Biografia

Andy Warhol, quem foi? Biografia, pop art e obras do artista

Andy Warhol foi um artista americano, conhecido pelo seu destaque na pop art. Artista versátil, Warhol também se aventurou no cinema.

Continue lendo após a publicidade

Andy Warhol foi um pintor e cineasta, considerado um dos artistas mais influentes da segunda metade do século XX. Sua produção artística alcançou destaque dentro da Pop Art, movimento que teve Warhol como principal nome.

Todavia, as obras de Andy Warhol são consideradas de fácil entendimento e, por muitas vezes, representam elementos da cultura pop. Warhol foi responsável por introduzir algumas técnicas consideradas revolucionárias para a época.

Andy Warhol tinha várias qualidades e acabou ganhando espaço e fama por explorar conceitos de publicidade e inserir técnicas e materiais que não eram pensados por outros artistas do mesmo período, como a serigrafia e o acrílico.

Biografia de Andy Warhol

Andy Warhol nasceu em 6 de agosto de 1928, em Pittsburgh, na Pensilvânia. Foi registrado com o nome Andrew Warhola Jr, e era filho de pais nascidos na Eslováquia, assim como seus dois irmãos mais velhos.

Continue lendo após a publicidade

Ainda criança, Andy Warhol sofreu com uma doença neurológica que fazia com que as extremidades do seu corpo apresentassem movimentos involuntários. Nesse sentido, o jovem Warhol passava a maior parte do seu tempo na cama, lendo revistas, quadrinhos e ouvindo o rádio.

Arteref.

Todavia, em 1945, Warhol deu início aos estudos em Design, no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh. Posteriormente ele se mudou para Nova York e trabalhou como ilustrador de revistas, produziu peças publicitárias e elementos decorativos.

Todavia, no final dos anos 1950, Andy Warhol passou a expor seu trabalho em galerias de Nova York. Reconhecido enquanto artista, ele abriu um estúdio, conhecido como The Factory. Em junho de 1968, Warhol sofreu um atentado a tiros, mas saiu vivo.

O artista morreu em 1987, aos 58 anos. Após uma cirurgia para operar a vesícula, Warhol morreu no dia seguinte, após uma arritmia cardíaca. Nesse sentido, seu legado é importantíssimo e, em 1994, a cidade natal do artista recebeu o Andy Warhol Museum, inteiramente dedicado a ele.

Continue lendo após a publicidade

Pop art

O termo pop art pode ser traduzido como arte popular. O movimento artístico teve como inspiração alguns objetos de consumo comuns, além de ironizar o materialismo e a indústria, além da própria cultura de massa.

Pinterest.

Todavia, o movimento nasceu na Inglaterra em 1950 e Andy Warhol foi o responsável pela popularização da pop art. As obras eram produzidas a partir de novas tecnologias do século XX, com uso da serigrafia, do acrílico e do isopor.

Andy Warhol foi um importante artista da pop art, responsável por fazer retratos de artistas como Elvis Presley e Marilyn Monroe, além de figuras políticas, como Che Guevara. Fez também objetos simples, embalagens e releituras de obras famosas.

Obras de Andy Warhol

Andy Warhol ficou conhecido por trabalhos emblemáticos, como as pinturas das latas de sopa Campbell e uma série de retratos em homenagem a Marilyn Monroe, ambos produzidos em 1962.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, neste mesmo período Andy Warhol produziu outros retratos em serigrafia. Ficaram famosos as representações em série de Mona Lisa, Liz Taylor, Jacqueline Kennedy e outras personalidades.

MoMA.

Nesse sentido, o artista também trabalhou com filmes e criou universos underground nos títulos Empire (1964), Blow Job (1964) e Chelsea Girls, de 1966. Andy Warhol também esteve presente na música, produzindo o Velvet Underground e criando a primeira capa do grupo de rock n ‘roll, criado em 1964.

Andy Warhol também escreveu livros e apresentou um programa de televisão. Figura excêntrica, Warhol, que usava uma peruca branca para disfarçar a calvície, ficou conhecido pela frase ‘no futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos’.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: História da Arte, o que é? Períodos históricos, modelos sociais e culturais.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Ebiografia, Sua Pesquisa, Stoodi

Imagens: B9, Arteref, Pinterest, MoMA

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments