História

Cavalo de troia, o que é? Definição, origem, história, mito ou verdade

Símbolo de Guerra construído pelos gregos, o cavalo de troia teria sido uma estratégia decisiva na conquista sobre a cidade de Troia.

Continue lendo após a publicidade

Em 1.300 a.C. gregos e troianos começaram uma guerra após o rapto da encantadora Helena. Nesse período, surgiu um símbolo, uma estratégia articulada para que os gregos vencessem o conflito, conhecido como Cavalo de Troia.

Em suma, o filho do rei de Troia, París, encantado e apaixonado, teria raptado a bela rainha Helena, esposa de Menelau, rei da cidade grega, Esparta.

Menelau, teria reunido todo exército grego para atacar o povo troiano, para se vingar de París e recuperar a esposa. A partir desse episódio, teria começado o conflito entre os dois povos.

Origem do Cavalo de Troia

Pelo fato de Troia ser cercada por muralhas, era impossível que os gregos pudessem entrar no território adversário. Dessa forma, os gregos tiveram que encontrar uma estratégia para avançar ao território inimigo.

Continue lendo após a publicidade

Em síntese, a guerra fez com que os dois exércitos perdessem seus principais guerreiros. Do lado de Troia, o comandante do exército, príncipe Heitor. Do lado grego, Ajáx, o Grande. Contudo, as batalhas não pararam.

Cavalo de troia, o que é? Definições, história, mito ou verdade?
Brasil de Fato

Nesse ínterim, sabendo a fama dos troianos – que eram considerados dominadores de cavalos – Odisseu (Ulisses), com a ajuda da deusa da sabedoria, Atena, teria mandado construir um cavalo de madeira gigante e oco.

Os gregos teriam enviado o Cavalo para o povo troiano e oferecido o “presente” como uma forma de trégua. Por outro lado, o povo de troia teria se divido sobre o que fazer com o tal presente. Uns achavam melhor destruí-lo, outros, por sua vez, concordavam em aceitar o presente.

Por fim, os troianos decidiram por ficar com o “presente”, ou seja, levaram o cavalo de troia para dentro dos portões da cidade. Em suma, o exército troiano acreditava que havia vencido a guerra e festejaram.

Continue lendo após a publicidade

Contudo, durante à noite, enquanto todos em Troia dormiam, os gregos que estavam escondidos no interior do cavalo, saíram e abriram os portões para que o resto do exército que se encontrava escondido na Ilha de Tenedos se juntasse a eles e, por fim, atacaram a cidade

Literatura, Mito ou História

Em suma, o conflito entre troianos e gregos foi narrado em dois poemas atribuídos ao poeta Homero. A Ilíada, descrevia o contexto das batalhas, enquanto a Odisseia retratava a volta de Ulisses para casa após sair vitorioso da guerra

Cavalo de troia, o que é? Definições, história, mito ou verdade?
Super interessante

Alguns outros poemas também mencionam o Cavalo de Troia, como a obra Eneida, escrita por Virgílio. Esta obra conta a história do troiano Eneias, que conseguiu se salvar da batalha e, anos mais tarde, fundou a cidade de Roma.

Muito se especula sobre a veracidade da existência do Cavalo de Troia. Historiadores ainda não chegaram a um consenso se a Guerra de Troia foi um evento histórico, ou se é apenas um mito.

Continue lendo após a publicidade

Curiosidades

No final século XIX, o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann descobriu sinais de monte chamado Hisarlik, que poderia ser considerado a antiga cidade de Troia.

Após escavações, foi descoberto um caminho com nove cidades, que receberam o nome de Troia 1 e 2. Na cidade intitulada Troia 4, foi encontrada uma fortificação que acredita-se ser o local onde ocorreu a guerra.

Cavalo de troia, o que é? Definições, história, mito ou verdade?
DW

Os fatos relatados através da Literatura de Homero mostram poucas evidências – que de fato relatem – sobre o Cavalo de troia, mas alguns historiadores, arqueólogos, acreditam que não seja apenas uma lenda, mas um importante símbolo da guerra, que poderia ser considerado o tanque de guerra primordial e estratégico da história da humanidade

Em referência ao símbolo, temos o que chamamos hoje de vírus Cavalo de Troia, que faz referência ao modelo dos gregos. Exemplificando, o vírus Cavalo de Troia atrapalha o desempenho de computadores e engana os usuários sobre sua verdadeira intenção.

Continue lendo após a publicidade

Gostou de saber mais sobre o que é o Cavalo de troia? Que tal ler também sobre a Guerra de Troia, o que foi? suas causas, os principais envolvidos e as consequências

Fontes: Hipercultura, Toda Matéria, Quero Bolsa,

Imagens: Blog Gabriel Azevedo, Brasil de Fato, DW, Super Interessante

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments