Você sabe como as formigas se salvam de inundações?

Você tem um plano para se salvar de uma inundação? Veja a tática que algumas formigas possuem!

As vezes os seres vivos que julgamos ser irracionais possuem atitudes que surpreendem bastante. Se você tivesse que se salvar de uma inundação o que faria? As formicas de foto não são apenas aquelas irritantes e urticantes, nas últimas inundações ocorridas na Carolina do Sul elas fizeram um trabalho coletivo com uma tática muito interessante. Veja de que forma as formigas se salvam de inundações.

No vídeo, rodado para WSAV em Dorchester County, milhares de formigas de foto se agrupam e conseguem flutuar na água como uma jangada. É aqui que aquele ditado vale muito: a união faz a força. E se acha que elas demoraram muito para se organizar, se engana.

Essa pequena proeza levou menos de dois minutos para ser montada e ainda levou colônias inteiras de formigas. O que torna possível “andar em cima da água” é uma substância oleosa que ajuda na aglutinação. Seu exoesqueleto, já detalhado em algumas reportagens do NATGEO, também tem qualidades hidrofóbicos. (Não tente fazer isso e casa)

“Esta técnica não é útil apenas para escapar inundações, mas, também, como um método de migração.”, disse Tim Davisentomologista e Universidade Clemson.

Esse truque é outro exemplo de inteligência coletiva, que muitas espécies de insetos possuem. Uma única formiga de fogo poderia fazer isso, mas uma grupo delas sim.

Pode falhar?

3357074874_e91d847d39_b
Formigas de fogo Foto: Tim Keppens/Flickr. CC BY-NC-ND 2.0.

Como várias outras coisas no mundo, essa técnica de flutuar também possui problemas e pode sim dar errado. Se você possui um conhecimento básico de química sabe que uma pequena quantidade de sabão pode simplesmente romper a tensão superficial da água e fazer com que essa “balsa” das nossas queridas formigas que tentam escapar de inundações simplesmente afundem.

Então, se você tiver a oportunidade de ver uma grupo de formigas tentando se salvar, caso não possa ajudar, não jogue sabão. Ficou curioso para ver parte dessa saga? Confira no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=glOrprpwYsA

 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.