História

Faixa de Gaza, o que é? Contexto histórico, origem e conflitos

Conhecida principalmente pelos conflitos entre Israel e Palestina, a Faixa de Gaza é uma estreita região localizada no Oriente Médio.

Continue lendo após a publicidade

Faixa de Gaza é uma estreita região localizada no Oriente Médio, conhecida principalmente pelos conflitos entre Israel e Palestina. O território faz fronteira com o Egito e Israel e as pessoas que vivem neste local enfrentam intensas dificuldades, como falta de produtos básicos, comida e remédios. 

Em 1967, o território da Faixa de Gaza fazia parte de Israel, que tomou o território após a Guerra dos Seis Dias. Em seguida, em 2005, a região foi entregue aos palestinos para compor o então Estado da Palestina

Entretanto, nem todo o território ficou sobre domínio dos palestino, que ainda possuem fronteiras, territórios marítimos e aéreos de Gaza dominados pelos israelenses.

Além disso, a tensão entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza se intensificou, após o grupo islâmico Hamas assumir o controle da região, em 2007. Com isso, os palestinos passaram a conviver com restrições absurdas, como os cortes de energia e incansáveis crises econômicas. 

Continue lendo após a publicidade

Origem da Faixa de Gaza

A Faixa de Gaza foi criada entre 1948 e 1949, após a Palestina ser separada em três partes: Cisjordânia, Estado de Israel e Faixa de Gaza. Inicialmente, a cidade de Gaza era uma região que fazia parte do Império Otomano. 

Faixa de Gaza, o que é? Contexto histórico, origem e conflitos
Folha de São Paulo

Porém, com o fim da Primeira Guerra Mundial, o território de Gaza passou a ser dominado pela Inglaterra. Logo após a criação do Estado de Israel, os palestinos foram obrigados a procurar refúgio em outras regiões, sendo a Faixa de Gaza uma das opções. 

Em 1950, o Egito passou a dominar o território de Gaza, que foi perdido para Israel em 1967, após a Guerra dos Seis Dias. Com o fim do conflito, diversas regiões foram incorporadas ao território egípcio, incluindo a Faixa de Gaza. 

Geografia e demografia

A Faixa de Gaza é um território que faz fronteira com o Egito – extensão de 11 km – e Israel – com extensão de 51 km. O clima predominante é o árido e o território palestino é banhado pelo Mar Mediterrâneo. 

Continue lendo após a publicidade
Faixa de Gaza, o que é? Contexto histórico, origem e conflitos
G1

As principais cidades que compõem a região são: Beit Hanoun, Beit Lahia, Deir al-Balah, Gaza, Jabalia, Khan Yunis, Rafa. Além disso, a Faixa de Gaza é composta pelas seguintes características: 

  • Extensão territorial: 365 km²
  • Número de Habitantes: 1,7 milhões
  • Idioma: Árabe
  • Moeda: Novo Shekel Israelense

Em relação à população, o território palestino da Faixa de Gaza é composto por uma das populações mais jovens do mundo. A região também concentra um grande número de habitantes, visto que o território é bastante estreito. 

Por conta do constante crescimento, a Faixa de Gaza possui uma das maiores taxas de crescimento demográfico do mundo, ocupando a sétima posição no ranking mundial. 

Como a maior parte dos habitantes do território é de palestinos, a religião que predomina é o Islamismo. Porém, também existem adeptos do Judaísmo, devido aos habitantes israelenses. 

Continue lendo após a publicidade

Conflitos na Faixa de Gaza

Em síntese, o conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza já perdura por anos, tendo como principal motivação a disputa por território. Isso porque, a Palestina acredita que a região faz parte de seu território, enquanto os israelenses afirmam o contrário. 

El País

Além dos conflitos políticos, as divergências religiosas também são intensificadoras dos conflitos entre ambos os países, que também disputam a posse de água do rio Jordão. 

Apesar dos intensos conflitos que ocorrem na Faixa de Gaza, nenhuma alternativa proposta pelos países membros da Organização das Nações Unidas surtiu efeito. Assim, Israel e Palestina seguem disputando territórios e liderança religiosa na maior região conflituosa do mundo. 

Por fim, por conta dos incansáveis conflitos, milhares de civis já perderam a vida. Além disso, a população que vive na Faixa de Gaza enfrenta crises de pobreza, falta de alimentação, infraestruturas precárias, falta de saneamento básico e escassez de água

Continue lendo após a publicidade

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Trégua de Natal e qual o contexto histórico do Domingo Sangrento.

Fontes: G1, Toda Matéria, Info Escola e Brasil Escola

Imagens: Veja, Folha de São Paulo, G1 e El País

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments