Geografia

O que é economia planificada? Onde ela é praticada?

No sistema de economia planificada, o Estado é centralizador e dita todas as regras de produção e comércio, sendo adotado pelos países socialistas.

Continue lendo após a publicidade

A economia planificada (ou Centralizada ou Centralmente Planejada) é um sistema de economia que tem a produção fiscalizada pelo Estado. É ele que dita os rumos que a economia deverá seguir.

Esse modelo de economia é o aplicado pelo Socialismo e sua finalidade é manter o mercado abastecido.

Igualmente visa assegurar que as necessidades sociais do povo serão mantidas, uma vez que a prosperidade estatal garantirá isso.

Na economia planificada só o Estado é que dita as regras do mercado

Continue lendo após a publicidade

Como se aplica a economia planificada?

O Estado é forte na economia planificada, posto que seu governante decreta uma meta que estipula os limites de produção. Ou seja, o que será produzido, de que forma isso ocorrerá, em que quantidade, para qual pessoa e o preço.

Nada de desnecessário será produzido, pois o Estado sabe exatamente as necessidades do momento e não admite desperdícios.

Quando o governante toma uma decisão da quantidade necessária de produção, ele entrega a matéria-prima que será utilizada. Os produtores trabalham dentro de um plano de metas e confiam plenamente do líder.

Obviamente que, dentro de tamanho controle, o Estado não permite que oscilações de preços sejam praticadas. Ele determina quanto custará aquele que foi produzido, sendo isso uma de suas atribuições legais.

Continue lendo após a publicidade

Quais pontos caracterizam a economia planificada

Pregam os adeptos desse tipo de economia que com ele haverá a redução de desemprego e o suprimimento do necessário.

Além disso prevalecem as empresas estatais, o que elimina qualquer concorrência e portando não há novidade alguma nos produtos. Não há aqui o paradigma econômico existente na economia de mercado.

Os Planos Quinquenais de Stalin

No ano de 1928, a União Soviética adotou o sistema de economia planificada, sendo seus instrumentos econômicos denominados planos quinquenais. Este foram meios de planificar a economia adotados por Stalin. Sua finalidade era instituir prioridades que deveriam ser seguidas pelas indústrias e também agricultores, durante cinco anos.

Na economia planificada só o Estado é que dita as regras do mercado

Continue lendo após a publicidade

Esse modelo econômico foi exportado da União Soviética para a Coreia do Norte, que o aplica até na atualidade. Por muito tempo a China também adotou esses planos, mas os abandonou para aplicar um tipo de economia mista bem-sucedido.

No que diferencia da economia de mercado?

Na chamada economia de mercado, são os investidores do capital privado que impulsionam a economia. O Estado pouco interfere nas dinâmicas do mercado, que por si só estipula suas metas de produção.

Na economia planificada só o Estado é que dita as regras do mercado

Esse é o sistema aplicado no regime capitalista, uma vez que visa o lucro e a ampliação do mercado. Deferente da produção voltada apenas para satisfazer o básico necessitado pelo povo.

Continue lendo após a publicidade

Em oposição ao sistema de economia centralizada, a economia de mercado é também chamada de economia descentralizada.

O que é a economia mista?

O modelo de Economia Mista reúne parte do sistema de economia planificada e parte da economia de mercado. Nela o Estado faz apenas a orientação da economia, só que dono de grandes empresas estratégicas.

Grande parte dos países adotam esse modelo econômico, embora haja atualmente uma febre de privatizações mundiais.

Se você curtiu ler sobre a economia planificada, então não deixe de ler também sobre a verdadeira história por trás do Muro de Berlim.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Toda Matéria, Wikipédia, Info Escola, Significados, Portal IBC, Mundo Educação, Todo Estudo, Conhecimento Geral, Economia.

Fonte das imagens: Fiesp, Lavra PalavraYoutube, BTG Pactual.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments