Língua Portuguesa

Sílaba tônica: classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica

A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, já as sílabas com menos ênfase são chamadas de sílaba átona.

Continue lendo após a publicidade

A língua portuguesa é cheia de regras e normas que podem confundir o estudante. Mas não se preocupe, no texto de hoje eu vou te ensinar de uma forma bem simples e fácil de entender o que é sílaba tônica.

O que é sílaba tônica?

A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase. Ou seja, é a que pronunciamos com mais força. Você já tinha parado para reparar que em cada palavra pronunciamos alguma sílaba com mais força?

Pois é, essa ênfase que damos é a sílaba tônica. Sendo que cada palavra tem apenas uma sílaba tônica.

Além das sílabas tônicas, existem também as sílabas átonas. Em resumo, a sílaba átona é a sílaba com menor intensidade na palavra. Sendo assim, temos que:

Continue lendo após a publicidade
  1. Tônica: é a que tem maior intensidade.
  2. Átona: é a que tem menor intensidade.

Portanto, o que difere as duas é a intensidade com que são pronunciadas. Dessa forma, alguns exemplos de palavras com os dois tipos de sílabas são:

  • a-ni-mal: mal é a sílaba tônica; as outras são átonas.
  • re-lâm-pa-go: lâm é a tônica; as outras são átonas.
  • pro-je-to: je é a tônica; as outras são átonas.
  • bo-ne-ca: ne é a tônica; as outras são átonas.
  • a-ba-ca-xi: xi é a tônica; as outras são átonas.
  • u-ru-bu: bu é a tônica; as outras são átonas.

Se você ainda estiver em dúvida, tente pronunciar em voz alta as palavras do exemplo acima. Repare que nas sílabas que estão em negrito, você pronuncia com uma ênfase maior do que as outras sílabas das palavras.

Detalhes importantes sobre a sílaba tônica

Apesar de ser pronunciada com maior ênfase, nem sempre ela é acentuada. Por isso, é preciso ficar atento às regras de acentuação para não colocar acentos onde não tem.

Em síntese, a única forma de saber qual a sílaba tônica de uma palavra que não tem acento é sabendo a pronúncia correta da palavra.

Continue lendo após a publicidade

Desse modo, caso você não conheça a pronúncia correta, é preciso que você busque conhecer. Isso porque, ao pronunciar corretamente, é possível notar em qual sílaba está a maior ênfase.

Além disso, é preciso ficar atento à posição da sílaba tônica. Isso porque, o sentido da palavra pode variar se ela mudar de lugar.

Um exemplo disso são as palavras médico e medico. Neste exemplo, mé-di-co é o profissional formado em medicina. Já me-di-co é a primeira pessoa do singular, do presente do indicativo, do verbo medicar.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

A classificação entre oxítona, paroxítona e proparoxítona vai depender da posição da sílaba tônica. Desse modo, elas funcionam da seguinte maneira:

Continue lendo após a publicidade

1- Oxítonas: São as palavras onde a última sílaba é tônica. Alguns exemplos são: su-flê, su-por e me-trô.

As oxítonas requerem acento agudo ou circunflexo somente nas terminadas em: A, E, O (seguidas ou não de S), EM (ENS), OI, EU, EI (seguidos ou não de S).

2- Paroxítonas: São as palavras onde a penúltima sílaba é tônica. Exemplos disso são: ca-rá-ter, pa-pa-gai-o e ca-va-lei-ro.

A regra de acentuação é: as paroxítonas terminadas em: R, L, N, X, PS, ÃO (ÃOS), UM (UNS), OM (ONS), U, I (IS) e ditongos orais.

Continue lendo após a publicidade

3- Proparoxítonas: Por fim, essas são as palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Alguns exemplos são: es-tá-di-o, sub-sí-di-o e sí-la-ba. Em relação à acentuação, todas as proparoxítonas recebem algum tipo de acento. 

O que é silabada?

A silabada é um erro que ocorre quando as palavras são acentuadas tônicas e graficamente de maneira incorreta. Sendo que este tipo de erro acontece com certa frequência. Alguns exemplos disso são: 

  • ínterim (certo) – interim (errado);
  • rubrica (certo) – rúbrica (errado);
  • decano (certo) – décano (errado).

Contudo, existem também as palavras que têm dupla pronúncia, tais como:

  • Oceânia e oceania;
  • xérox e xerox;
  • Hieróglifo e hieroglifo.

Enfim, gostou de aprender o que é sílaba tônica e está preparado para nunca mais errar este assunto? Então aproveite para tirar outras dúvidas de português, tais como: o que são vogais, tipos de linguagem, estrofe e coerência.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, você pode gostar de ler sobre: o que é predicado, locuções verbais, variações linguísticas, eu lírico e, por fim, confira algumas Dicas de português – 47 orientações para nunca mais errar na vida

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments