Geografia

Movimento da Água – Ondas, marés e correntes marítimas

O movimento da água ocorre a todo tempo e se manifesta de diversas formas, podendo ser através de ondas, marés ou correntes marítimas.

Continue lendo após a publicidade

Conhecidos como imensas porções de água salgada, os oceanos são responsáveis por cobrir a maior parte da superfície terrestre. No entanto, ao contrário do que possa parecer, essa imensidão líquida não permanece parada. Na verdade, existe o chamado movimento da água, o qual resulta em ondas, marés e correntes marítimas.

Enquanto as ondas são bastante conhecidas e as mais notáveis entre o movimento aquático, as marés são mais discretas, porém ocorrem diariamente.

Já as correntes marítimas, ocorrem em porções menores de água e são responsáveis pela manutenção de características oceânicas como cor, salinidade e temperatura.

Apesar de soarem semelhantes, essas manifestações do movimento da água contam com suas próprias especificidades.

Continue lendo após a publicidade

Dessa forma, logo abaixo é possível encontrar detalhes sobre ondas, marés e correntes marítimas e sua importância para a atuação do movimento aquático.

Ondas, a oscilação do movimento aquático

Em suma, as ondas são resultado do movimento do vento sobre a superfície oceânica. De acordo com a física, uma onda é uma perturbação oscilante no espaço e periódica no seu tempo.

Ondas são resultado do movimento eólico sobre a superfície da água

Logo, apesar de atingirem elevadas alturas em mar aberto, as ondas oceânicas tendem a diminuir ou se quebrar quando se aproximam do litoral.

Só para ilustrar, o Havaí é reconhecido por suas elevadas ondas. Ali o movimento da água resulta em oscilações que chegam a superar 10 metros de altura, recebendo o título de ondas gigantes.

Continue lendo após a publicidade

Marés, o movimento de avanço e recuo da água

Assim como mencionado acima, as marés realizam um movimento diário de avanço e recuo. Enquanto as ondas são influenciadas pelo movimento eólico, as marés são um fenômeno resultante das forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre o planeta Terra. Dessa forma, existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar.

Movimento da Água - Ondas, marés e correntes marítimas
Marés são caracterizadas pelo avanço e recuo da água

A maré alta ou preamar ocorre quando as águas oceânicas avançam. Em contrapartida, a maré baixa ou baixa-mar é o movimento de recuo da água.

Esse fenômeno gravitacional ocorre em períodos que duram cerca de seis ou doze horas. Ademais, o nível elevado das águas é denominado cheia ou fluxo, e sua diminuição refluxo ou vazante.

Curiosamente, o movimento das marés afeta a rotação da Terra. Sempre que entra em contato com a superfície continental, esse movimento aquático cria um efeito de perda de velocidade do movimento do planeta.

Continue lendo após a publicidade

Correntes marítimas, deslocamento de massas menores de água

As correntes marítimas, por sua vez, são menos notáveis que as ondas e marés no movimento aquático. Isso ocorre porque as mesmas consistem no deslocamento de massas menores de água.

Assim como as ondas, o movimento das correntes marítimas é resultado da ação dos ventos, porém também sofrem interferência da rotação da Terra.

Os movimentos das correntes marítimas variam de acordo com sua localização

Dessa forma, o movimento das correntes marítimas pode variar de acordo com o hemisfério no qual se encontram. Assim, no hemisfério Norte, as correntes seguem no sentido horário e no hemisfério Sul o deslocamento se dá no sentido anti-horário.

Ademais, há dois tipos de correntes marítimas no mundo: correntes quentes e correntes frias. Enquanto as primeiras são originárias da zona tórrida da Terra – área entre os trópicos de câncer e capricórnio – e seguem em direção às zonas polares, as segundas nascem nas zonas polares e se deslocam para a zona intertropical do globo.

Continue lendo após a publicidade

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Maremoto – Causas, conceitos geológicos e como se originam.

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, PrePara Enem.

Imagens: Silas Baisch, Austin Schmid, Magda B, Toda Matéria.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments