Geografia

Favela: o que é, origem do termo, características e estereótipos

As favelas existem em todos os lugares do mundo, e podem ter diversos nomes diferentes. Conheça a origem desses aglomerados de habitações e a sua história.

Continue lendo após a publicidade

Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios, que contam com no mínimo 51 unidades. Geralmente, esse aglomerado de residências ocupa, de forma desordenada, algum terreno de propriedade, seja ela pública ou particular. Desse modo, devido a falta de planejamento, geralmente não contam com acessos fáceis a serviços públicos essenciais.

No Brasil, as favelas são consideradas uma espécie de bairro popular. Assim, uma das principais características desses aglomerados, é a precariedade das casas, ondem faltam infraestrutura adequada, e sobra informalidade. Além disso, as favelas também são vistas como consequência direta do déficit habitacional do país, além da má distribuição de renda.

Contudo, o que chamamos de favela aqui no Brasil, também é conhecido como bairro de lata em Portugal, caniço em Moçambique, ou musseque na Angola. Assim sendo, esses conjuntos habitacionais podem ser encontrados em todos os lugares do mundo.

Portanto, hoje vamos conhecer mais sobre o que é favela, sua origem e as principais delas aqui no Brasil. Vamos lá.

Continue lendo após a publicidade

Conceito de Favela

Esses conjuntos habitacionais, nasceram a partir do acumulo de pequenas moradias levantadas em locais irregulares. Dessa forma, cresceram desordenadamente e sem nenhum planejamento, até alcançar a dimensão de um bairro comum.

As favelas cresceram exponencialmente através dos chamados “barracos”. Esses que foram sendo construídos uns ao lado dos outros, ou até mesmo em cima uns dos outros. Desse modo, esses barracos foram sendo divididos por pequenas vielas. E isso que dificultou a possibilidade de acesso a saneamento básico. Além do acesso à luz, água, hospitais, escolas e outros serviços básicos.

Por consequência disso, não é difícil perceber como as condições de vida dentro das favelas são desfavoráveis. Portanto, a falta de conforto e a precariedade das casas, aliadas ao descaso e falta de assistência, por parte das autoridades e da sociedade civil, torna a vida do morador desses locais uma vivência bastante conturbada e repleta de desafios.

Favela – O que é, conceito, origem e favelas no Brasil

Continue lendo após a publicidade

No entanto, a partir da década de 1980, as favelas passaram por um avanço no quesito urbanização. E isso de fato trouxe alguma melhora à estrutura desses aglomerados. Embora ainda tivesse muito o que ser melhorado, esse avanço popularizou o termo “comunidade”, como uma tentativa de afastar um pouco a conotação negativa do uso da palavra favela.

Um fato sobre esses conjuntos habitacionais, é que algumas delas cresceram tanto, que hoje são mais populosas do que muitas capitais do mundo. Como por exemplo:

  • A favela de Kibera, no Quênia, que tem cerca de 2,5 milhões de habitantes;
  • A      ”     de Neza, no México, com algo em torno de 4 milhões de habitantes.
  • A favela de Maharashtra, na Índia, com uma população estimada em 19 milhões de habitantes, fazendo dela a maior favela do mundo.
Maharashtra, na Índia.

Origem do Termo Favela

Quanto a origem do nome favela, há uma história bastante interessante por trás. Durante a Guerra de Canudos, os soldados levantaram o seu acampamento em morros próximos aos campos de batalhas. Assim, um desses morros se chamava Morro da Favela. Isso devido ao nome de uma planta homônima típica da região.

Sendo assim, após esse evento, muitos militares que voltaram da guerra, tiveram a permissão para instalarem-se em habitações precárias. Um desses locais, e que merece destaque foi o Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Continue lendo após a publicidade

Desse modo, os soldados construíram casas sem qualquer preocupação imobiliária. Essas que eram bastante parecidas com as construções realizadas no Morro da Favela. Portanto, o apelido pegou, e assim, o morro onde eles instalaram-se ficou conhecido como Morro da Favela.

Por isso, a partir da década de 1920, o termo favela tornou-se associável a qualquer tipo de moradia que fosse construída de forma simples e precária.

Favela – O que é, conceito, origem e favelas no Brasil
Divisão de artilharia na Guerra de Canudos. Atrás, o Morro da Favela.

Como surgiram as Favelas?

As primeiras favelas do Brasil, surgiram no final do século XIX e início do século XX, em decorrência de vários fatores. Um deles, foi a política governamental instaurada no Rio de Janeiro, que tinha o intuito de eliminar do centro da cidades, as moradias mais precárias. Desse modo, transferiu os cidadãos de baixa renda para as regiões mais afastadas.

Portanto, o êxodo rural, que acelerou a urbanização e a industrialização, também teve papel decisivo no surgimento das primeiras favelas do país.

Continue lendo após a publicidade

Favelas no Brasil

Uma das favelas de maior destaque no Brasil, é a favela da Rocinha, que fica localizada no morro Dois Irmãos, na cidade do Rio de Janeiro. Essa é a maior favela do país, e o número de habitantes ultrapassa os 70 mil, além de ser a mais popular.

A Rocinha já tornou-se um dos principais pontos do Brasil, conhecida internacionalmente. Ela fica próxima a um dos bairros mais famosos da cidade, e acaba chamando a atenção de turistas do mundo inteiro. Contudo, a preocupação constante com o tráfico de drogas é muito grande.

Rocinha, maior comunidade do país.

Superando os Estereótipos

Apesar disso, enxergar a favela apenas como um local de violência e criminalidade, significa restringir todas as suas características a um único aspecto negativo. Uma vez que existe violência e criminalidade também em outros espaços.

Desse modo, por não conhecerem a realidade dessas comunidades, muitas pessoas tendem a construir preconceitos e julgamentos. Tudo isso baseado em suposições que não condizem com todas as pessoas que vivem lá. Então, para elas é como se todo “favelado”, possuísse características comuns a todos os outros moradores. Assim como se não tivessem sua própria individualidade.

Continue lendo após a publicidade

Mas, a verdade é que há muitas pessoas que moram em favelas apenas por necessidade ou falta de opção. Contudo, apesar de que muitos desses espaços tenha suas limitações, muitas pessoas têm orgulho de sua origem, e de viver em uma favela.

Favela – O que é, conceito, origem e favelas no Brasil

E então, o que achou dessa matéria? Aproveite também para conhecer quem foi Marielle Franco.

Fontes: Brasil Escola, Mega Curioso, Voz das Comunidades

Continue lendo após a publicidade

Bibliografia:

  • RIBEIRO, Amarolina. “Contrastes nas favelas”; Brasil Escola.
  • MARIN, Jorge. VOCÊ SABE QUAL A ORIGEM DA PALAVRA ‘FAVELA’?; Mega Curioso. 2019.
  • PEDRO, João. A Origem das favelas no Brasil; Voz das Comunidades. 2015.

Fonte Imagem Destaque: Agência Envolverde

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments