Filosofia

Resumo correntes filosóficas: as linhas de pensamento ao longo da história

Conhecer as correntes filosóficas é muito importante, já que elas apontam o modo de pensar e ver o mundo de diferentes filósofos.

Continue lendo após a publicidade

Conhecer as correntes filosóficas é muito importante. Isso porque elas apontam o modo de pensar e ver o mundo de diferentes filósofos.

Quais são as principais correntes filosóficas

As principais são:

1- Idealismo

Tem como ponto central a crença de que as ações humanas são guiadas pelas ideias.

Sendo assim, para esses filósofos, tudo o que existe fora do eu, ou seja, fora do mundo material, deriva do trabalho da mente e das ideias.

Continue lendo após a publicidade

Desse modo, a realidade é vista como uma criação da mente e não algo dado pelo mundo. Talvez você esteja pensando que o idealismo é um absurdo.

No entanto, se você analisar as ideias dessa corrente com mais cuidado, vai notar que ela passa a fazer sentido. Por exemplo, pense no gosto, no cheiro, no tato e na visão.

Tudo isso são sensações que fazem com que a gente perceba as coisas. Sendo que essas coisas estão dentro do mundo.

Leibniz foi o primeiro a usar este termo ao se referir à filosofia idealista de Platão. Contudo, ela também é associada a Santo Agostinho, em relação à teoria da subjetividade.

Continue lendo após a publicidade

2- Materialismo

Como você já sabe, o idealismo crê que tudo é uma criação da mente. Já os materialistas acreditam no contrário. Dessa forma, para eles o mundo e todas as suas coisas existem fora de nós.

Isso porque, eles acreditam que as coisas são matéria e não resultado. Sendo assim, o materialismo é um tipo de fisicalismo que defende que a única coisa que pode afirmar a existência é a matéria.

Sendo que eles creem que todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são resultado de interações materiais.

Em resumo, para eles, a matéria é a única substância. Enfim, dois grandes expoentes desta teoria são Aristóteles e Karl Marx

Continue lendo após a publicidade

3- Escolástica

Antes dos gregos antigos, Cristo ainda não existia na cultura ocidental.

Contudo, após o seu nascimento, o cristianismo passou a dominar os vários aspectos da sociedade na Idade Média. Isso envolve a ética, a moral, o ensino e por aí vai.

Com isso, o conhecimento deveria ser analisado sempre à luz dos ensinamentos cristãos. Os escolásticos se dedicaram a isso.

Dessa forma, eles tinham como missão analisar os ensinamentos cristãos a partir da filosofia da Grécia Antiga. Santo Agostinho e Tomás de Aquino são exemplos de grandes pensadores desta corrente.

Continue lendo após a publicidade

4-  Correntes filosóficas: racionalismo

Nesta corrente, a razão é o ponto central. Isso porque, o racionalismo tem como foco a análise de tudo por meio da razão. Logo, as verdades sobre a realidade são vistas apenas por meio da razão.

Isso significa deixar de lado sensações e sentimentos. Foi Kant quem usou pela 1ª vez o termo. Isso para denominar a sua filosofia transcendental.

Sendo que essa escola filosófica costuma ser associada a René Descartes. Isso porque, Descartes defendia a razão humana. No entanto, foi Hegel quem caracterizou o racionalismo como corrente filosófica. 

Enfim, alguns grandes pensadores desta corrente foram:

Continue lendo após a publicidade
  • René Descartes
  • Spinoza
  • Giambattista Vico
  • Leibniz

5- Empirismo

O empirismo é muito usado na ciência moderna, sobretudo nas disciplinas exatas. Em síntese, no empirismo, são os sentidos que revelam a verdade.

Logo, a razão é posta de lado. Ou seja, é o contrário da ideia do racionalismo. Portanto, a ideia é que o conhecimento é construído apenas na base da experiência. Enfim, os seus principais expoentes são:

  • Popper
  • Lock
  • Hume
  • Kant

6- Pragmatismo

O pragmatismo crê que a verdade de uma ideia deve ser verificada tendo como base a sua utilidade. Ou seja, é uma visão bem prática, daí o seu nome. Sendo que essa foi a primeira corrente filosófica criada nos EUA.

As outras listadas acima tiveram sua origem na Europa. A tríade de pensadores mais famosa dessa corrente foram: Pierce, John Dewey e William James.

Continue lendo após a publicidade

7- Correntes filosóficas: fenomenologia

A ideia dessa corrente é buscar ir além da superfície, até a consciência da natureza. Isto é, o intuito é analisar o fenômeno. Os seus pensadores mais famosos foram: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty.

8- Existencialismo

O ponto central dessa corrente é a ideia de que não existe origem. Logo, todas as pessoas são livres para fazer suas próprias escolhas e lidar com as consequências delas. Os seus maiores pensadores foram Sartre e Kierkegaard.

9- Pós-modernismo

Esta é tida como a mais recente e aberta corrente filosófica que existe. Isso porque, ela foi criada para quebrar o paradigma da filosofia “moderna”.

Sendo que ela é tida por muitos como uma filosofia que zomba de si mesmo. Enfim, alguns dos seus grandes pensadores foram:

Continue lendo após a publicidade
  • Nietzsche
  • Wittgenstein
  • Thomas Kuhn
  • Michel Foucault
  • Jacques Derrida

10- Correntes filosóficas: psicologismo

É um movimento filosófico que surgiu na Alemanha no século XIX.

Nessa época, a filosofia foi para caminhos opostos ao caráter sistêmico e abstrato do pensamento de Hegel. Sendo que ela instituiu uma busca pelo que era real e concreto.

11- Neocristianismo

Por fim, a última dentre as correntes da nossa lista é o neocristianismo. Ela retorna a filosofia crítica kantiana para fundamentar os seus conceitos. 

Esta corrente surgiu na Alemanha em meados do século XIX e deu origem a algumas das principais manifestações da filosofia contemporânea.

Continue lendo após a publicidade

Dessa forma, foi a partir do neocristianismo que a filosofia passou a focar na crítica sobre a ciência para encontrar condições que a tornem válidas.

Enfim, gostou de aprender quais são as correntes filosóficas? Então confira também: senso comum; o que é ética; para que serve a filosofia; Conhece-te a ti mesmo; o que é heresia; o que foi a arte grega; e, por fim, o que é Ciência – O que é, quando surgiu e qual sua importância

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments