Vulcão de Colima entra 5 vezes em erupção no México e deixa população assustada

O vulcão de Colima entrou em erupção cinco vezes seguidas no México, confira algumas imagens e vídeo desse momento

Segundo informações do National Environmental Satellite (NOAA) o vulcão Colima, que é o vulcão de fogo mais conhecido do México, entrou em erupção várias vezes seguidas – mais especificamente cinco vezes – todas no mês de novembro de 2015.

A explosão desse vulcão acabou deixando as pessoas que mora na região em estado e pânico e bastante alertas, principalmente os habitantes do sudoeste do estado mexicano que também recebe o nome de Colima.

Todas as cinco erupções do vulcão Colima foram relatadas por pesquisadores e estudiosos da dinâmica de vulcões entre às 8h e 12h da manhã do dia 01/11 – hora local do México.

Uma das preocupações de especialistas que podem prejudicar a população local são as cinzas do vulcão, que depois das cinco erupções alcançaram 1.500 metros de altitude na atmosfera.

Quais eram os indícios de que o vulcão de Colima entraria em atividade?

2

O vulcão de Fogo de Colima estava demonstrando algumas atividades desde o dia 09 de julho do mesmo ano que entrou em erupção. Ao longo de vários meses, aldeias vizinhas foram cobertas com grossas camadas de cinzas, levando a evacuações.

Apesar das autoridades ainda não terem decretado situação crítica, estão bastante preocupados em conscientizar a população de Colima sobre o risco de chuva ácida, por conta da grande quantidade de poluentes presentes nas cinzas que saíram do vulcão junto com o momento de lavas.

1436568795_979533_1436666974_noticia_normal

Essa não é a primeira vez que o vulcão de Colima entra em erupção. Inclusive no mesmo ano de 2015, nos meses de janeiro e fevereiro, parte do Anel de Fogo do Pacífico já tinha mostrado movimentos. No México existem mais de 3.000 vulcões, desse total, apenas 14 são considerados ativos.

Outro vulcão que também se destaca no país quando o assunto é erupção, é o vulcão Paricutin, o vulcão Tacana e o já citado Colima.

Confira algumas cenas do vulcão de Colima em atividade

Fonte: El País e The Guardian
Crédito Imagens: Divulgação

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.