Língua Portuguesa

Estória ou história? Forma certa de uso, diferenças e significados

Estória e história existem na Língua Portuguesa. Porém, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, apenas uma dessa palavras é necessária.

Continue lendo após a publicidade

História, estória, história. Ufa! São tantas formas de escrita que acabamos ficando confusos com a Língua Portuguesa. Mas, não se preocupe que vamos explicar qual forma é mais adequada e qual o momento certo para usar cada uma.

Pois bem, a forma aceita na norma culta é história, sendo a mais usada socialmente. Porém, a palavra estória também existe, está correta e aparece no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Entretanto, a palavra não é unanimidade entre os conhecidos da língua.

Assim, por não ser muito usada, alguns acreditam que a utilização de estória não seja necessário. Isso porque, história consegue abranger os dois significados que a língua impõe. Vamos entender!

Diferença entre história e estória

Em síntese, a diferença entre as duas formas de escrita é bem simples e as duas possuem origem na palavra grega historía. Porém, a palavra estória também sofre influência da palavra inglesa story. Curiosamente, o termo estória é mais antigo que sua palavra prima.

Continue lendo após a publicidade

Ao passo que estória foi registrada em Portugal no século XIII, o mesmo só veio a acontecer com história no século seguinte. Porém, como sinônimo perfeito da segunda, o primeiro termo caiu em desuso. Dessa forma, estória sobrevive apenas como uma peculiaridade brasileira.

Estória ou história - Qual a forma certa? Entenda a diferença e exemplos
Fonte: Tri Curioso

Dessa forma, o termo estória é utilizado para falar de literatura, ou seja, de contos, fábulas e etc. Enquanto isso, o termo história é utilizado para se referir à acontecimentos históricos reais, não fictícios.

Assim, confira os exemplos:

  • A história do Brasil se inicia com a chegada dos portugueses e vai até aos dias atuais.
  • Filha, hoje vou contar a estória da princesa inteligente e do príncipe sapinho.

Porém, é importante se atentar ao fato de que a Academia Brasileira de Letras tornou, em 1943, o uso de história o termo oficial para se referir às ações históricas ou ficcionais. Portanto, o termo história passou a servir para ambas utilizações.

Continue lendo após a publicidade

Ademais, segundo o escritor Sérgio Rodrigues, a fronteira entre os dois vocábulos é fluida demais. Logo, é compreensível que os professores sugiram o uso exclusivo de história. Afinal, como dito pelo próprio Rodrigues, a história bem expressada é cheia de estórias, e vice-versa.

Inicial maiúscula ou minúscula?

Há ainda uma outra diferenciação que pode ser feita em relação à palavra história. Desta forma, qual a diferença quando nos deparamos com o H maiúsculo e minúsculo. Pois bem, entenda.

Em resumo, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, responsável por padronizar a ortografia da língua portuguesa e válido desde janeiro de 2009, o uso da letra maiúscula em história se tornou opcional.

Sendo assim, o termo certo é história para se referir à disciplinas ou à ciência. Dessa forma, poderá também, ser escrito com a inicial maiúscula.

Continue lendo após a publicidade

Estória ou história - Qual a forma certa? Entenda a diferença e exemplos

Porém, quando se referir à contos e narração, a inicial é sempre minúscula. Logo, observe os exemplos:

  • Vamos para a aula de história? (disciplina)
  • Vamos para a aula de História? (disciplina)
  • Mãe, você pode ler uma história para mim? (história de ficção)
  • Você conhece a história do Menino Maluquinho? (história de ficção)

Gosta de matérias sobre português? Então, não perde tempo e confere também as matérias sobre Aonde e onde – Entenda a diferença, situação em que usar e exemplosPôr do sol ou pôr-do-sol? Qual a maneira certa de escrever?

Fontes: Duvidas de Português, Escola Kids, Exame, Português, Veja.

Continue lendo após a publicidade

Bibliografia:

  • LETRAS, Academia Brasileira de. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 2009. Disponível em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario.
  • PATI, Camila. História ou estória, qual é o certo? 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/historia-ou-estoria-qual-e-o-certo/.
  • RODRIGUES, Sérgio. História x estória, um conflito histórico. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/historia-x-estoria-um-conflito-historico/

Fonte imagem destaque:  Educação e Transformação

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments