Camada da atmosfera: características e divisões

A camada da atmosfera é dividida em cinco partes de acordo com a temperatura que se eleva ou diminui quando há alteração de altitude.

Você sabia que a atmosfera é dividida em camadas? Cada camada da atmosfera possui características específicas determinadas pela temperatura em relação à altitude e pela composição do ar. Assim, de acordo com a temperada, a atmosfera pode ser dividia em cinco camadas.

Dessa forma, a atmosfera é dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Vale lembrar, que entre as diferenças entre as camadas, estão a variação de altitude e temperartura. Entretanto, por mais que exista a divisão das camadas, os limites entre elas não são totalmente definidos. Isso porque, a atmosfera é composta por uma diversidade de gases se misturam.

Visto isso, a atmosfera é parte essencial para que a vida na Terra exista. Ou seja, cada camada da atmosfera é responsável por uma atividade específica no planeta. Dessa forma, as cinco camadas também recebem o nome de faixa da vida, filtro solar, película protetora, caminho para o sol e lacre espacial.

Camadas da atmosfera

De acordo com temperatura que muda dependendo da altitude, a atmosfera é dividida em cinco camadas diferentes. Cada camada apresenta características específicas e desenvolvem funções importantes para a vida na Terra.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
Camadas da atmosfera. Fonte: Significados

A distância de cada camada pode variar. Isso ocorre por conta dos elementos químicos que compõem cada divisão da atmosfera. Dessa forma, as camadas se tornam mais expandidas, quanto mais distantes da superfície terrestre. Assim, temos:

Troposfera

A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre. Ou seja, é a primeira camada da atmosfera. Portanto, é a divisão que apresenta a maior parte da massa atmosférica, cerca de 80%. Além disso, é nesta camada que o oxigênio está presente e, assim, os seres vivos conseguem respirar.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
Primeira camada da atmosfera. Fonte: Estudo Prático

Por ser a camada mais próxima da superfície terrestre a temperatura é amena. Entretanto, quando a altitude aumenta, a temperatura diminui. A troposfera está à 17 quilômetros da superfície da Terra. Além disso, os fenômenos meteorológicos ocorrem nessa divisão atmosférica devido a grande concentração de vapor d’água. Os voos de carga e de passageiros também circulam na troposfera.

Além disso, existe na troposfera uma grande variação de temperatura relacionada com  diferentes altitudes que vai de 40 °C à -60 °C. A propósito, cada vez qua a altitude aumenta a temperatura diminui.

Estratosfera

É a segunda camada da atmosfera. Apresenta temperatura elevada de acordo com a altitude e uma espessura de 35 Km. Por ser mais distante da superfície terrestre há pouca concentração de vapor d’água. Além disso, o ar se movimenta de forma horizontal.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
A camada de oxônio se encontra na estratosfera. Fonte: Conceitos

Assim, é uma camada de extrema importância porque é nela que os raios ultravioletas são filtrados. Isso ocorre devido a presença da camada de ozônio. Logo, a distância entre a estratosfera e a superfície da Terra é de 50 quilômetros. Dessa forma, aviões movidos a jato conseguem voar nessa camada da atmosfera.

Mesosfera

É considerada a camada mais fria da atmosfera. Isso porque, diferente do ocorre na estratosfera, a temperatura nessa parte da atmosfera cai, consideravelmente. Dessa forma, os termômetros podem atingir -90º. Neste caso, a temperatura se reduz devido ao fato da ausência de calor. Assim, como não há grande quantidades de moléculas que se aquecem, a camada se torna mais fria.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
Na mesosfera há combustão de meteoritos. Fontes: Revista Zunai

Por conta disso, o ar se torna escasso quando a altitude se eleva. Além disso, é nesta divisão da superfície terrestre que meteoritos são queimados. Isso ocorre devido resistência do ar nessa faixa da superfície da Terra. Assim, a mesosfera impede que meteoritos cheguem à troposfera, primeira camada terrestre. Em sua formação é predominantes alguns gases, ferro e outros metais. A avaliação de fatores relacionados com a mesosfera é difícil, por isso ela feita com o envio de foguetes sônicos que coletam alguns dados.

Termosfera

A termosfera, também chamada de ionosfera, apresenta o ar rarefeito com maior predominância do gás hidrogênio. É chamada de ionosfera devido à grande quantidade de partículas de eletricidade, chamadas de ion. Por conta disso, a camada é propícia para a transmissão de ondas de rádio.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
Aurora Boreal. Fonte: Revista Galilleu

A temperatura na termosfera, diferente do que ocorre na mesosfera, se eleva muito. Assim, a temperatura pode atingir 1500º C de acordo com o aumento da altitude. Uma das funções dessa camada é filtrar a radiação solar. Além disso, fenômenos como a aurora polar, aurora boreal e austral ocorrem nessa camada da atmosfera.

Exosfera

É a camada mais próxima do espaço sideral, estando à 600 quilômetros de distância da superfície terrestre. Nesse sentido, é composta por gás hélio e por hidrogênio. Além disso, apresenta o ar totalmente rarefeito e, por conta disso, o limite entre a exosfera e o espaço não é visível.

Camada da atmosfera - Definição, divisões, características e curiosidades
Fonte: Mind

Assim como na termosfera, a temperatura é elevada. Ou seja, pode superar os 1000º C. Por conta disso, naves espaciais são construídas com material de extrema resistência, devido ao calor presente nessa camada. Além disso, é na exosfera que estão presentes os satélites.

Vale lembrar, que o aquecimento global está relacionado com a atmosfera também. Assim, este fenômeno é decorrente do aquecimeto da atmosfera  e como consequência o aquecimento dos oceanos.

Porém, as principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a utilização de combustíveos fósseis e CFCs ( clorofluorcarbono) que intensificam o efeito estufa. Assim, toda essa alteração resulta na desoxigenação das águas, derretimento das calotas polares e prejuizo para o meio ambiente.

Você sabia?

  • A camada mais fria da atmosfera é a mesosfera;
  • A temperatura das camadas da atmosfera se alteram de acordo com a altitude;
  • A exosfera é a divisão entre a atmosfera e o espaço sideral;
  • É na troposfera que os fenômenos meteorológicos como a chuva, raios, granizo e etc ocorrem;
  • Os aviões de carga e de passageiros sobrevoam na troposfera.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que são Estrelas e Asteroides

Fontes: Super Abril, Mundo Educação, Brasil Escola e Só Geografia

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.