Geografia

Você conhece os relâmpagos recordistas de Catatumbo e Maracaibo?

Você sabe o que pode dar o encontro do rio Catatumbo com o lago de Maracaibo? Confira um encontro eletrizante e recordista no Livro do Guinness

Por Editor

Você acha que os relâmpagos e tempestades acontecem de forma equivalente ao longo do globo? Ou acha que pode ter regiões que sofrem mais os efeitos desses fenômenos? Se você seu pensamento está mais alinhado com a primeira ideia, é porque ainda não conhece uma região específica da Venezuela. Venha, vamos te apresentar.

Existe um lugar muito peculiar no território da Venezuela: o encontro do rio Catatumbo com o Lago Maracaibo, que gera um fenômeno relativamente raro em outras regiões do planeta, de maneira muito frequente.

O acontecimento possui vários nomes: Farol de Maracaibo, Relâmpago do Catatumbo e, Tempestade Eterna, mas o que você precisa saber é que alguns dias do ano é possível detectar 28 relâmpagos por minuto.

Por que Maracaibo atrai mais relâmpagos do que em outras regiões?

150811130427_vertearth1

A resposta pela qual existem maior número de tempestades próximas a Catatumbo e Maracaibo pode estar relacionada com duas questões: primeiro porque as águas do Maracaibo são cercadas por uma cadeia de montanhas (ingrediente geológico), que o envolvem quase que completamente. Além disso, o encontro das massas de ar quente e fria na região acabam fechando os ingredientes necessários para a sequência de tempestades que ocorrem diariamente na região.

Confira na sequência:

ar frio
Confira as massas de ar frio no Lago de Maracaibo
ar quente
As ondas vermelhas representam as massas de ar quente no Lago de Maracaibo
tempestades
O encontro das massas quente e fria é eletrizante e recordista.

Quais são os números de Maracaibo?

As tempestades acontecem até em 300 noites por ano, 10 horas por dia, e 280 vezes por hora. O lago Maracaibo acabou ganhando destaque no Guinness, Livro dos Recordes, pela “mais alta concentração de relâmpagos do mundo”, com 250 deles por quilômetro quadrado, todo ano.

Ficou com vontade o fenômeno mas não pode ir até a região?

Conheça os registros neste vídeo, está em inglês mas a legenda manual em português pode ser ativada – não fica 100% mas da para ter uma boa ideia do que se passsa

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments