Biologia

Folhas: Partes das folhas, principais tipos, anatomia e funções

As folhas são órgãos vegetais. Elas têm tipos variados e são responsáveis pela alimentação das plantas e pela liberação de oxigênio.

Continue lendo após a publicidade

É lindo ver as folhas caindo aos montes quando o outono chega e, também, quando ficam verdes após um dia de chuva. Pois bem, ela é caracterizada como um órgão vegetal. Assim, são parte das plantas terrestres e são responsáveis pela fotossíntese.

Além disso, desempenham papel importante na sobrevivência dos seres vivos, liberando oxigênio na atmosfera. Desta forma, elas podem se dividir em partes e tipos.

Contudo, o crescimento de uma folha é limitado e, geralmente, possui a coloração verde. Assim, como sendo um órgão, ela é formada por tecidos de revestimento, além do sistema fundamental e do sistema vascular.

Partes das folhas

Folhas - Conheça os principais tipos, quais são as partes e características
Fonte: Professora Evelyn Paz

As partes se dividem em limbo, pecíolo, estípula e bainha. Porém, por mais que possuam quatro partes distintas, a estrutura de cada uma pode variar. Assim, temos:

Continue lendo após a publicidade
  • Limbo – é a parte mais evidente da estrutura, o que denominamos folha propriamente falando;
  • Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule.
  • Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo.
  • Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.

Principais tipos

Para que uma folha seja considerada completa deve apresentar limbo, pecíolo e bainha. Desta forma, são classificadas de acordo com a presença ou não dessas características. Assim, uma folha que não apresente os três componentes é considerada incompleta.

Folhas - Conheça os principais tipos, quais são as partes e características
Fonte: Elo 7

Nesse sentido, os tipos de folhas se dividem em dois grupos. Assim, existem as simples que apresentam um limbo e são mais comuns e as folhas compostas. Neste caso, as compostas apresentam o limbo dividido e o resultado da divisão é denominado folíolos.

Folhas - Conheça os principais tipos, quais são as partes e características
Fonte: SlydePlay

De acordo com a botânica as folhas se classificam de duas formas: de acordo com o limbo ou pela disposição dos folíolos. Assim, temos:

Imparipenadas e Paripenadas

"Folhas

Continue lendo após a publicidade

Imperipenadas e Paripenadas são, neste caso, o número de folíolos que a folha apresenta é ímpar ou par, respectivamente. Um exemplo é o trevo de quatro ou três folhas.

Palmadas ou Digitadas

Um Como

Palmadas ou digitadas são o tipo em que todos os folíolos surgem de um mesmo pecíolo, como nas samambaias.

Recompostas

Public Domain Pictures

São quando os folíolos se dividem em outros folíolos. É interessante destacar que dentro das folhas recompostas há presença de nervuras. Assim, é possível observar pelas subdivisões presentes no limbo. Dessa maneia, dependendo do número de nervuras presente, ela pode ser classificada em três tipos:

  • Uninérvea – a folha apresenta apenas uma nervura, tal como a da palmeira.
  • Paralelinérvea – a folha reúne diversas nervuras distribuídas de forma paralela, tal como a do milho.
  • Peninérvea – a folha apresenta uma nervura principal de onde surgem outras nervuras, tal como a das rosas.

Anatomia e função da folha

As folhas possuem processo de transpiração e respiração, atuam como repelente contra herbívoros e contam com tecidos de revestimento. Assim, elas apresentam epiderme que podem se dividir em duas faces,  adaxial (em cima) e abaxial (embaixo).

Continue lendo após a publicidade
Folhas - Conheça os principais tipos, quais são as partes e características
Fonte: Mestre Sabe

A respiração das plantas é possível porque a folha possui estômatos, além de outros elementos que auxiliam nesse processo. Além disso, a fotossíntese realizada pelas folhas ocorre apenas na presença de luz. Assim, a respiração acontece dia e noite, sem se interromper pelo processo de fotossíntese.

A folha possui diversas funções. Desta maneira, são essenciais na alimentação e abrigo de alguns animais. Além disso, a ciência também utiliza folhagens em medicamentos e cosméticos.

Gostou de conhecer sobre um pouco sobre as folhas? Então, aproveita pra conferir essa outra matéria sobre os Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades

Fontes: Toda Matéria, Cola da Web, Mundo Educação

Continue lendo após a publicidade

Fonte imagem destaque: Jovens Pesquisadores

Imagens: Um Como, Public Domain Pictures, Giuliana Flores

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments