Principal » História » Amonitas: saiba quem eram e conheça a história dos filhos de Amom

Amonitas: saiba quem eram e conheça a história dos filhos de Amom

Os amonitas, amoritas, amom ou filhos de amom, eram povos guerreiros descendentes de Ló, conhecidos pela crueldade para conquistar terras.

Amonitas

Os Amonitas eram povos guerreiros filhos de Ló e sua filha mais nova. Em resumo, eles habitaram a região da Mesopotâmia e eram conhecidos pela crueldade para conquistar terras.

Os amonitas são chamados de amoritas, amom ou filhos de amom. Eles eram povos guerreiros que causaram muito sofrimento aos israelitas. 

Isso porque eles criaram uma rivalidade contra os israelitas. Também usavam da violência para conquistar terras que consideravam serem suas.

História e Origem dos amonitas

Constituintes dos povos semitas, os povos guerreiros amonitas tiveram suas origem em meados de 2000 a.C., na cidade da Babilônia. Em síntese, a origem dos amonitas na Bíblia é da relação entre Ló e sua filha mais nova.

Isso porque, de acordo com a Bíblia, Ló e sua família moravam na antiga cidade de Sodoma.

A cidade era dominada por práticas consideradas imorais, violentas e inconsequentes. Por conta disso, Ló perdeu quase todos seus familiares.

De acordo com o capítulo 19 do livro de Gênesis, Deus não encontrou “homens do bem” em Sodoma. Dessa forma, ele mandou enxofre e fogo do céu para destruir toda a cidade.

Sendo assim, sobreviveram apenas Ló e duas filhas, que foram morar em uma caverna em uma montanha. Eles acreditavam serem as últimas pessoas vivas na Terra.

Posteriormente, as filhas de Ló embebedaram o pai e “deitaram-se” com ele enquanto estava inconsciente. Isso é descrito na Bíblia.

Vale destacar que a relação entre familiares de 1º grau era uma prática comum, e não criminosa como é hoje. Além disso, as filhas tiveram relação com o pai para que tivessem descendentes.

Como resultado, vieram os homens que ficaram conhecidos como pais de nações de Amom (de onde descendem os amonitas); e Moabe (de onde descendem os moabitas). Ambos estabelecidos ao leste do Rio Jordão.

Vale destacar que Amom nasceu da união entre o seu pai Rei Manassés de Judá e de Mesulemete, filha de Harus de Jotba. Ele se casou com Jedida, filha de Adaías de Bozcate, de acordo com relatos constantes na Bíblia Hebraica.

Rivalidade entre povos

Talvez você esteja se perguntando quem são os moabitas e os amonitas hoje? Bem, como você já sabe, eles foram povos nômades adeptos a guerras e violência. Sendo que os amonitas habitaram a região da Mesopotâmia.

Durante séculos, os povos guerreiros amonitas e moabitas criaram rivalidade com os israelitas (mesmo Ló sendo sobrinho de Abraão, patriarca de Israel). Isso porque eles acreditavam serem donos das terras de Israel.

Além disso, se juntaram com os moabitas e filisteus, e assim os amonitas conquistaram territórios à base de violência e crueldade, nas regiões do Golfo Pérsico até o norte da Assíria (atual Jordânia e Palestina).

mapa reino de amom - Amonitas
Mapa IX a.C – Foto FinnWikiNo en Wikimedia Commons

Os amonitas e a Mesopotâmia

Para entender melhor sobre a origem dos amonitas, é essencial compreender a importância de outros povos que faziam parte da civilização mesopotâmica.

Primeiramente, temos os sumérios. Em resumo, eles foram os primeiros povos civilizados que se tem conhecimento no mundo.

Além disso, eles criaram a língua acadiana, que foi o primeiro tipo de escrita que se desenvolveu e se tornou a 1ª língua da antiguidade.

Inclusive, a língua acadiana já foi usada em todo o Oriente Médio. Sendo que o primeiro código penal registrado no mundo, o Código de Hamurabi, foi escrito em acadiano.

Por outro lado, os acádios eram povos nômades que se moviam pela região central da antiga Mesopotâmia até chegarem ao território dominado pelos sumérios, entre 2550 a.c e 2300 a.C. 

Após se prepararem, eles entraram em guerra. Dessa forma, eles retiraram o poder já concentrado e consolidado dos sumérios.

No fim das contas, os dois povos juntaram forças e se unificaram. Desse modo, eles criaram o Império Acadiano.

Vale destacar que a cidade de Acádia, hoje localizada no centro do Iraque, era o local onde a população baseava e se inspirava na produção agrícola, padrão de escrita, religião e governos sumérios para criar a sua própria personalidade como povo.

“Olho por olho, dente por dente”

Os amonitas tinham como rei Hamurabi (1728-1686 a.C.), que coordenou guerras, conquistando diversos territórios da região, onde fundaram a sociedade escravocrata “Primeiro Império Babilônico”.

Antes de tudo, durante as guerras, Hamurabi estabeleceu em seu povo o “Código de Hamurabi”. Em síntese, tratava-se de um conjunto de leis que, ao serem desobedecidas, geravam punições aos cidadãos.

Contudo, foi a partir deste código que surgiu o ditado que usamos até os dias de hoje: “Olho por olho, dente por dente“.

No entanto, os amonitas perderam força apenas após a invasão de outros povos da Mesopotâmia, chamados de casitas e hititas, que eram bem unidos e armados.

Assíria

Amom manteve sua independência do Império Neoassírio por meio do rei assíro. Isso em uma época em que os reinos vizinhos estavam sendo invadidos ou conquistados.

Existem inscrições no Monólito de Curque que descrevem o exército do rei amonita Baasha bem Ruhubi lutando ao lado de Acabe de Israel e aliados sírios contra Salmanaser III na Batalha de Carcar em 853 a.C.

Curiosidades sobre os amonitas

  • Ao se envolver com uma mulher amonita, o rei Salomão passou a adorar deuses considerados falsos pela Bíblia;

  • A rivalidade entre os amonitas e israelitas durou 18 anos;

  • Das diversas guerras, os amonitas foram derrotados duas vezes: por Eúde e Jefté;

  • Amonitas cultuavam um deus chamado Moloch;

  • A explicação da origem dos amonitas existe a partir de um trecho retirado do primeiro livro da Bíblia, Gênesis, na passagem 19:30 38; 

  • O israelita capaz de destronar o poder dos amonitas na região foi Saul, rei de Israel;

  • Amonitas e moabitas tentaram juntos destruir Judá, mas não conseguiram e entraram em conflito mútuo;

  • Os amonitas dominaram boa parte da Palestina.

LEIA MAIS

Povos pré-colombianos – Diferenças e colonização

Primeiras Civilizações: Mesopotâmia e povos sumérios

O que é escrita cuneiforme? origem, tipos e sucessões

Acádios, quem foram? História e Império Acádio

Assírios, quem foram? Históri e Império Assírio

Caldeus, quem são? Origem, história e cultura

Fontes: Educa Mais Brasil; Wikipédia; e, por fim, Toda Matéria.

Escolhidas para você

One thought on “Amonitas: saiba quem eram e conheça a história dos filhos de Amom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.