MENU
Crescente fértil: Oque é, História, escrita, mapa, matemática e civilização
Crescente fértil, lugar onde o ser humano deixou de ser nômade, desenvolveu a agricultura, inventou a escrita e a matemática.
Por A Redação
O crescente fértil foi uma importante região, especialmente para o início da sedentarização (deixar de ser nômade e se fixar em algum lugar) de diversos povos.
Tem esse nome por se localizar entre os rios Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo, que fazem o formato da lua crescente. Foi nessa região que se fixaram as primeiras populações sedentárias da humanidade.
O crescente fértil é famoso por ser o “Berço da Civilização“. Sendo assim, deu origem a vários povos a aproximadamente a 10.000 a.C. Um ponto marcante na história da humanidade.
O berço da civilização é na crescente fértil
O local que chamamos de crescente fértil na antiguidade é atualmente Palestina, Jordânia, Israel, Líbano, Kuwait e Chipre, além de algumas partes do Egito, da Síria, do Irã e da Turquia. Esse é o berço da civilização, pois ali grupos humanos resolveram dominar a terra e desenvolver a agricultura, fatores que possibilitaram que vivessem fixos. O lugar tem uma terra fértil e irrigada pelos rios.
Mas foi preciso compreender o sistema das cheias e depois conseguir armazenar água no tempo de seca, tornando assim contínuo o abastecimento de alimentos. É a Revolução Agrícola. A agricultura estabeleceu as primeiras formas de divisão social do trabalho. Enquanto os homens ficavam responsáveis pela colheita, as mulheres se responsabilizavam por semear, guardar, preservar e preparar os alimentos. Desenvolviam-se assim os sistemas hierárquicos.
O surgimento da escrita e da matemática
Foi na Mesopotâmia que o ser humano viveu um período de grande desenvolvimento do conhecimento. Era necessário construir canais para levar a água dos rios até reservatórios que garantissem o abastecimento na seca. E para isso foi preciso desenvolver a matemática e calcular, por exemplo, os níveis.
Logo também começaram as trocas comerciais entre os povoamentos e isso requereu um sistema de comunicação eficaz. Surgiu então a escrita cuneiforme (em forma de cunha na argila mole), primeiro sistema de escrita registrado.
Geograficamente é no crescente fértil que nasce a civilização
Recapitulando, no crescente fértil foi que o homem deixou de ser nômade. Ali surgiu o primeiro sistema de escrita e também os rudimentares cálculos matemáticos. Desenvolveu-se pioneiramente a agricultura e o comércio. Por tudo isso é que se considera que no crescente fértil nasceu a civilização humana, ou seja, pessoas vivendo em sociedade e de forma fixa, não sedentária.
A região permitiu que tanto desenvolvimento ocorresse por conta da sua localização estratégica: havia ali solo fértil, com fauna e flora diversa e com irrigação constante. O ser humano então passou a utilizar técnicas e ferramentas para tornar a vida fixa possível.
Gostou de conhecer sobre o crescente fértil e o início da civilização? Então com certeza você gostará de ler sobre os persas, que de simples lavradores passaram a donos do mundo.
Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Sua Pesquisa.
Imagem: Deposit Photos
Comentários
[…] Você gostou de conhecer como eram diferentes as cidades-estados gregas? Então não deixe de ler também sobre a crescente fértil. […]
[…] obras de arquitetura, escultura, pintura etc. foram produzidas no Egito, na Pérsia e na Mesopotâmia. Destaque também para a apurada produção artística de Roma, Grécia, além da dos cristãos […]
[…] obras de arquitetura, escultura, pintura etc. foram produzidas no Egito, na Pérsia e na Mesopotâmia. Destaque também para a apurada produção artística de Roma, Grécia, além da dos cristãos […]
[…] criá-los nesses primeiros núcleos urbanos. Isso deve ter ocorrido por volta de 8 mil anos a.C. na Mesopotâmia, assim como no Egito e onde hoje está o Oriente […]
[…] É bem interessante ler sobre a Pré-história, não é mesmo? E se você gostou, não deixe de ler também sobre a Crescente Fértil, onde o homem deixou de ser nômade, inventou a escrita e a matemática. […]
[…] do atual Iraque, a Mesopotâmia (do grego, meso = no meio; potamos = rio) localiza-se no crescente fértil, que vai dos rios Tigre e Eufrates, até o Nilo, no Egito. Sobretudo, essa região foi ocupada por […]