).
Sport Life
  • O garoto começou a brincar após chegar da escola (ideia de início da ação).

Além disso, o auxiliar ir também é responsável por colocar o sujeito da oração na voz passiva, isto é, recebendo a ação descrita pela locução verbal. Contudo, esse assunto é tema de outros textos, pois deixam de fazer parte do estudo da Morfologia e passam a integrar a Sintaxe.

Gostou do texto de hoje? Então, fique ainda mais por dentro do assunto e leia sobre Elementos de ligação.

Fontes: InfoEscola, Toda Matéria, Conjugação

Imagens: Nova Escola, 360 Meridianos, Revista Seleções, UOL, Sport Life.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.