Vamos com uma informação de cada vez. Na escola você aprendeu, provavelmente nas aulas de Geografia, que a Lua é o satélite natural da Terra. Ao passear pela internet, já deve ter visto muitas informações sobre essa “lua oficial”, que gira ao redor do nosso planeta e é responsável por diversas dinâmicas,
Sobre essa “lua oficial”, uma série de especulações já foram feitas, existe também transmissão pela TV que diz que o homem pisou por la, mas também existe um grupo significativo que nega essa versão. Mas e uma a segunda lua da Terra, você conhece?
O nome da suposta segunda lua que “quase” orbita próximo à Terra é “Cruithne 3753” e ela foi descoberta no ano de 1997 e é considerada satélite quase-orbital da Terra. Mas por que até hoje ninguém tinha te falado isso?
A diferença do astro Cruithne 3753 (conhecido como segunda lua) para com a Lua é que o Cruithne 3753 dá voltas ao redor do nosso Sistema Solar todo e não apenas ao redor da Terra, como nossa lua faz.
O que mais podemos dizer sobre a segunda lua Cruithne 3753?
O Cruithne é afetado pela gravidade terrestre e chega a achatar o padrão orbital produzindo uma visão que gera um efeito diferenciado para quem o observa tomando como referência a Terra.
Quanto tempo a segunda lua Cruithne 3753 continuará com a órbita ferradura?
Segundo as precisões de astrônomos, a órbita atual da segunda lua da Terra deve se manter assim por cerca de 5 mil anos, até que a órbita possa ser afetada e talvez mudar seu percurso, pelo menos é o que divulgou o portal IFLScience.
Por conta do seu tamanho (cerca de cinco quilômetros de comprimento), muitos afirmam que o Cruithne se parece com o cometa onde está localizada a sonda Rosetta, o 67P / Churyumov-Gerasimenko.
Fonte: Iflscience
Imagens: Divulgação / Iflscience