O Planeta Terra é dividido em seis continentes. Cada divisão apresenta diferenças geográficas, diversidade cultural e étnica. Entretanto, entre os continentes do mundo, a Antártida é o único que não faz parte das definições usuais. Isso porque, se enquadra como continente neutro, além de não apresentar habitantes fixos e características bastante extremas.
Dentre os continentes do mundo, a Antártida ocupa o quinto lugar no quesito tamanho. Uma das características que o difere de outros continentes, são as temperaturas bastante negativas. Assim, por ser a região mais gelada do mundo, é utilizada apenas durante o verão, por cientistas.
Apesar do clima extremamente frio e seco, o continente apresenta algumas espécies de flora e fauna. Visto isso, musgos, líquens e outros tipos de plantas se desenvolvem na região. Em relação aos animais, é comum encontrar espécies marinhas, como pinguins, baleias, focas, lobos-marinhos, etc.
Características da Antártida
De acordo com a divisão territorial, os continentes estão localizados em relação a Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich. Ou seja, enquanto um divide a Terra em hemisférios, o outro é responsável pela divisão do mundo em ocidente e oriente. Assim, a Antártida está localizada no extremo sul do Planeta, no Pólo Sul, parte meridional terrestre.
Possui área territorial de, aproximadamente, 14,4 milhões de quilômetros quadrados. As temperaturas são extremamente baixas, variando entre -30ºC e -65°C, podendo atingir -89,2°C no inverno.
Seu o clima é seco. Por conta disso, o continente é denominado de deserto de gelo.
A paisagem da região é composta por grandes geleiras e neve. Por conta das temperaturas baixas, o continente é considerado o lugar mais frio do planeta. Essa característica dificulta a vida humana e, por conta disso, o continente é utilizado como território para bases científicas.
Outra característica desse continente extremo é em relação à altitude, que chaga à 2.000 metros, o que faz a região ser considerada muito elevada. Além disso, é possível encontrar carvão, ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco dentre as riquezas naturais da região.
Tratado da Antártida
As expedições marítimas chegaram à todos os continentes com o intuito de anexar novos territórios e buscar riquezas. Dentre os continentes colonizados, a Antártida foi a última região a ser percebida pelos países europeus. Por conta disso, muitos países discutiam como seria feita a divisão de poder do território que estava cheio de riquezas naturais valiosas.
Entretanto, depois de uma reunião que ocorreu em Washington (EUA), os países interessados em explorar o território da Antártida decidiram oficializar o continente como terra neutra. Ou seja, por meio do Tratado da Antártida – que foi oficializado em 1961 -, estava proibido qualquer ação de exploração nas terras geladas.
Dessa forma, os países acordaram que o território seria utilizado, então, para a instalação de bases científicas. Assim, diversas pesquisas são feitas no continente, dentre elas, pesquisas brasileiras. Os brasileiros (junto a outros países) estudam, por exemplo, questões relacionadas à camada de ozônio, radiação e alterações climáticas no mundo.
“Antártida” ou “Antártica”?
Se você parar para observar, as informações sobre o nome do continente mais gelado do mundo pode apresentar variações na forma como é escrito. Acontece uma confusão entre os termos “Antártida” e Antártica”. Mas afinal, qual a maneira correta?
A resposta é: as duas! Isso mesmo. A grafia das duas palavras está correta e elas podem ser utilizadas para se referir ao continente mais frio e seco do Planeta. Os dois tipos de escrita surgiram como forma de diferenciação entre o continente e a marca de cerveja Antártica. Assim, a forma de escrita depende da escolha de quem está escrevendo, por exemplo.
Aquecimento Global
O aquecimento global é um dos fenômenos que mais preocupam cientistas em todo o mundo. Isso porque, por conta do buraco da camada de ozônio – causada pela grande emissão de gases poluentes – os raios solares mais intensos conseguem ultrapassar a camada de proteção da Terra elevando as temperaturas.
Além disso, poluição e desmatamento são fatores que intensificam o problema. Por conta disso, as consequências já podem ser observadas no derretimento do gelo na Antártida. O continente mais frio e seco do mundo apresenta elevação da temperatura, além de mudanças nas montanhas de gelo.
Com isso, principalmente após o Tratado da Antártida, diversos países do mundo concordaram em instalar bases científicas no continente a fim de estudar e analisar as mudanças climáticas. Além disso, buscam soluções para retardar os efeitos causados pelo aquecimento global do Planeta.
O Brasil possui uma instalação científica, que está sendo reerguida após o incêndio que atingiu a estação Comandante Ferraz, antiga base brasileira. A previsão é de que a nova estrutura apresente 17 laboratórios de pesquisa, distribuídos em 4,5 mil m².
Você sabia?
- A Antártida é considerada um deserto de gelo por apresentar regiões extremas;
- Por conta das temperaturas assustadoramente baixas, algumas regiões do continente são impossíveis de serem habitadas por humanos;
- O aquecimento global está causando o derretimento acelerado do gelo no continente, cerca de 60 km³ ao ano;
- Durante o inverno as águas que circundam o continente congelam e a superfície territorial chega a dobrar de tamanho;
- Caso a temperatura do Planeta continue aumentado as águas advindas do derretimento do gelo na Antártida podem inundar ilhas e cidades costeiras.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também as características do Continente Americano e Asiático.
Fontes: Mundo Educação, Escola Kids, National Geographic Brasil, Brasil Escola, Super Abril, Info Escola e Mega Curioso.
Imagens: Diálogo Chino, Ciclo Vivo, Revista Pesquisa e Folha de São Paulo