História

Amonitas, quem foram? História, origem, características e curiosidades

Os amonitas, amoritas, amom ou filhos de amom, eram povos guerreiros descendentes de Ló, conhecidos pela crueldade para conquistar terras.

Continue lendo após a publicidade

Os amonitas, amoritas, amom ou filhos de amom, eram povos guerreiros descendentes do incesto de Ló com sua filha, conhecidos pela crueldade para conquistar terras.

Esses povos foram frutos do incesto praticado por Ló e sua filha mais nova após perderem a família e, como mandavam os costumes da época, era necessário dar continuidade à linhagem.

Em síntese, os amonitas eram conhecidos pela crueldade e atos de barbárie. Portanto, causaram muito sofrimento aos israelitas. Bem como criaram uma rivalidade contra estes povos e utilizavam da violência para conquistar terras que consideravam serem suas.

História e Origem dos amonitas

povos guerreiros
Ló e suas filhas. Foto: Os Gumes do Cutelo

Constituintes dos povos semitas, os povos guerreiros amonitas tiveram suas origem em meados de 2000 a.C., na cidade da Babilônia.

Continue lendo após a publicidade

Segundo a Bíblia, Ló e sua família moravam na antiga cidade de Sodoma, dominada por práticas consideradas imorais, violentas e inconsequentes. Por conta disso, Ló perdeu quase todos seus familiares.

De acordo com o capítulo 19 do livro de Gênesis, Deus não encontrou “homens do bem” em Sodoma. Por conta disso, mandou enxofre e fogo do céu para destruir toda a cidade.

Com isso, sobreviveram apenas Ló e duas filhas, que foram morar em uma caverna em uma montanha, acreditando que somente existiam eles ali na Terra.

povos guerreiros
Ló e suas filhas na caverna – Arte: Orazio Gentleschi

Posteriormente, as filhas de Ló embebedara o pai e “deitaram-se” com ele enquanto estava inconsciente, segundo conta a Bíblia. Logo, elas teriam feito isso para que tivessem descendentes.

Continue lendo após a publicidade

Como resultado, vieram os homens que ficaram conhecidos como pais de nações de Amom (de onde descendem os amonitas) e Moabe (de onde descendem os moabitas). Ambos estabelecidos ao leste do Rio Jordão.

Assim, durante séculos, os povos guerreiros amonitas e moabitas criaram rivalidade com os israelitas (mesmo Ló sendo sobrinho de Abraão, patriarca de Israel), ao passo que acreditavam serem donos das terras de Israel.

Ao mesmo tempo, se juntaram com os moabitas e filisteus, e assim os amonitas conquistaram territórios à base de violência e crueldade, nas regiões do Golfo Pérsico até o norte da Assíria (atual Jordânia e Palestina).

mapa reino de amom
Mapa IX a.C – Foto FinnWikiNo en Wikimedia Commons

“Olho por olho, dente por dente”

Os amonitas tinham como rei, Hamurabi (1728-1686 a.C.) que coordenou guerras, conquistando diversos territórios da região, onde fundaram a sociedade escravocrata “Primeiro Império Babilônico”.

Continue lendo após a publicidade

Antes de tudo, durante as guerras, Hamurabi estabeleceu em seu povo o “Código de Hamurabi”, um conjunto de leis que, ao serem desobedecidas, gerava punições nos cidadãos.

Contudo, foi a partir deste código que surgiu o ditado que usamos até os dias de hoje: “Olho por olho, dente por dente“.

Apesar disso, os amonitas perderam força apenas após a invasão de outros povos da mesopotâmia, chamados de casitas e hititas, que eram bem unidos e armados.

desenho do rei humarabi
Rei Hamurabi – Fonte: Segredos do Mundo

Curiosidades

  • Ao se envolver com uma mulher amonita, o rei Salomão passou a adorar deuses considerados falsos pela Bíblia;
  • A rivalidade entre os amonitas e israelitas durou 18 anos;
  • Das diversas guerras, os amonitas foram derrotados duas vezes: por Eúde e Jefté;
  • Amonitas cultuavam um deus chamado Moloch;
  • O israelita capaz de destronar o poder dos amonitas na região foi Saul, rei de Israel;
  • Amonitas e moabitas tentaram juntos destruir Judá, mas não conseguiram e entraram em conflito mútuo;
  • Os amonitas dominaram boa parte da Palestina.

Fontes: Educa Mais Brasil e Toda Matéria.

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Os Gumes do Cutelo, Os Gumes do Cutelo, Paintings Masters, Arte Cultural e Segredos do Mundo

Próxima página »

Comentários

3.3 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments