Literatura

O que é Poesia? Origem, características e tipos de poemas

A trama da poesia pode variar dependendo do estilo do poeta. Portanto, quem escreve é livre para fazer suas próprias regras.

Continue lendo após a publicidade

Na literatura, a poesia é composta por versos com uma estrutura harmônica. O escritor desse gênero, conhecido como poeta, tenta comover, sensibilizar e despertar sensações no leitor. Além disso, as poesias podem rimar ou não. A maioria delas traz o sentimento pessoal do autor.

Sendo assim, possuem ritmo, versos e estrofes. Dessa forma, fica mais fácil de transmitir inspiração e beleza para quem está lendo. Ademais, trazem ênfase na metáfora, hipérbole, eufemismo, onomatopeia, metonímia e aliteração.

A trama da poesia pode variar dependendo do estilo do poeta. Portanto, quem escreve é livre para fazer suas próprias regras. Contudo, essa é uma forma de modernismo. Ou seja, os versos não precisam ser separados. A escrita pode ser em texto corrido. No entanto, ainda é necessário ter harmonia, ritmo e emoção.

Origem da Poesia

O que é Poesia?
Descobrir Egipto

A poesia é uma das artes de escrita mais antigas do mundo. Por isso, há registros de poemas em hieróglifos egípcios  25 séculos antes de Cristo. Ou seja, desde os primórdios de culturas que já tinham seu método de escrita se interessavam pela beleza das palavras.

Continue lendo após a publicidade

No passar dos tempos, a poesia foi utilizada para manifestar diferentes tipos de sensações como dor, tristeza, alegria, amor, paixão, arrependimentos e entre outros. Já na poesia moderna, utiliza-se a metáfora como uma fundamental figura de linguagem.

Tipos de Poesia

As poesias podem ser escritas em uma forma dística. Nesse caso, a poesia tem apenas dois versos. Em seguida, há a décima. Que como o nome já sugere é com 10 versos. Há também o famoso soneto. Neles existem 14 versos. E por fim, o Ode como um poema de exaltação. Através desse modo de escrita existe três tipos de poesia:

Lírica

O que é Poesia?
Mosqueteiras Literárias

É o tipo de poesia que se expressa através da palavra falada ou escrita. Ademais, o gênero lírico é apontado como sinal de masculinidade. Isso porque os antigos poetas carregavam liras, o instrumento musical.

Além disso, o autor de poemas líricos narra seu pensamento sobre a visão social a atual realidade. Outra característica é que a maioria das escritas está em versos. Sendo assim, é uma das poesias com a estética mais rigorosa. Ou seja, com versos, ritmo, estrofes e rimas.

Continue lendo após a publicidade

Exemplo de poema lírico:

As obras da natureza
São de tanta perfeição,
Que a nossa imaginação
Não pinta tanta grandeza!
Para imitar a beleza
Das nuvens com suas cores,
Se desmanchando em louvores
De um manto adamascado,
O artista, com cuidado,
Da arte, aplica os primores.

Ugolino do Sabugi

Poesia Épica

Significado Concepto

Esse tipo de poesia é objetiva. Sendo assim, eram contadas as histórias vistas como de grande importância para o autor. Os poetas antigos, por exemplo, narravam acontecimentos heroicos de guerreiros.

Trecho de um poema épico

Canta-me, ó deusa, do Peleio Aquiles

Continue lendo após a publicidade

A ira tenaz, que, lutuosa aos Gregos,

Verdes no Orco lançou mil fortes almas,

Corpos de heróis a cães e abutres pasto:

Lei foi de Jove, em rixa ao discordarem

Continue lendo após a publicidade

O de homens chefe e o Mirmidon divino.

Por: Homero, com tradução de Manoel Odorico Mendes (1799-1864)

Poesia Dramática

Revista Galileu

A poesia dramática é caracterizada principalmente sobre os sentimentos pessoais do poeta. Sendo assim, narra algo relacionado com a emoção intensa que ele sente no momento, ou no passado, ou que poderá sentir.

Exemplo de poesia dramática

não suporto tulipas azuis

Continue lendo após a publicidade

café doce

chocolate ao leite

músicas tristes

novelas

Continue lendo após a publicidade

séries longas

episódios curtos

açúcar com abacate

eu suporto a ti

Continue lendo após a publicidade

e por ti mesmo

comecei a gostar

de todas as coisas citadas

e das séries longas,

Continue lendo após a publicidade

até mesmo das séries longas.

Por: Gean Candido

Fora da Literatura

O que é Poesia?
Psicologia

Quando falamos de poesia logo associamos a escrita ou a fala. No entanto, o poema está presente em muito mais do que isso.

Sendo assim, ela ecoa nas diferentes formas artísticas como em uma música, na fotografia, nas artes plásticas ou no teatro. Ou seja, o poema está em tudo aquilo que desperta diferentes sentimentos em quem o observa.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, vale ressaltar que o poema tem um poder individual e não coletivo. Por exemplo, uma música pode tocar profundamente uma pessoa e em outra já não tem o mesmo impacto.

Por isso, depende de quem recebe a informação. Portanto, a existência dela só faz sentido quando a compreendem.

Famosos poetas da língua portuguesa

O que é Poesia? Origem, características e tipos de poemas
Bula

Poetas brasileiros tiveram bastante destaque na literatura. E não só no Brasil como no mundo todo.

Como, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Mario Quintana, Olavo Bilac e Paulo Leminski. Ademais, houve também os notórios poetas portugueses como Fernando Pessoa, Maria Teresa Horta, Luís Vaz de Camões e Florbela Espanca.

Continue lendo após a publicidade

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é escrita cuneiforme

Fontes: Recanto das LetrasToda Matéria, Significados, Mundo Educação, Escola Kids, Diferença, Significado Concepto, Mosqueteiras Literárias

Imagens: Bula, Descobrir Egipto, Revista Galileu, Significado Concepto, Mosqueteiras Literárias, Significados, Psicologia

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments