Principal » Geografia » Gases do efeito estufa, o que são? Definição e principais gases

Gases do efeito estufa, o que são? Definição e principais gases

Gases do efeito estufa são gases que absorvem os raios do sol e os redistribuem em forma de radiação infravermelha na atmosfera.

Gases do efeito estufa, o que são? – Definição e principais gases

Gases do efeito estufa são substâncias que absorvem os raios do sol, redistribuindo-os em forma de radiação na atmosfera do planeta. A emissão desses gases acaba contribuindo para o efeito estufa, que age na Terra aumentando as temperaturas de forma desenfreada.

A atmosfera da Terra é composta por elementos diferentes que interagem de maneira harmônica. Nesse sentido, temos Nitrogênio (78,1%), vapor de água (0 a 4%), Argônio (0,93%), Dióxido de Carbono (0,3%), Oxigênio (21%), Néon (0.002%), Hélio (0.0005%) e Metano (0.0002%).

Todavia, quando há alguma interferência neste equilíbrio natural, seja pela emissão desenfreada de gases do efeito estufa ou até mesmo pela sua redução, o planeta também sofre as consequências. Isto porque são estes elementos que determinam a temperatura da Terra.

O que são gases do efeito estufa?

Os gases do efeito estufa são gases presentes na atmosfera terrestre, que agem ao absorver os raios do sol. Do mesmo modo, acabam redistribuindo esses raios em forma de radiação infravermelha na atmosfera. Dessa forma o planeta é aquecido e esse fenômeno é conhecido como efeito estufa.

O efeito estufa age aquecendo o planeta.

O efeito estufa tem esse nome por funcionar realmente como uma estufa. Neste processo, os gases do efeito estufa acabam exercendo o papel do vidro de uma estufa qualquer. Todavia, o espectro solar emitido pelo Sol tem radiação luminosa (luz) e radiação calorífica (calor).

Por sua vez, as radiações luminosas possuem comprimento de onda pequeno e atravessam a atmosfera, enquanto que as radiações caloríficas, em que se destacam as radiações infravermelhas, possuem grande comprimento de onda e acabam tendo dificuldade para atravessar a atmosfera. Nesse sentido, essa radiação é absorvida pelos gases do efeito estufa.

Principais gases do efeito estufa

Os principais gases do efeito estufa presentes na atmosfera são: CO2, CH4, N2O, O3, CFCs e vapor d’ água:

Co2

O dióxido de carbono é um dos gases do efeito estufa e tem aparência liquefeita, incolor, inodoro, não inflamável, solúvel em água é conhecido como o principal fator para o aquecimento global. Estudos apontam que ele está presente em 78% das emissões humanas e representa 55% da emissão total de gases no mundo.

Exame.

Todavia, o dióxido de carbono é resultado da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), das queimadas e desmatamentos que aos poucos destroem os reservatórios naturais que absorvem o CO2 na natureza.

CH4

Outro na lista de gases do efeito estufa, o metano é responsável por até 20% do efeito estufa no globo, como também é um componente primário do gás natural. É produzido naturalmente em processos provenientes dos pântanos, de atividades térmicas e dos oceanos.

Agência Brasil.

Todavia, em um processo humano, metade de todas as emissões deste gás do efeito estufa tem origem na atividade agrícola. Também é encontrado no estômago de bovinos e ovinos e nos depósitos de excrementos usados como adubo e em plantações de arroz.

Gases do efeito estufa – N2O

O óxido nitroso tem 6% de participação no processo do efeito estufa, sendo liberado por micro-organismos no solo. O aumento da concentração deste gás é resultado do uso de fertilizantes, da queima de biomassa e do desmatamento, além das emissões de combustíveis fósseis.

Correio Braziliense.

O3

O ozônio não é emitido pela ação humana, sendo assim um poluente secundário, formado por reações com outros poluentes que estão na atmosfera.

Todavia, este gás contribui em 8% para intensificação do efeito estufa, sendo formado na baixa atmosfera, por estímulos solares. É encontrado em usinas termoelétricas, em veículos, solventes e queimadas.

Gases do efeito estufa, o que são? Definição e principais gases
Camada de ozônio e a influência dos gases na atmosfera.

CFCs e Vapor d’ água

Utilizados em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e aerossóis, os clorofluorcarbonos, como são conhecidos, são gases responsáveis por até 20% do efeito estufa.

Em outras palavras, eles reagem com o ozônio na estratosfera, contribuindo para aumentar o buraco na camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioletas (UV).

Gases do efeito estufa, o que são? Definição e principais gases
Desodorantes aerossóis são grandes vilões.

Todavia, o vapor d’ água é o principal motivo para o aquecimento natural do planeta. Presente na atmosfera, esse vapor age absorvendo uma parte da radiação emanada pela Terra.

Então, o que achou da matéria sobre Gases do Efeito Estufa? Se gostou, leia também: Acordo de Paris, o que é? Objetivo, metas e países participantes.

Fontes: Ecycle, Cetesb SP, Brasil Escola, Info Escola

Imagens: Ticket Log, Aprova Detran, Exame, Agência Brasil, Blog Paiva Netto, Revista Saúde

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.