Principal » Geografia » Triângulo das Bermudas

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região entre a ilha das Bermudas, na cidade de San Juan (Porto Rico) e a cidade de Miami (EUA). Muitas embarcações e aviões já desapareceram neste local.

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região entre a ilha das Bermudas, na cidade de San Juan (Porto Rico) e na cidade de Miami (EUA). Muitas embarcações e aviões já desapareceram neste local.

Dessa maneira, surgiram muitas explicações envolvendo extraterrestres e etc. Mas a ciência nega e tenta explicar os desaparecimentos misteriosos com base em gases e nuvens que afetam os mares.

História do Triângulo das Bermudas

Triângulo das Bermudas é uma área no Oceano Atlântico que forma um triângulo imaginário.

Em resumo, as suas pontas estão na ilha das Bermudas, na cidade de San Juan (Porto Rico) e na cidade de Miami (EUA).

Essa região é muito conhecida pelos mistérios que a envolvem. Isso por causa do desaparecimento de embarcações e aviões nesta área.

O relato sombrio mais antigo sobre o Triângulo das Bermudas foi feito por Cristóvão Colombo. Em resumo, ele afirmou que a bússola não se comportava de forma normal neste local.

Além disso, ele relatou que o local era muito perigoso e aparentava emitir luzes embaixo do oceano.

Contudo, o que realmente fez com que o Triângulo das Bermudas ganhasse uma fama maior, foi um acidente em 1945 onde cinco aviões dos EUA sumiram de forma misteriosa. Desse modo, dezenas de tripulantes morreram.

Posteriormente, em 1951, um avião cargueiro dos EUA desapareceu na região sem emitir nenhum sinal.

Sendo que, em teoria, as condições de voo eram ideais e não houve nenhuma explicação que justificasse o desaparecimento repentino do avião com mais de 50 pessoas.

Com o passar do tempo, houveram outros casos de naufrágios, sumiços e mortes no local. Dessa forma, surgiram várias teorias para explicar o que acontece no Triângulo das Bermudas.

Algumas dessas explicações envolvem raptos por extraterrestres, monstros aquáticos, passagens para outro mundo e afins. Por outro lado, o meio científico busca explicar os fenômenos com base no gás metano.

Em síntese, o gás metano nas águas, como resultado da formação de vulcões submersos nos oceanos, provocaria efeitos sobre as águas e na atmosfera, o que resultaria nos acidentes no local.

Possíveis explicações científicas e naturais

O comportamento estranho dos equipamentos de navegação pode ser explicado pela declinação magnética da região. Além disso, muitos acidentes seriam resultado de erro humano e mau tempo.

Sendo que isso também ocorre em outras regiões. Isso provaria que não existe nada de especial no Triângulo das Bermudas.

No entanto, algumas especificidades foram encontradas na região por meio de estudos da Universidade do Colorado.

Por exemplo, cientistas perceberam nuvens em forma de hexágono que provocam fortes correntes de ar. Isso faz surgir ondas de até 15 metros de altura.

Além disso, existem grandes bolsas de gás que são formadas nesta região. Esse cenário arrasta embarcações e aviões para o fundo do mar. Em resumo, a explicação para o mistério seria a seguinte:

1- No subsolo do oceano, existe metanos estocado como hidrato gasoso. Isso em estruturas como cristais de gelo.

Desse modo, o movimento das placas tectônicas muda a pressão e a temperatura da região, o que transforma o hidrato em gás.

2- O gás metano sobe para a superfície em forma de bolhas. Elas reduzem a densidade da água, o que faz com que os barcos percam sustentação e afundem.

3- Além disso, as bolhas podem liberar o gás na atmosfera. Portanto, a faísca do motor de uma visão que passe pela região bastaria para causar uma explosão.

Explicações sobrenaturais sobre o Triângulo das Bermudas

Muitos barcos e aviões simplesmente desapareceram no Triângulo das Bermudas. Sendo assim, muitas explicações sobrenaturais surgiram.

Por exemplo, muitas pessoas acreditam que as embarcações e os aviões são abduzidos por naves extraterrestres. Existem também as teorias de monstros marinhos que engolem aviões inteiros.

É claro que essas teorias serviram como fonte de inspiração para muitos escritores. Dessa forma, vários livros falam sobre teorias envolvendo o Triângulo das Bermudas.

Um dos escritores que falou sobre a região foi o jornalista norte-americano Vincent Gaddis (1913-1997). Em uma série de artigos para a revista “Argosy“, ele cunhou o termo Triângulo das Bermudas.

Outro escritor que falou sobre a região foi norte-americano Charles Berlitz (1914-2003). Em resumo, no seu livro The Bermuda Triangle, publicado em 1974, ele fala sobre uma possível ligação entre a região e Atlântida.

O mistério do Triângulo das Bermudas

O mistério da região do Triângulo das Bermudas existe há muito tempo.

500 a.C.

Os fenícios foram uma civilização de grandes navegadores que surgiu onde hoje fica a Síria. Eles temiam monstros que se moviam em um oceano de algas.

Atualmente, existem especialistas que acreditam que isso é uma indicação de que os fenícios teriam chegado ao mar de Sargaços. Sendo que essa é uma área infestada de algas e que se estende sobre o Triângulo.

Século XV

Em seu diário de bordo, Cristóvão Colombo mencionou os estranhos acontecimentos na região. Ele relatou o mau funcionamento da bússola e a presença de luzes no oceano.

Século XVIII

No ano de 1790, o barco do espanhol Juan de Bermudez afundou no Triângulo das Bermudas. No entanto, ele conseguiu chegar até a ilha que chamaria Bermudas, por causa do seu sobrenome.

1945

Cinco bombardeiros torpedos dos EUA saíram de Fort Lauderdale, na Flórida, em 1945. Os torpedos tinham 14 tripulantes a bordo e simplesmente desapareceram.

Foi esse acidente que tornou a região do Triângulo das Bermudas mundialmente famosa.

1951

Um avião-cargueiro C-124, da Força Aérea norte-americana, deixou de ser registrado por radares ao sobrevoar o Triângulo das Bermudas.

O avião era um dos maiores aviões de carga do mundo e levava 52 tripulantes.

1963

Em 1963, o navio-cargueiro Marine Sulphur Queen, de 129, 45 metros e com 39 homens a bordo, desapareceu. Sendo que não foi emitido nenhum sinal de socorro e o navio nunca foi encontrado.

1972

Por fim, o último acontecimento misterioso do Triângulo a ter grande repercussão em todo o mundo foi o desaparecimento do cargueiro alemão Anita, de 20 mil toneladas e com 32 ocupantes.

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas

Algumas curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas são:

  • Muitas pessoas acreditam que o Triângulo das Bermudas é o portal para outros mundos.
  • Em 2005 foi lançado o filme “O Mistério do Triângulo das Bermudas”, de Craig R. Baxley. Em síntese, o filme conta a história de cientistas que buscam explicar os fenômenos da região.

Enfim, gostou de aprender sobre o Triângulo das Bermudas? Então não deixe de conferir também o mistério da igreja de Quechula surgiu das águas no México.

Fontes: Toda matéria, Super e Mundo educação.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.