Principal » Geografia » Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade

Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade

O território brasileiro está localizado na placa tectônica Sul-Americana, onde é improvável a existência de vulcão no Brasil.

Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade

Os vulcões são formações geológicas que, quando ativos, causam pânico às pessoas que vivem em suas proximidades. Afinal, quando essas estruturas geológicas expelem material magnético, tudo que está ao redor pode ser destruído. Nesse sentido, nosso país é beneficiado, já que não existe vulcão no Brasil.

Apesar de não existirem vulcões ativos no país, o mais antigo vulcão do mundo foi encontrado no Brasil, há 1,9 milhões de anos. A grande estrutura geológica, conhecida como Vulcão Amazonas, foi descoberta em 2002.

Na época em que o vulcão era ativo, a região amazônica era cercada por crateras que jorravam lavas em altíssima temperatura. De certa forma, o que conhecemos hoje da Floresta Amazônica, ou seja, as áreas úmidas e totalmente verdes, é considerada nova para a Geologia, com 400 milhões de anos.

Antes de entendermos o porquê de não existir vulcão no Brasil, é preciso compreender o que exatamente é um vulcão.

Definição de vulcão

Apesar de não existir vulcão no Brasil, é importante entender seu significado. Em síntese, vulcões são formações geológicas que são constituídas por rochas solidificadas. O magma contido no interior destas formações, quando em alta temperatura, começa a modificar o interior das rochas que se deformam e acabam abrindo um buraco na superfície terrestre.

Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade
Super Abril

Essa abertura é possível porque no interior das rochas está contido material magmático e gases, que são advindos do interior do planeta. Assim, quando há uma abertura na superfície terrestre, essas grandes estruturas geológicas jorram o magma contido nas rochas, em altíssimas temperaturas.

O fenômeno, conhecido como erupções vulcânicas, causa destruição nas proximidades das formações geológicas, já que o líquido jorrado é altamente quente e corrosivo. Geralmente, a formação dos vulcões está relacionada com a existência das placas tectônicas.

Isso porque, erupções de vulcões são comuns quando duas placas tectônicas se colidem, gerando a movimentação das rochas vulcânicas. No caso do Brasil, as atividades vulcânicas não são possíveis, pois o país está localizado na placa tectônica Sul-Americana, considerada estável.

Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade
Quero Bolsa

Sendo assim, nem todas as partes do mundo contêm vulcões em atividade, como ocorre no Brasil. A princípio, os vulcões se parecem com montanhas. Porém, não se engane! Ambas as formações geológicas possuem características bem distintas, apesar da aparência semelhante.

Basicamente, as partes de vulcão são:

  • Cratera;
  • Chaminé
  • Câmara magmática;
  • Cone vulcânico.

Por que não há vulcão no Brasil?

A existência de vulcões depende das formações geológicas e estão diretamente relacionados com a localização das placas tectônicas. Não há vulcão no Brasil, pois o relevo que forma a estrutura geológica do país foi constituída em períodos geológicos, há milhares de anos.

National Geographic

Ou seja, há muitos e muitos anos, existiram vulcões em território nacional. Porém, essas estruturas acabaram se tornando extintas e, hoje em dia, não representam perigo. Sendo assim, o que um dia chegou a ser um vulcão, atualmente é apenas parte do relevo brasileiro.

Apesar de não existir vulcão no Brasil, as atividades vulcânicas já existiram em território brasileiro. Há milhares de anos, mais precisamente 1,9 bilhões de anos, existiu no norte do país o Vulcão Amazonas, considerado o vulcão mais antigo mundo.

Além disso, também existiam atividades vulcânicas, durante a Era Mesozoica, onde hoje se localizam as regiões Sul e Sudeste. Por conta das grandes formações geológicas, as regiões apresentam terras férteis, chamadas de “terra roxa”, em grande parte originadas do basalto.

Na Era Cenozoica, por exemplo, algumas ilhas litorâneas também se originaram a partir de erupções vulcânicas. Alguns exemplos são as ilhas de São Paulo, São Pedro, Fernando de Noronha e Trindade.

Vulcão no Brasil e os mitos

Apesar do Vulcão Amazonas ter sido encontrado no Brasil, em 2002, nenhuma outra evidência de vulcões foi identificada por pesquisadores. Ou seja, existiu vulcão no Brasil há milhares de anos e, atualmente, geólogos fazem pesquisas para descobrir se há não formações vulcânicas inativas no país.

Custa Mais

Mesmo que a inexistência de vulcões no Brasil seja comprovada, ainda sim existem teorias que circundam a existência das grandes formações geológicas. Em Poços de Caldas, em Minas Gerais, o mito da existência de um vulcão ganhou força após várias afirmações de que a cidade estaria inserida dentro uma cratera vulcânica.

Porém, a estrutura é apenas uma formação no relevo que se assemelha à estrutura de um vulcão. Outro mito sobre vulcões é em relação à cidade de Caldas Novas, em Goiás. Isso porque, as águas em Caldas são termais e, por conta disso, as pessoas acreditavam que existia alguma atividade vulcânica na região.

Entretanto, as águas quentes de Caldas Novas são classificadas como um fenômeno natural, causado por um aquecimento geotérmico. Inclusive, o fenômeno é comum em outras partes do mundo, como na Antártica.

Você sabia?

Não existe vulcão no Brasil, como já vimos, mas no mundo existe, aproximadamente, 20 vulcões em atividade. Além disso, um dos maiores vulcões está localizado fora do nosso planeta. O Monte Olimpus, com 26 km de altura, encontrado em Marte, que também possui mais três vulcões em atividade.

Vulcão no Brasil, existe? Definição de vulcão, características e curiosidade
G1

Os vulcões, por conta das movimentações das placas tectônicas, são os grandes causadores dos tsunamis. Nos últimos 250, de acordo com o CPRM – Serviço Geológico do Brasil, cerca de 90 tsunamis foram causados por erupções vulcânicas.

Os vulcões mais perigosos do mundo estão localizados em países da Europa e Ásia. Dentre eles, temos: Merapi (Indonésia), Vesúvio (Itália), Sakurajima (Japão), Kilauea (Havaí) e Eyjafjallajökull (Islândia).

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são as Partes de um rio e o que é Aquífero.

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Brasil Escola, Hiper Cultura e Segredos do Mundo 

Imagens: Showmetech, Super Abril, Quero Bolsa, National Geographic, Curta Mais e G1

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.