Principal » Matemática » O que é parábola? Diferentes definições e características

O que é parábola? Diferentes definições e características

Parábola é um termo usado para designar uma narrativa que ensina algo complexo, assumindo caráter bíblico. É também uma figura geométrica.

O que é parábola – Definição bíblica e contexto matemático

Parábola é um termo usado para se referir a uma narrativa que pretende ensinar algo complexo. Nesse sentido, uma parábola usa alegorias para transmitir uma lição moral, como é o caso das histórias bíblicas.

Todavia, as parábolas são muito usadas na literatura oriental, e são histórias carregadas por algum simbolismo. Nesse sentido, os elementos da história têm algum significado específico, e elas sempre trazem ensinamentos de vida.

Para a matemática, a parábola é uma figura bastante usada na geometria analítica e consiste em uma curva plana, simétrica e aberta. Assim, na parábola, os pontos se encontram à mesma distância do foco (fixo) e da diretriz (outra reta).

Parábola: definição bíblica

O que é uma parábola? Em algum momento já devemos ter ouvido as histórias de Jesus Cristo na Bíblia. Essas histórias, contudo, eram contadas em forma de parábola, que nada mais é do que uma história contada para ensinar algo complexo.

O que é parábola – Definição bíblica e contexto matemático
Jesus Cristo usava as parábolas para falar aos seus discípulos.

Sendo uma história que ilustra um ensinamento, Jesus contava diversas parábolas para ensinar o evangelho aos seus discípulos e passar a mensagem que queria, por onde estivesse. Dentre as mais conhecidas, estão a do Filho Pródigo e a do Bom Samaritano.

A primeira conta a história de um pai que tinha dois filhos que seguiram caminhos diferentes. Já a segunda, conta a história de um samaritano que ajudou uma pessoa ferida, enquanto todas outras que o viram nada fizeram.

Todavia, Jesus as usou por serem fáceis de lembrar e sempre usarem linguagem fácil de as pessoas entenderem. Como ensinava bastante aos seus discípulos, e muitos deles trabalhavam no campo, Jesus usava o trabalho agrícola como exemplo em várias histórias.

Contexto matemático

No contexto matemático, uma parábola é uma figura geométrica plana. Nesse sentido, ela é o conjunto de pontos em que a distância até uma reta qualquer é a mesma distância a um outro ponto distinto.

Nesse sentido, levando em conta um ponto F e uma reta r no plano cartesiano, o conjunto de pontos contidos entre F e a reta r é conhecido como parábola. Assim, o ponto F é chamado de foco e não deve ser confundido com qualquer um dos pontos da reta r.

O que é parábola – Definição bíblica e contexto matemático
Brainly.

Todavia, a sua representação geométrica é usada em funções do segundo grau, no conteúdo ensinado no ensino fundamental. Já no ensino médio, a parábola se faz presente na Geometria Analítica.

Elementos da parábola

São cinco os elementos de uma parábola:

  • Foco – todavia, é o ponto usado para definir uma parábola
  • Diretriz – é representada pela reta numérica, usada para determinar uma parábola
  • Parâmetro – todavia, representa a distância entre o foco e a diretriz.
  • Vértice – é o ponto que está mais próximo da diretriz. Todavia, a distância entre o vértice e o foco representa a metade do parâmetro.
  • Eixo de simetria – todavia, é a reta perpendicular à diretriz, que passa pelo vértice.
O que é parábola – Definição bíblica e contexto matemático
Elementos da parábola.

Equação

Quando o vértice é colocado na origem do plano cartesiano, consegue-se duas equações reduzidas:

y² = 2px

E

x² = 2py

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: História de Jesus – Quem foi, biografia, crucificação, morte e ressurreição.

Fontes: Significados, Respostas Bíblicas, Brasil Escola

Imagens: WikiHow, Sou Catequista, Brainly, YouTube

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.