Geografia

O que são Hemisférios? Entenda as coordenadas geográficas

Hemisférios são divisões feitas pelas linhas imaginárias do Equador e de Greenwich, sendo a Terra formada por quatro hemisférios distintos.

Continue lendo após a publicidade

Se você reparar o mapa geográfico da Terra, perceberá que ela é formada por diversas linhas que cortam o Planeta na vertical e na horizontal. Essas linhas imaginárias indicam os paralelos e os meridianos. Ou seja, localidades que ligam os polos geográficos da Terra e os pontos referentes à linha do Equador e separam o planeta em hemisférios.

Sendo assim, de forma geral, o termo “hemisfério” se refere à divisão de uma esfera ou bola. No caso da Terra, existe o hemisfério Norte (conhecido como setentrional ou boreal) e hemisfério Sul (também chamado de austral ou meridional).

Enquanto a linha do Equador determina os polos Norte e Sul, os hemisférios ocidental e oriental são marcados pelo Meridiano de Greenwich. Neste sentido, as distâncias traçadas que levam em consideração a linha do Equador, ou seja, os paralelos, são denominadas de latitudes. Os graus são responsáveis por indicar a latitude.

Além do Equador, existem outros pontos importantes marcados pela latitude. Os paralelos do Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, além do Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico são alguns exemplos. Só para ilustrar, Capricórnio atravessa dez países e o Equador treze.

Continue lendo após a publicidade

Divisão dos hemisférios

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Coordenadas geográficas da Terra.

Os hemisférios Norte e Sul dividem-se por meio da linha do Equador. Dessa forma, são pontos geográficos que marcam a Terra de leste a oeste, no sentido horizontal.

A linha do Equador, neste caso, é também chamada de latitude, sendo expressa em graus, e marca os paralelos. Além disso, os trópicos também são marcações importantes da latitude.

Sendo assim, o hemisfério Norte é composto pela América do Norte, América Central, Europa, Ásia continental e um pedaço da Oceania. Mas, parte da América do Sul e uma porção da África também fazem parte do hemisfério Norte.

Visto isso, na parte sul do hemisfério, estão concentrados as ilhas do sul da Ásia, Austrália, Antártica e parte da Oceania.

Continue lendo após a publicidade

Visto isso, o hemisfério Norte possui as seguintes características:

  • As maiores extensões territoriais estão no hemisfério Norte (Rússia, Canadá, China e Estados Unidos);
  • É formado pelos continentes da América do Norte, América Central, parte da América do Sul e do continente africano, além da Europa e Ásia;
  • Os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico estão no hemisfério Norte.

Já o hemisfério Sul, também chama-se meridional, e possui a seguinte formação:

  • Parte sul do continente Americano, parte da África, Indonésia, Oceania e Antártida.

Hemisfério Ocidental e Oriental

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Divisão do mundo em polos Ocidental e Oriental.

Já os hemisférios Oriental e Ocidental são demarcados pelo Meridiano de Greenwich. Ou seja, chamado de longitude, o meridiano delimita os polos geográficos da Terra. A longitude, aliás, é a distância medida em graus, podendo variar de 0 a 180º graus de leste a oeste dos hemisférios.

Portanto, por meio da longitude e da latitude, é possível identificar qualquer localização do mapa geográfico. Isso porque são analisadas as coordenadas geográficas, levando em consideração as linhas imaginárias. Assim, os paralelos e meridianos fazem a divisão geográfica de todo o Planeta.

Continue lendo após a publicidade

Você sabia?

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Norte e Sul dividem-se pela linha do Equador.

O Brasil se encontra no hemisfério Ocidental, conhecido apenas como Ocidente. Além disso, o território brasileiro também está presente nos hemisférios Norte e Sul. No caso do hemisfério Norte, a porção é de apenas 7% das terras brasileiras. Todo o resto, 93%, se encontra na parte Sul.

Além dos hemisférios, o Brasil também é cortado por outras linhas imaginárias. A linha do Equador e o Trópico de Câncer, por exemplo, estão sobre o território brasileiro. No mapa geográfico é possível ver que a linha do Equador passa pelos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

Já o Trópico de Capricórnio está traçado sobre os territórios do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, região sudeste do país. Portanto, é possível notar que três hemisférios terrestres fazem parte do Brasil, sendo o hemisfério Norte (Setentrional), o Sul (Meridional) e o Ocidental (Oeste).

Embora essas linhas imaginárias delimitem regiões climáticas da Terra, bem como fauna e flora, elas também servem como indicador de desigualdade. Normalmente, chamam os países abaixo da linha do Equador de subdesenvolvidos, enquanto aqueles acima consideram-se desenvolvidos.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, isso não é uma regra. Afinal, o México, país que integra a América Latina e localiza-se no hemisfério norte, continua sendo alvo de preconceitos e associado à violência e criminalidade.

O que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e confira também quais são as características do Oriente Médio e como é formada a Camada de Ozônio.

Bibliografia:

  • MORAES, Paulo Roberto (2011). Geografia geral e do Brasil (ISBN 9788529403959) 4 ed. São Paulo: HARBRA. p. 17. 721 páginas.
  • SITOIE, Carlitos Luís. TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO E LINHA DO EQUADOR COM A SOMBRA ZERO. Revista Terceira Margem Amazônia, [S.L], v. 5, n. 13, p. 165-178, dez. 2019. Semestral. Disponível em: http://www.revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/view/314/221.
  • BARTOLOMÉ, Mariano. LA CRIMINALIDAD ORGANIZADA, UN SEVERO PROBLEMA DE SEGURIDAD PARA EL HEMISFERIO. Hemisferio, [S.L], v. 3, p. 68-90, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/5ewzb8x4.

Próxima página »

Comentários

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments