Língua Portuguesa

O que é foco narrativo? Tipos de narrador e estrutura da narrativa

Foco narrativo é a voz do texto, é o que determina o tipo de narrador que vai narrar os fatos de uma história e se manifesta de três jeitos.

Continue lendo após a publicidade

Foco narrativo é um elemento encontrado em textos narrativos, e, em outras palavras, é o que determina o tipo de narrador presente em uma determinada narrativa. Todavia, em uma história, quem nos conta o desenrolar dos fatos é conhecido como narrador.

Nesse sentido, o foco narrativo se desenvolve a partir da perspectiva pela qual o narrador escolhe relatar como o enredo se desenrola. Por isso é tão importante para um texto conciso e coeso ter o seu foco narrativo bem definido.

Também conhecido como a voz do texto, o foco narrativo pode ser classificado em três tipos. O que significa dizer que o narrador do texto pode apresentar-se como um personagem, apenas como alguém que observa ou como um narrador que já sabe toda a história.

Foco narrativo: tipos de narrador

O foco narrativo é determinado pelo autor, da melhor maneira a se encaixar na história. Nesse sentido atentemos para os tipos de narrador:

Continue lendo após a publicidade

Personagem – todavia, a história é narrada na 1ª pessoa do singular ou do plural e o narrador é um dos personagens da trama.

O que é foco narrativo? Tipos de narrador e estrutura da narrativa
Bibliomundi

Narrador observador – o foco narrativo aqui traz um enredo desenvolvido na 3ª pessoa e o narrador (que conhece a história) está apenas a observar do lado de fora dos acontecimentos da história.

Narrador onisciente – é classificado como um narrador que conhece a história, além de saber informações sobre os personagens em determinados períodos de suas vidas. Todavia, pode ser narrado na 1ª e na 3ª pessoa.

Estrutura dos elementos de uma narrativa

O narrador dá voz ao texto, descrevendo funções e ações que contribuem para o desenvolvimento de uma história. Podendo ou não participar, o foco narrativo pode conferir tanto um grau maior de detalhes ao texto, como pode fazê-lo com poucos detalhes, sendo de suma importância para o seu desenvolvimento.

Continue lendo após a publicidade
O que é foco narrativo? Tipos de narrador e estrutura da narrativa
Projeto Acadêmico

Nesse sentido, a forma estrutural de um texto narrativo é composta por apresentação (ambientação das principais ideias e acontecimentos do texto), desenvolvimento (parte em que os fatos tomam sequência de acordo com a importância para a história), clímax e desfecho ou final.

O texto narrativo é um gênero literário que apresenta alguns elementos em sua estrutura. Esta classificação é responsável por textos em prosa, que contam uma história. Todavia, dentre eles se destacam o romance, a novela, a crônica, o conto, as lendas e outros.

Para um texto narrativo completo, a estrutura básica apresentada envolve a presença de um enredo, um narrador (e um foco narrativo), personagens, o tempo (momento em que a história se desenvolve) e o espaço.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Eu lírico, o que é? Como identificar e diferenças entre narrador e poeta.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Português, Toda Matéria, Escola Kids, Infoescola

Imagens: Oficina de Escrita, Bibliomundi e Projeto Acadêmico 

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments