Ciências

Cores quentes: tudo sobre sua classificação, temperatura e significados

As cores quentes são representadas pelo vermelho, amarelo e laranja. São cores que transmitem a sensação de calor, excitação, verão, alegria.

Continue lendo após a publicidade

As cores são divididas em dois grupos quando se trata da “temperatura”. Assim, existe o grupo das cores quentes e as cores frias. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de alegria, descontração, calor. Enquanto isso, as cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade, esperança etc.

Dito isso, no grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. A partir dessas cores, formam-se as cores complementares que também fazem parte desse grupo.

O responsável por desenvolver a catalogação das cores de acordo com a temperatura foi o psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920). Assim, na psicologia, existe o conceito de que as cores podem transmitir sensações, dando a ideia de movimentação, força, excitação e etc, no caso das cores quentes.

Classificação das cores quentes

A cores quentes transmitem a ideia de calor, verão, movimento. Enquanto isso, as cores frias estão relacionadas com a sensação de suavidade, tranquilidade e estão ligadas a elementos da natureza, como a água e a lua.

Continue lendo após a publicidade
Relação das cores frias e quentes de acordo com a tonalidade. Fonte: Bia Jiacomine

Dessa forma, o conhecimento sobre as cores é muito utilizado por profissionais do design, marketing, além da psicologia. Isso porque, se torna mais harmônico e conceitual quando as cores são postas de maneira certa. Além disso, na publicidade, por exemplo, as cores são utilizadas como forma de chamar atenção dos clientes.

Além das cores frias e quentes, também existem as cores neutras. Porém, diferentes das cores quentes e frias, as cores neutras não transmitem sensações de calor ou frio. Isso porque, são cores com pouca incidência de luz. Assim, dentre as cores neutras estão os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Aliás, falando em luz, existe a teoria da cor-luz, também chamada cor-energia, na qual as cores primárias mudam para azul, verde e vermelho. Em seguida, a união dessas três cores forma a luz branca. No universo digital esse processo é chamado de RGB (red = vermelho, green = verde, blue = azul).

Círculo das cores

A harmonia entre as cores é feita por meio do círculo das cores, também chamado de círculo cromático. Assim, o círculo é composto por 12 partes, sendo representado pelas cores primárias, secundárias e terciárias.

Continue lendo após a publicidade

Dessa forma, o círculo cromático é utilizado pelos profissionais para que a composição certa das cores seja feita de forma criativa e harmônica. Além disso, fazem parte da composição as cores frias e quentes.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Círculo cromático. Fonte: Brumisha brecho

Dito isso, as cores que estão presentes no círculo são:

  • Primárias – vermelho, azul e amarelo;
  • Secundárias – violeta, verde e laranja;
  • Terciárias – vermelho-alaranjado, roxo-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, roxo-azulado, azul-esverdeado;
  • Quentes – amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado;
  • Frias – azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.

Sendo assim, as cores quentes são formadas por duas cores primárias e uma secundária, além da combinação resultante entre elas. Portanto, ao observar o círculo cromático, é notável que as cores quentes são aquelas que participam da mistura com vermelho ou amarelo.

Simbologia das cores quentes

De acordo com a cromoterapia (terapia pelas cores), as cores podem transmitir diversas sensações. Dessa forma, uma cor quente está relacionada com a ideia de excitação, animação etc. Enquanto isso, as cores frias estão ligadas à ideia de calma, tranquilidade e etc.

Continue lendo após a publicidade
Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Cores quentes sendo representadas na moda. Fonte: Heloísa Santos

Só para ilustrar, no design de interiores, as cores quentes costumam ser usadas em grandes salas para criar um ambiente mais acolhedor. Já na maquiagem, a compatibilidade cromática varia de acordo com a tonalidade das peles, também classificadas em frias, quentes ou neutras.

Enfim, o marketing costuma utilizar cores de forma estratégica, segundo sua finalidade. Por exemplo, em restaurantes da rede fast food, cores quentes incentivam as pessoas a comerem mais rápido e irem embora em seguida, dando lugar a outros clientes de forma mais acelerada.

Pois bem, as principais cores quentes são vermelho, amarelo e laranja. Mas você sabe qual o significado dessas cores? Se não, não se preocupe! Vamos conhecer agora:

Vermelho

O vermelho é a cor mais quente. Por conta disso, é utilizado em assuntos relacionados ao emocional, como o amor, a conquista, os impulsos humanos e a paixão. Assim, é comum ver a cor sendo usada em simpatias para conquistar a pessoa amada ou em datas comemorativas, como o dia dos namorados.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, a cor está relacionada com o amor carnal, a sedução, o erotismo. Porém, a cor também está presente em simbologias relacionadas à religião. Dessa forma, a cor vermelha está ligada ao amor divino, à purificação, a santidade e a redenção. Outros significados também atribuídos ao vermelho, está a dor, o sangue e o perigo.

Amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo está ligado à diversas simbologias. Dessa forma, costumam associá-lo à criatividade, jovialidade, à ideias lúdicas e de conforto. Além disso, pode também se referir à riqueza, prosperidade, plenitude.

Cores quentes, quais são? Classificação, círculo das cores e significados
Exemplo de decorações com a utilização de cores quentes. Fonte: O território

Porém, o amarelo também tem significados negativos, como a ideia de advertência ou perigo. Exemplo disso são as placas de trânsito que usam o preto justaposto ao amarelo para indicar atenção ou perigo. Assim, utiliza-se como forma de alerta.

Além disso, a cor amarela junto ao preto é bastante utilizada para indicar perigo relacionado à produtos radioativos. Outro exemplo, também, é a utilização do amarelo no semáforo para indicar atenção e alerta.

Continue lendo após a publicidade

Laranja

O laranja é uma cor secundária, advinda da mistura entre o vermelho e o amarelo, ou seja, duas cores primárias. Visto isso, a cor possui características de ambas as cores primárias, porém, criando um significado próprio.

Assim, a cor laranja está relacionada ao verão, o calor, a vitalidade, a diversão. Além disso, também representa a ideia do lúdico, da comunicação e da sociabilidade. Dessa forma, utiliza-se para despertar a criatividade, além de auxiliar nos estudos e na assimilação de ideias.

Entretanto, assim como no vermelho e no amarelo, o laranja também pode transmitir sentimentos negativos. Nesse sentido, a cor pode gerar o sentimento de nervosismo e ansiedade.

Temperatura das cores

Visto que a luz branca é formada por todas as cores visíveis, a soma de todas as cores é igual a branco. Pois bem, o que poucos sabem é que a luz é formada por ondas nas quais cada frequência representa uma cor que podemos enxergar.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, quanto mais baixa essa frequência, menor a energia da onda. Em contrapartida, quanto mais alta é a mesma, maior sua energia. Sendo assim, quanto mais energia tem a onda, mais calor tem a cor representada por ela. Logo, é possível medir a temperatura das cores. Veja abaixo:

  • Vermelho (405 – 480 THz)
  • Laranja (480 – 510 THz)
  • Amarelo (510 – 530 THz)
  • Verde (530 – 600 THz)
  • Ciano (600 – 620 THz)
  • Azul (620 – 680 THz)
  • Violeta (680 – 790 THz)

Embora seja a cor com maior frequência, sendo mais quente, o violeta e as cores próximas dele geram materiais mais frios. Isso acontece porque ele absorve todas as cores mais frias que ele, deixando assim, o vermelho aquecido por ter sua energia absorvida.

Curiosidades sobre as cores quentes

  • Na cinematografia existe uma produção denominada “Azul é a cor mais quente”. Entretanto, é uma cor fria e transmite sensações como calma e tranquilidade;
  • No filme “O Sexto Sentido”, utilizam a cor vermelha como forma de expressar os momentos em que há interação entre o mundo sobrenatural e dos vivos;
  • Os monges budistas costumam utilizar a cor laranja. Isso porque, transmite a ideia de transformação, coragem e alto nível de perfeição;
  • Existe uma terra denominada de terra roxa, sendo caracterizado como um solo que possui inúmeros nutrientes, além de uma coloração avermelhada.

E então, o que achou da matéria? Interessante, não é mesmo? Pois bem, aproveita que já está aqui e confere o que é Catarse e como se constitui a Arte Moderna.

Fontes: Toda Matéria, Educa mais Brasil, Decor Fácil, Brasil Escola, Significados, AmoPintar, WebArCondicionado.

Continue lendo após a publicidade

Bibliografia:

  • HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. [S.L.]: Editora Gustavo Gili, 2012. 311 p.
  • SILVA, Cibelle Celestino; MARTINS, Roberto de Andrade. A TEORIA DAS CORES DE NEWTON: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação, [S.L], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fMnd6zxXqG8mhHrYq45SLhs/?lang=pt.
  • GOETHE, J.W. Doutrina das Cores. 4. ed. [S.L.]: Nova Alexandria, 2013. 212 p.
  • FRANCO, Giullya. “Cores primárias”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/cores-primarias.htm. Acesso em 12 de julho de 2021.

Fonte imagem destaque: Chief of design 

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments