História

Código de Hamurabi: o que é, como surgiu e características

O Código de Hamurabi foi inspirado na Lei de Talião. Com certeza você já ouviu falar de "olho por olho e dente por dente"

Continue lendo após a publicidade

O Código de Hamurabi nada mais é do que um dos primeiros códigos de leis da história, que se baseava na Lei de Talião. O famoso “olho por olho, dente por dente”. Ou seja, se eram cometidas algumas penalidades a vítima teria que ser ressarcida com a mesma “moeda”.

Essas leis foram criadas pelo rei Hamurábi, o sexto governante da primeira dinastia da Babilônia. Fundador do império Babilônico. Onde a Suméria e Acádia se unificaram.

Os governantes sempre repassavam as leis oralmente. Contudo, para manter a ordem social o rei Hamurábi começou a escrevê-las em uma pedra. Isso aconteceu em meados de 1772 a.C.

Características do Código de Hamurabi

Código de Hamurábi: O que é e como surgiu?
Conceitos

O Código de Hamurabi estava escrito em língua acadiana. No entanto, foi registrado através da escrita cuneiforme.

Continue lendo após a publicidade

Isso graças a escavações realizadas no Irã, onde ficava a antiga Cidade de Elam. Lá, encontraram a pedra, uma estela de diorito negro com cerca de 2 metros de altura. Todavia, descobriram que na estrutura há 281 leis.

Um marco para as Leis atuais

Código de Hamurábi: O que é e como surgiu?
Adesa

O grau de relevância do Código de Hamurabi é imensa já que os povos semitas se basearam nessas leis por muito tempo. Além deles, os assírios, os hebreus e até os caldeus também usufruíram de normas.

O Direito e as leis atuais usaram como referências algumas das normas executadas por Hamurábi. Sendo elas, Código de lei para a família, comercial e profissional.

Ou seja, os conflitos eram resolvidos rapidamente e de forma justa. No entanto, algumas dessas leis eram executadas de forma cruel por ser em uma época antiquada. Logo abaixo podemos ver algumas dessas normas do Código de Hamurabi.

Continue lendo após a publicidade

Matrimônio e Família

Código de Hamurábi: O que é e como surgiu?
HDNH

Um dos assuntos mais discutidos no Código de Hamurabi eram os casos de família. Sendo assim, englobavam casamento, noivado, divórcio, incesto, filhos, adultério, herança e adoção.

Uma das leis mais famosas nesse meio é a de que o homem deveria repartir todos os seus bens com a esposa. Contudo, isso só aconteceria se ele tivesse filhos com a mulher e se separasse dela.

Assim, ela conseguiria sustentar o filho sozinha. Além disso, se o homem se casar com uma mulher e ela criar o filho dele, os bens do filho serão repartidos com a esposa. Geralmente, esses bens eram vindos de parte da renda da horta ou do campo.

Trabalho no Código de Hamurabi

Código de Hamurábi: O que é e como surgiu?
kienthuc

Algumas das leis do Código de Hamurabi eram bem severas. E as de trabalho era uma delas.

Continue lendo após a publicidade

Por exemplo, se um operário construísse uma casa e a estrutura não fosse bem elaborada, caindo sobre o morador, o operário também pagaria com a própria vida, caso isso resultasse na morte da vítima.

Em outro caso, se um trabalhador se desentendesse com o filho do patrão e o matasse, o filho dele também seria morto.

Roubo

YouTube

A princípio, em casos de roubo o criminoso era sentenciado com a morte. Além disso, se o produto roubado fosse repassado ou vendido para outra pessoa ela também seria morta.

Agressões

Nouvelles Histoire

Outro Código de Hamurabi  é o de que se uma pessoa arrancasse o olho de outro, o agressor também teria o mesmo destino. Sendo assim, qualquer parte do corpo lesionada acarretaria na mesma lesão ao suspeito.

Continue lendo após a publicidade

Vale ressaltar, que a hierarquia poderia aliviar muitas vezes na punição do infrator. Ou seja, a penalidade não mudaria em nada caso fosse uma classe de escravos, wardum, ou de fidalgos, mushkenum.

Já os awilum eram homens livres e poderiam sair impunes de algumas situações. Além disso, as punições poderiam variar também dependendo da idade e do gênero.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Amonitas, quem foram? História, origem, características e curiosidades

Fontes: Escola Kids, Brasil Escola, Pra Valer, História do Mundo

Continue lendo após a publicidade

Imagens: National Geographic, Nouvelles Histoire, YouTube, kienthuc, HDNH, Adesa, Conceitos

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments