O menor réptil do mundo tem um nome bem esquizitinho: Brookesia micra e mora em uma ilha bastante conhecida: Madagascar, pelo menos depois do filme produzido pela DreamWorks Animation.
O Brookesia micra é uma espécie de camaleão nativo do ilhéu de Nosy Hara, na província de Antsiranana e sua característica que mais chama tenção é justamente o tamanho.
Segundo o Jornal PLOS, existem adultos da espécie com apenas 29 mm de comprimento, ou seja, um Brookesia micra consegue andar em cima da cabeça de um palito de fósforo.
Segundo relatos, os machos de Brookesia chegam a atingir comprimento máximo de 16 mm, no sexo feminino esse tamanho pode ser um pouco maior 30 mm, por esse motivo o Brookesia micra é, curiosamente um dos menores seres vertebrados amniotas existentes.
Quem descobriu o Brookesia micra?
O réptil Brookesia micra foi descoberto por uma equipa de pesquisadores alemães, coordenados por Frank Glaw, do Zoologische Staatssammlung München.
O que explica o tamanho tão pequeno do Brookesia micra?
Segundo o portal de ciência Wired, o tamanho desta espécie pode estar ligado aio seu habitat, devido a nanismo insular, que é um processo evolutivo de redução de tamanho de animais, comumente observado em mamíferos limitados a um habitat pequeno, como ilhas.
Conheça mais algumas fotos do Brookesia micra:
Fonte: PLOS e Wired
Crédito Imagens: Divulgação / Burrard-lucas / Enviro Reach